o general inverno

Rapaz, a coisa anda feia por aqui. O frio siberiano que bateu na última semana e não dá sinais de querer ir embora já matou uma cabeçada na Europa toda e paralisou países inteiros. A Itália, sempre despreparada pra catástrofes naturais, é um deles. Vários vilarejos de regiões onde normalmente não neva muito, como o Lácio (a região onde fica Roma), estão isolados do mundo. Muitos sem gás, água (porque a tubulação e os reservatórios, cheios de água congelada, simplesmente estouram) e eletricidade (suponho que devido à queda de árvores derrubando postes e fiação). Os tratores removedores de neve não dão conta porque caiu MUITA neve em muito pouco tempo, de modo que as ruas e estradas estão bloqueadas e o socorro – remédio, água, comida, cobertores – tem que chegar de helicóptero.

Linhas de trens foram interrompidas porque árvores caíram na rede elétrica; teve gente que passou dez horas mofando dentro do trem. Outros ficaram presos no trânsito, por exemplo, no anel rodoviário de Roma, porque nevou pra cacete na capital, coisa que acontece uma vez na vida outra na morte, a zotoridade ficaram todas correndo pra lá e pra cá feito barata tonta e ninguém sabia o que fazer. Moradores de rua morrendo de frio já tem dúzias. Encontraram motoristas de caminhão mortos congelados dentro das cabines onde normalmente dormem; aparentemente o combustível congelou nos canos, o aquecimento parou de funcionar e os caras congelaram enquanto dormiam. Muitos acidentes nas estradas por causa do gelo no asfalto. Em regiões mais frias, onde a água nos canos dos aquecedores congelou, neguinho saiu descongelando tudo com o secador de cabelo pra poder ligar o boiler de novo.

A gente aqui está bem protegido porque estamos em um vale, cercados por montanhas altas em ambos os lados, mas bem afastadas. Nevou aqui também no fim de semana, acordamos com tudo branquinho lá fora, mas algumas horas depois já tinha derretido tudo. Mas se a prefeitura não mandar passar os caminhões que jogam sal no asfalto, fica impossível dirigir; o asfalto vira uma placa de gelo gigante.

Aliás, essa coisa do sal foi um grande problema esse ano. Primeiro porque realmente essa enormidade de frio não foi prevista com a antecipação ideal, lógico, então as regiões onde normalmente não faz esse frio todo só tinham a quantidade de sal que é usada todos os anos, nos invernos “normais”. E com esse frio a quantidade de sal necessária é muito maior. Segundo porque houve uma grande greve de motoristas de caminhão logo antes dessa friaca chegar. Não só os supermercados ficaram vazios, sem mercadoria porque os caminhões não circulavam e portanto não entregavam, mas as prefeituras ficaram sem sal porque os caminhões que o transportavam também ficaram parados por dias a fio. Ou seja, uma combinação de fatores que resultou numa merda geral.

Hoje as escolas aqui de Bastia e Santa Maria estão fechadas por decretos municipais, embora não esteja nevando. Olhando pela janela a gente vê uns floquinhos bestas voando no vento forte, mas é a neve do Monte Subasio que o vento sopra aqui pra baixo, e não neve nevada. Ontem à tarde estava -5 em Città della Pieve às 5 horas; -3 graus em Perugia no mesmo horário. Fomos jantar na Arianna e na volta o termômetro do carro marcava -2, às 9 da noite. Dificilmente temos essas temperaturas aqui, a não ser de madrugada; enfrentar essa friaca de dia não é mole. Estou aqui enfurnada com a Carol em casa, vendo Rei Leão, todas encasacadas porque o aquecimento não dá conta (aqui não é que nem os EUA, onde as temperaturas dentro de casa permitiriam o crescimento de palmeiras; por aqui o gás custa muito caro e os termostatos vão até um certo ponto só, não dá pra botar modalidade tropical. Dentro de casa estamos sempre de moletom). Vai ser um longo dia.

6 ideias sobre “o general inverno

  1. Aqui na região de Paris não tá fácil não…E o lugar onde estudo é um campus, tipo o da UFRJ ou da USP e consegue ser mais frio ainda. Fico todo dia vendo no site da meteo quando é que essa friaca vai ter fim e o pior é que não há previsão…. Em Veneza faz muito frio? Tô com viagem marcada pra lá no dia 24 e tô com medo de não aproveitar direito….

    Ah, tb fico de moletom. Pra mim, não fica país tropical nao (bem q eu queria). Além do aquecedor que tem aqui normal, acabei comprando um daqueles aparelhinhos de ar quente e levo ele comigo até pro banheiro, heheheh…

    Fico pensando nas crianças…A Carol tem muito frio?

    beijos

    • A Carol é calorenta, não dorme coberta nem a porrada e pra botar um moletom na garota dentro de casa tenho que implorar muito. Melhor assim!

      Veneza é frio PARA CACETEEEEEE! E é frio úmido (lógico), daquele que penetra nos ossos.

      beijos!

  2. Aconteceu comigo! Depois de uns minutos de panico total (mannaggiallamiseria quebrou e agora fico uma semana me lavando com os lencinhos do Leonardo) achei que pudesse estar tudo congelado e joguei no google. E tinha muita gente com o mesmo problema.

    Em 8 anos aqui eu nunca vi um frio desses! Aqui chegou a -13!! Porem, tenho que tirar o chapéu para o governo Pisapia. Em Milao cada vez que nevava era um Deus nos acuda e desse vez a coisa foi muito mais civilizada.

    Ah, e o aquecimento aqui no norte é tao ou mais forte que nos Eua… na minha casa é centralizado e eu acabo desligango alguns porque senao morremos assados.

    Mas sorte tua que pode ficar em casa vendo Rei Leao. Aqui as escolas nao fecharam nenhum minuto. De manha cedo eu cubro o Leo como se fosse uma mumia, boto capa de chuva no carrinho me encho de coragem e saio pra deixa-lo na creche. Chego tao congelada no escritorio que nao posso entrar de uma vez sò, porque sindo os capilares das bochechas quase explodirem pela diferença de temperatura (pode dizer que é mania de italiano, mas chega a doer!)
    Boa sorte com o frio!
    Ah, e a Carol é muito foooooofa!

    • Ouvi falar muito bem do Pisapia. Depois daquela merda da Moratti também não deve ser muito difícil parecer um bom governante…

      Aqui o aquecimento também é centralizado, mas eu só sinto calor à noite, quando estou enfiada embaixo de um edredom duplo da Ikea. De dia só fico de moletom dentro de casa que não sou besta.

      A dor nas bochechas quando você entra no escritório não é maluquice italiana não, é uma vasodilatação dos capilares rápida demais (se contraem com o frio), dá um tilt nas terminações nervosas. Normal :)

      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *