30.01.03

Outra coisa que eu queria

Outra coisa que eu queria era uma vassoura de piaçava. Aqui soh tem ou aquelas de bruxa, que nao varrem nada e soh servem pra meio-que-limpar ambientes inlimpaveis tipo garagem, porao dos salames, etc, ou entao as sintéticas, nas quais a sujeira gruda e nao sai mais.

Perfex, vassoura... Serah que esses papos tao rolando porque estou me mudando?

Pois é, crianças. Provavelmente vou sumir nesse fim de semana porque estamos nos mudando pra um apartamento aqui perto, e mesmo nao tendo muita coisa pra levar (eu soh tenho 3 malas e meia duzia de livros, o apartamento é mobiliado, o Mirco nao sei o que vai levar mas certamente nao vai levar o armario todo...), a coisa vai ser trabalhosa. Fora que nao sei se vamos conseguir ajeitar a conexao internética jah nesse fim de semana. Aqui na Italia as coisas sao meio lentas, burocraticas e complicadas (rings a bell?).

Amanha de manha vou tirar fotografias dos contadores de luz e gas do apartamento, dos moveis, etc - soh por garantia, nunca se sabe, né. Depois vamos às companhias de luz e gas transferir as contas pro nosso nome (nosso nao, do Mirco, porque eu sou extra-comunitaria e nao tenho direito a porra nenhuma). Depois vou trabalhar, depois vou dar aula de ingles dentro do carro do meu novo e unico aluno, porque nao tem lugar pra dar aula. Depois vou almoçar. Depois volto praquela merda de escritorio rezando praquele merda do meu chefe ter se perdido quando voltava de Parma hoje e ter ido parar na Suécia. Depois provavelmente vamos começar a levar coisas pro apartamento, se nao estiver caindo toda a neve que estao anunciando pra amanha (hoje deu uma nevada meio Taba, mas nevou até em Roma. E quando neva em Roma, darlings, é porque a situaçao climatica tah russa - mais precisamente siberiana).

Entao tah entao.

p.s. em clima de adesivo de carro velho: lenny kravitz is my pilot.

Postado por leticia em 21:36

TTT - again Pois é,

TTT - again
Pois é, ainda Tolkien. Sempre sob a supervisao do japa*, claro, porque eu, todo mundo sabe, sou uma anta cibernética, baixei TTT em lingua original. Tudo bem, tive que baixar outras 200 coisas junto, um fix, um codec, um outro dvd player, mas o bichinho veio. E eu re-vi o bichinho. E depois vi de novo. E apesar de todas aquelas ridicularidades jah anteriormente comentadas, eu continuo gostando do filme. Porque em lingua original sao outros 500, darlings. "Pipino" realmente é um pouco demais pra mim. E "Forth, Eorlingas!" é muito mais legal que "Avanti, Eorlingas!".

(na verdade eu gosto mesmo é das armaduras)


*o japa ATEH HOJE NAO COMEU O SALAME DE JAVALI QUE EU MANDEI PRA ELE EM NOVEMBRO. Japa safado.

Postado por leticia em 21:29

E aih voce fala outras

E aih voce fala outras linguas que nao a sua e começa a achar que em todas elas falta alguma coisa. Eu agora ando apaixonada pelas particulas italianas ("particelle"), e nao sei como conseguimos viver sem elas em Portugues. E olha que a gente sempre odiou essas particelle, xingavamos as coitadas durante as aulas de italiano, ali no Consulado, aos sabados de manha.

O lance é que em Portugues tudo é muito implicito, deduzivel. Tipo:
- Estamos sem caneta aqui no escritorio.
- Vou lah no almoxarifado pegar uma caixa.

Uma caixa de que, cara-palida? CLARO que sabemos que nos referimos a uma caixa, uma embalagem de canetas, mas como os portugueses conseguiram sobreviver todos esses anos com esse tipo de dialogo incerto, eu nao sei - todos nos conhecemos a imeeensa capacidade imaginativa, extrapolativa e intuitiva dos portugueses, né?

A primeira particella entra aih: é o "ne". Uma das funçoes do "ne" é indicar o todo do qual voce pega uma parte, uma medida, etc. Nesse caso substituiria o "de canetas", quando falamos da caixa. Entao ficaria assim:
- Ma dove cazzo sono tutte le penne di quest'ufficio?
- Dai, ne prendo una scatola in magazzino.

Entenderam? NE prendo una scatola - vou lah pegar uma caixa (de canetas) no almoxarifado.

A bichinha tem outras funçoes também, mas essa é a minha preferida.
E depois tem o "ce", que pode ser o pronome "nos" ou "pra gente" (traz umas balinhas pra gente - portaci qualche caramella), mas também pode substituir um lugar do qual jah se falou antes na conversa. Nos diriamos:
- Ai, adoro Roma!
Ao que o pobre coitado (porque quem nao conhece Roma EH um pobre coitado) responderia:
- Ah, nunca fui...

Nunca fui ONDE? Mais uma vez entra o poder intuitivo do ouvinte. Em italiano seria:
- Mooooo, quanto mi piace Roma!
- Non ci sono mai stato...

O "ci" (o ce muda pra ci em situaçoes especificas) nesse caso substitui Roma.

O legal é quando elas tao juntas:
- Estamos sem caneta.
- Vou lah buscar.
- Traz duas! (duas o que? pra quem?)

- Ma dove cavolo sono le penne?
- Vado a prenderle in magazzino.
- Portacene due!

Post chato, né?

Postado por leticia em 08:02

29.01.03

O vocabulario em Portugues do

O vocabulario em Portugues do Mirco é vasto e muito erudito, como voces podem comprovar:

vem cah, jah vou, chato, que saco, mala, pipoca, guaranah, Havaianas, maracujah, churrasco, Porcao, cabelinho (cabelao, cabeludo, descabelado), bigode (bigodudo, bigodao), topete (topetinho, topetao), bunda, peitao, barrigudo, eca! que nojo!, nojento, frio, fome, xixi, cachorro (cachorrinho, cachorrao), gato preto, gato branco, "saudaje", sapatao, boiola, bananada, feijoada, caipirinha, cachaça, menino (que ele pronuncia menheno), garoto, bonitinho (ele pronuncia bolitino porque acha mais legal), pequenininho, narizinho, "narizao", dentao (!), sapato, Marisa Monte (que ele chama de Rosamonte), que lindo, é bom, bonzao, cueca, gatinho, cheiroso, fedorento.

Postado por leticia em 08:25

Alguém poderia me fazer a

Alguém poderia me fazer a caridade de me mandar um pacote de Perfex? Aqui nao tem nada parecido, os paninhos de pia sao todos absolutamente nojentos e impossiveis de espremer decentemente, de modo que enxugar qualquer superficie se torna um suplicio. Acho que é por isso que eles usam tanto papel absorvente.

Brigada.

Postado por leticia em 08:16

28.01.03

Qualquer um é capaz de

Qualquer um é capaz de conseguir uma pele horrivel. Vamos à minha receita caseira:

- Para lavar o rosto: Emulsione Detergente Delicata, Oil of Olay (que aqui na Italia vira Oil of Olaz)
- Para exfoliar, uma vez por semana: Exfoliant Crème éclat-douceur, Christian Dior
- Uma vez por semana, mascara Empreinte Masque Désincrustant Profond, Lancome
- Uma vez por semana, Maschera Anti-stress Nivea Visage
- Creme diurno: Complete, Oil of Olay, com proteçao contra os raios solares
- Duas vezes por dia: Capture Contour de L'Oeil, Christian Dior (contra olheira)
- Creme noturno: Crema Nutriente Riequilibrante, Nivea Visage
- Tonico: Lotion Fraicheur, Christian Dior
- Analise diaria de somente 8 pedidos de regularizaçao de situaçao de extra-comunitario, quando as requisiçoes foram da ordem de 14000 soh na Umbria
- Seu labrador e voce em continentes diferentes. Se ele estiver mudando de personalidade e ficando ciumento e levemente agressivo, entao, é batata: até a Catherine Deneuve nao se safaria dessa e ganharia umas bolinhas no queixo.

Postado por leticia em 19:36

Eu acho que todo bicho

Eu acho que todo bicho tem direito a ter um nome maneiro. Eu exagerei e chamei o meu de Legolas (jah falei que ele é um espetaculo?), e até um ano atras, quando saiu o primeiro filme do senhor dos anéis, todo mundo me perguntava se Legolas era um nome grego. Mas entao. A Carol, que nao tem blog e provavelmente nem sabe que esse existe, é amiga do Freddy, um amigo que ensinou Ingles comigo no Flash. A Carol é a pessoa que tah tomando conta do meu cachorro até abril, quando minha mae vem me visitar e me traz o meu negao.

Mas eu dei essa volta toda pra dizer que a nova cachorrinha da Carol se chama Gloria Maria. Aquela do Fantastico.

Eu amei :)

Postado por leticia em 15:16

27.01.03

Meu pai veio me visitar

Meu pai veio me visitar no fim de semana (ele tava em Portugal), foi embora hoje de manha, eu estou depre e desisti de postar algo de interessante. Quando o bode passar eu volto.

Postado por leticia em 16:23

24.01.03

Estou com frieira nos pés.

Estou com frieira nos pés. Eu sei que é cafona, que é coisa de pobre, que é a decadence sem nem um pinguinho de elegance. Justo eu, que nunca tive espinha, furunculo (ou "furunfo", como aquele célebre paciente do meu espetacular, sensacional, tudo de bom amigo AJUG), essas coisas de pobre. Mas agora ganhei uma frieira. Isso que dah tirar os pés das meias soh pra tomar banho de manha e de noite. E o pior: nao é a primeira vez. A primeira vez foi em Chiavari, e a Syrléa me salvou com uma pomadinha de pobre. Mas eu aqui nao tenho pomadinha nenhuma. Vou ter que esperar a frieira passar. Mas o (circunflexo) bichinho pra incomodar, credo...

Postado por leticia em 09:23

22.01.03

Tirei umas fotos de Assis

Tirei umas fotos de Assis no por-do-sol também. Sairam umas drogas, porque eu como fotografa sou uma otima vendedora de javali, mas quando tiver com saco boto aqui.

Postado por leticia em 14:50

Ainda batendo papo com o

Ainda batendo papo com o Dudu, acabei contando a historia dos perus. Domingo fui dar uma volta antes de escurecer, aproveitando que nao tava muito frio. Parei aqui atras de casa ainda na estrada de terra, pra ajeitar o walkman (walkman é modo de dizer, tenho um modernissim... nao tao moderno mp3 player que o Joaquin Baldo Cortez me trouxe da sua ultima incursao a NYC), e quando olho pra tras estao esses dois perus gigantescos, mas GIGANTESCOS, super mal-encarados, com as penas todas em pé, me olhando muito seriamente. Tirei essa foto, que nao saiu tao boa, e saih correndo.

Como eu nao canso de repetir: roça é isso aih, meus amores.

Postado por leticia em 14:49

Batendo papo com o Dudu,

Batendo papo com o Dudu, lembro que aqui em casa, ao contrario da TEJUCA, venta sempre. Tem uns prédios em frente, mas nao tao colados que impeçam a circulaçao do ar. Quando o vento sopra na direçao de Assis, escutamos a voz do alto-falante da estaçao:

- Si informa alla clientela che il treno regionale numero 12049 proveniente da Firenze diretto a Foligno viaggia con ritardo di circa 50 minuti.

Postado por leticia em 14:13

19.01.03

Eu moro com um italiano

Eu moro com um italiano de 29 anos de sobrenome Balducci, que entra no quarto de manha sapateando bem quando estou passando de The Shadow of the Past pra Three is Company, me olha sério e diz: eu sou Joaquin Baldo Cortéz.

Entao tah.

Postado por leticia em 12:14

TTT Muito bem, crianças... Vimos

TTT

Muito bem, crianças... Vimos as duas torres ontem, na sessao das 15:00 porque todas as outras estavam lotadas. E vamos à minha humble opinion.
Nao gostei. Quer dizer, gostei. Na verdade é um filme MUITO maneiro. Soh que nao é The Two Towers. Eh tao ridiculamente diferente do livro, tao além das adaptaçoes normalmente necessarias e compreensiveis pro cinema, que virou uma outra coisa. Eh um otimo filme de fantasia, soh que nao é The Two Towers. Mas destrinchemos a coisa:
Ridicularidades:
- A luta do Gandalf contra o Balrog (sendo que em italiano Balrog tem outro nome, que eu, ainda bem, nao fui capaz de identificar). Por que (circunflexo)? Um dos grandes mistérios do livro é como ele conseguiu se safar do Balrog. Estragaram tudo.
- Que beijaçao toda é aquela Arwen e Aragorn? Por favor, né... O mais legal do beijo do Faramir com a Eowyn no RoTK é que é o unico beijo do livro...
- O que foi aquela alteraçao da personalidade do Faramir?
- O QUE DIABOS AQUELE VIADO DO HALDIR FOI FAZER EM HELM'S DEEP? Toda a aloofness dos elfos em relaçao a Middle-Earth foi pro espaço.
- O Gollum ficou com cara de E.T. ou foi impressao minha? Sou mais o Dobby do Harry Potter.
- O QUE DIABOS FOI AQUELE EXORCISMO DO SARUMAN? Per carità...
- Junto-me às vozes universais que se queixam da cena de skateboard do Legolas em Helm's Deep.
- Gostei e nao gostei dos Ents. Sei lah.
- Estou desgostando cada vez mais da atuaçao do Elijah Woods. Toda aquela reviraçao de olhos em clima de transe estah dando nos nervos.
- O Aragorn podia ter lavado a cabeça quando chegou a Edoras... Com aquela barba e o cabelo engordurado daquele jeito tava mais com cara de boliviano do que de herdeiro de Numenor. Fora que o Viggo M. deve sofrer de algum tipo de paralisia dos musculos faciais, porque é absolutamente desprovido de expressao. Assim estilo Cigano Igor.
- Quem nao leu os livros nao tem absolutamente a menor sensaçao do tempo que passa. Tive que ficar explicando pro Mirco que os deslocamentos dos personagens duram meses, e nao horas.
- Dialogos absolutamente ridiculos, ABSOLUTAMENTE RIDICULOS.
- Os olhos do Legolas mudam de cor ou foi impressao minha?

O pior de todas essas coisas ridiculas é que eram absolutamente desnecessarias. Tipo, qual é a necessidade de botar aquele viadinho do Haldir em Helm's Deep? Tudo bem, cada armadura élfica sen-sa-cio-nal, mas, repito, per carità...

O que eu gostei:
- As armaduras dos elfos. Meudeeeeus....
- Os guerreiros de Harad, com os olhos cheios de kajal, chegando a Mordor. Totalmente talibans.
- Todo o figurino e a maquiagem do filme, que quase me levaram às lagrimas. (eu tenho um fraco por figurino...)
- A magnifica paisagem kiwi.
- Isengard, Helm's Deep, Edoras. Viva Alan Lee.
- As cenas de batalha. Adoro cenas de batalha pré-polvora.

Curiosidades dobre a dublagem italiana:
- Pippin vira Pipino. Merry vira Méri. Socorro.
- Mister Frodo vira Padron Frodo.
- A voz do Gollum é dar doh (do dublador, nao do Gollum).
- Treebeard vira Barbalbero.
- The Black Gate vira Il Nero Portone.

Realmente preciso ir a Roma pra rever o filme em Ingles.
Como tradutora, soh tenho uma coisa a dizer: viva a versao original! E que se foda quem nao fala Ingles.

Querem uma critica decente?

E agora dah licença que tah um dia lindo, tem neve no Subasio e o ambiente outdoors me espera, embora esteja um frio do cacete. Buona domenica.

Postado por leticia em 09:32

17.01.03

E, antes que alguém mais

E, antes que alguém mais me pergunte... EU AINDA NAO VI AS DUAS TORRES. Soh estrou aqui ontem, mas as sessoes tavam cheias e nao rolou. Agora soh amanha, porque hoje à noite tem jantar gay em restaurante chines.

Beijos.

Postado por leticia em 14:13

E essa é a singela

E essa é a singela neblina que estah enchendo o nosso saco hah dias, pela manha:

Todo santo dia.

Postado por leticia em 08:10

16.01.03

Esse site é um desbunde

Esse site é um desbunde (e nao é soh porque eles fazem um Rosso di Montefalco MUITO bom).

Postado por leticia em 18:58

Da série Expressoes que eu

Da série Expressoes que eu Gostaria que Existissem em Outras Linguas:

- cor de burro quando foge
- eca!
- tudo que começa com ai (ai que linda essa bota, ai que cabelo horroroso, ai que saco, ai que vontade que da, ai que saudade do meu cachorro)
- saudade eu nem digo, porque eles aqui conhecem a palavra, e todo mundo que descobre que sou brasileira me pergunta logo se eu tenho saudade de casa. Logico que eles dizem "saudaje", mas enfim. Acho bonitinho eles conhecerem a palavra :)

Postado por leticia em 14:45

Da série Coisas Odiosas


Da série Coisas Odiosas Sobre a Italia, Além do Fato dos Italianos Fumarem Demais

O Sistema Bancario de Cro-Magnon

Eu jah devo ter comentado isso aqui, porque a coisa é tao ridicula que às vezes me dah vontade de chorar. Mas essa semana foi demais.

Tudo bem que o brasileiro usa cheque exageradamente, na minha humilde opiniao, mas aqui a coisa é de matar, porque praticamente soh as empresas usam cheque, pra pagar fornecedores etc. E a coisa funciona assim: no talao tem o numero da conta (que nao é impresso, mas FURADO no talao, a mao, numa maquininha do tempo de Dom Joao Charuto), mas nao o nome do titular. O dono da conta tem que assinar o cheque, logico, mas quem recebe também. E pra depositar o cheque o dono da conta a creditar tem que autorizar o banco a faze-lo.

A idéia deles de cheque em branco é escrever non-transferibile numa parte do cheque especialmente reservada pra isso. Mas outra pessoa pode descontar um cheque nominal, mesmo que nao seja pra ela, e ninguém pede documento. Outro dia fui trocar um cheque que era o salario de um dos marroquinos que trabalham pro Mirco. Nao acho qeu eu tenha cara de Nakkira, mas mesmo o cheque sendo nominal a ele me trocaram sem perguntar nada.

O cheque realmente em branco tem escrito M.M. na parte "pagar a". M.M. significa "me medesimo", ou mim mesmo. Em teoria qualquer pessoa com um cheque desses nas maos poderia descontar, né, jah que o destinatario nao é especificado. Mas naaaaao...

Ontem a mula do meu chefe me pagou com o cheque de um banco onde eu soh fui uma vez. Lah fui eu, toda fagueira, trocar o bichinho, e lah vem o Mirco cortando o meu barato:
- Onde voce vai?
- A (crase) Banca dell'Umbria, sacar o cheque, ué.
- Mas ninguém lah te conhece, nao vao trocar.

Na Italia é mais facil descontar um cheque nominal a uma outra pessoa do que um em branco.

Postado por leticia em 14:38

15.01.03

Da série Expressoes que eu

Da série Expressoes que eu Gostaria que Existissem em Outras Linguas:

- Nem vem que nao tem!
- Esse é irmao desse, oh (apontando pra um olho e depois pro outro)
- Assim nao da, meu filho.
- é mole...?

Postado por leticia em 14:18

14.01.03

Deu agora no telejornal das

Deu agora no telejornal das 8:

-27 graus no Veneto.

Tudo bem, eu nao estou no Veneto, mas que tah frio PRACA* aqui, aaaah tah.

E eu ainda tenho que acordar às 6 da manha pra lavar o cabelo, porque senao nao seca.

Entao tah.

Postado por leticia em 08:26

13.01.03

Andei lendo (atrasada, eu sei,

Andei lendo (atrasada, eu sei, mas enfim) o post sobre gordos do Amarula com Sucrilhos, que começou com a troca de e-mails do Leo Jaime com a Signorina Epinion. Fiquei assustada com a violença da coisa. Acho que neguinho tah radicalizando demais, e radicalizar, todo mundo sabe, nao é legal. Tudo tem um limite, né, quéridos.

O problema dessa historia dos gordos é o exagero, tanto pra mais quanto pra menos. Magro demais é feio, sim, claro que é. Mas gordo demais também é feio, e quem disser que nao o nariz vai crescer. Assim como alto demais é feio, como baixo demais é MUITO feio, como espinhas demais na cara é feissimo, como dentes tortos ou amarelos ou pretos ou cinzas ou faltando sao horrendos. Assim como é feio ser ignorante, também é feio ser mal-informado, é feio ser intransigente, é feio ser intolerante, é feio ser incoveniente. Nao sei se voces notaram, mas todos esses defeitos sao coisas mutaveis. E nao mudar uma coisa mutavel é feio também. Acho que o maior problema com o gordo é que é tao obvio que é possivel emagrecer que o primeiro pensamento dos outros é "mas como é que uma pessoa se deixa ficar assim?". Aquela frase "soh é gordo quem quer" é a maior verdade que tem. Porque fora aquela minoria que tem disturbios metabolicos graves e engorda soh de respirar, o resto é gordo ou porque come demais, ou porque se mexe de menos, ou mais possivelmente ambos. Porque ninguém força a sua maozinha a abrir a geladeira e levar um docinho à boca, darling. O gordo come porque nao consegue se controlar, e nao saber se controlar é muito feio. Eu sei, porque também tenho minhas fases de descontrole total, quando entao começo a perder de 8 a 0 pra geladeira todos os dias. E nao é legal. Nos que estamos no topo da cadeia alimentar (talvez seja exatamente esse o problema) nao podemos perder pra geladeira, é ridiculo. Se perdemos é porque tem alguma coisa errada nessa historia toda. Eh porque jah admitimos que somos mais fracos do que ela, é porque estamos de saco cheio de nos mesmos, é porque o prazer momentaneo, instantaneo, esvoaçante de comer se torna mais importante do que cuidar de nos mesmos.

E aih entramos no capitulo "cuidar de nos mesmos". E aih começam também as ridiculas generalizaçoes. Todo mundo sabe que fauna de academia é uma coisa ridicula. Todo mundo que jah entrou numa academia de ginastica jah topou com mulheres que vao com modelito novo da Nike todos os dias, que vao malhar (ao menos em teoria) de argola, maquiagem e cabelo solto, ou com caras que depois de uma série de biceps de 12 repetiçoes vao se olhar no espelho pra ver se o musculo jah cresceu. Mas a Ale esquece que gente futil e idiota tem em TUDO que é lugar do mundo. Vah lah, em maiores proporçoes dentro da academia, mas nao significa que malhar seja uma coisa ruim. Como sempre, é o EXCESSO que é ruim. Tudo em excesso é ruim, até agua - tem muito maluco que morre assim, bebendo agua demais; tem até um nome cientifico, mas eu esqueci. Morar dentro da academia é ruim. Como morar dentro do trabaho, do cinema, das boates, é ruim. Jah tive duas fases de passar mais de duas horas por dia dentro de academia. Uma no quarto ou quinto ano da faculdade, quando a academia era pertinho da casa da minha avoh, onde eu tava meio que morando, e eu ficava estudando obstetricia na bicicleta ergométrica. Outra no ano passado, em Perugia, onde descobri uma academia modernérrima, cheia de aulas legais de step, que eu adoro, com maquinas hi-tech de musculaçao, com certas figuras perambulando pra lah e pra cah que eu ficava sentada horas soh rindo internamente delas. Nao tem nada errado nisso. Claro que nao consegui fazer muita amizade, porque como toda academia, tinha gente demais com cabelo solto e argolona fingindo que malhava, mas eu saia de lah me sentindo otima. Nem perdi tanto peso, mas me sentia o-ti-ma. As vezes ia correr de manha na estrada atras de casa - a estrada onde eu conheci o Mirco e a causa de toda a minha vida aqui na Italia - e corria, corria, corria, sem parar, sem cansar. Estava otima. Agora, que estou sem grana e sem tempo de malhar, e é frio pra cacete fora e nao dah pra correr, nao dah nem pra ir pra Assis a pé como eu faço quando o tempo é bonito, engordei de novo. Estou uns 4 quilos acima do meu peso normal (que nao é nem nunca vai ser peso-pena; sou ossuda demais, flacida demais, celulitica demais, e gosto demais de comer pra ser magrinha, mas todo mundo tem um peso normal, e o meu eu deixei pra tras hah alguns meses) e jah nao tenho nem a agilidade nem a vontade de me mexer que tinha antes, quando tinha mais ou menos um ritmo de exercicios fisicos. Sinto preguiça, me sinto pesada, lenta. Minhas roupas me apertam a barriga e chego em casa com colicas de noite. Mas eu sei que estou assim porque quero, porque jah que nao estou me mexendo deveria comer menos, porque um mes de deslizes gastronomicos me deixaram assim, e agora vou custar a recuperar. Mas vou recuperar, porque, ao contrario da maioria dos hipocritas, eu sei que gordo é feio e deselegante, e eu nao quero ser gorda demais. Porque mais ou menos gorda vou ser sempre, algum grau de barriga vou ter sempre. Mas isso nao quer dizer que vou deixar pra lah e sair comendo feito uma louca e virar obesa morbida e sair militando por aih que o mundo tem que me aceitar como eu sou. O mundo te aceita como voce é, desde que voce esteja disposto a tentar melhorar, sempre. Todo mundo sabe que perfeiçao nao existe, mas nao custa tentar se aproximar dela o mais que conseguirmos, né nao? Quem se contenta com pouco nao sai do lugar nao evolui. Gente que caga e anda é o pior tipo que tem.

Acho engraçado que a maioria das pessoas é incapaz de um pensamento do tipo nem oito nem oitenta e oito. O pensamento hoje é quase do tipo "jah que nao conseguimos ser magras como as modelos, sejamos obesos!". Ora bolas, nem tanto ao mar, nem tanto à terra, darlings. Nao tem absolutamente nada de errado com querer ser mais bonito. Alias, o errado é exatamente se acomodar e achar que tah tudo otimo, que todo o mundo vai ter que achar gordo bonito, que as companhias aéreas vao ter que alargar as poltronas pros gordos caberem. O errado também é morrer de fome pra ficar magérrima quando o seu DNA diz que voce nao é assim. O certo é tentar ser uma pessoa legal, interessante, honesta, bem-informada; também é MUITO certo tentar melhorar a aparencia. Porque, querendo ou nao, é a primeira coisa que vemos de uma pessoa. Querendo ou nao, somos bichinhos feitos pra procriar. Desde insetos até pavoes, passando por todas as sociedades humanas consideradas "primitivas", TODO mundo se enfeita. Pra TODO MUNDO é importante a aparencia. E qual é o problema? Ninguém leu aquela pesquisa interessantérrima que fizeram com mulheres em dias de ovulaçao e dias normais? Nos dias normais achavam homens como Leonardo DiCaprio interessantes, mas quando estavam ovulando se sentiam mais atraidas por homens mais masculos. Alguém duvidava do resultado dessa resposta? Alguém duvida que se fossemos ainda neandertais, o DiCaprio nao conseguiria nem colher uma frutinha numa arvore mais alta, quanto mais se sair bem numa luta por comida, por territorio, por uma femea? Tudo bem, somos mais evoluidinhos hoje, pensamos melhor, falamos, ganhamos um polegar opositor. Mas nao significa que os instintos às vezes ainda nao falem mais alto. Pra mim gente obesa é sinonimo de perdedor, sim - porque uma pessoa que perde pra geladeira, uma pessoa que nao toma cuidado de si mesma, provavelmente terah problemas em outras areas da vida também. Eu sei, porque quando estou mal como mais, porque quando perco pra geladeira é porque estou mal pacas, e quando estou mal pacas nao consigo fazer nada direito e ninguém me suporta, acomeçar por mim mesma. Porque quando começo a cagar e andar pro que os outros pensam é porque estou cagando e andando pra como eu me sinto também. Esquecemos que, ao contrario de alguns bichos que transam e morrem, nos somos mais avançadinhos, vivemos em sociedade. E viver em sociedade significa às vezes pensar no coletivo, preocupar-se com o coletivo, observar o coletivo, significa ter rivais, competir, significa tentar melhorar senao o outro te rouba a mulher, a piada, o emprego. Eh importante o que os outros pensam sim, obviamente até um certo limite (olha aih o limite de novo. O limite é o inimigo do excesso, e excesso, como jah vimos, nao é legal).

Acho que o moral da historia é: também tenho dificuldade em comprar roupa porque os tamanhos no Brasil foram todos diminuidos e hoje em dia o maximo de grandeza que se acha numa loja normal é 46, e em geral é um 46 com cara de 44. Mas também sei que nao custa nada eu fazer um esforcinho, comer como uma pessoa normal em vez de como um estivador, e poder vestir 44 em vez de 46. Eh melhor pra mim, e é melhor pra todo mundo. Porque nao custa nada tentar fazer parte dos que embelezam o mundo, em vez dos que enfeiam.

Postado por leticia em 11:50

10.01.03

Lendo o artigo da Cora

Lendo o artigo da Cora no Globo sobre livrarias (vao lah no blog dela que tem o link, estou com preguiça), lembrei de dois episodios bookstore-related, sempre na Shakespeare, ali no Jardim Botanico.

Foi onde eu comprei meus primeiros exemplares de The Lord of the Rings. Eu tinha começado a ler The Hobbit na casa da Brenda, porque dormi na casa dela na noite da final da Copa (aquela do Baggio e o gol perdido), e como sempre sou a primeira a acordar e nao tinha nada pra fazer, estiquei a mao, peguei o livro e comecei a ler. Vicio instantaneo, desnecessario dizer. No dia seguinte lah fui eu com uns trocados escondidos dentro do tenis, de bicicleta até a Shakespeare. Comprei uma ediçao caixinha, com os quatro livros, que hoje nao cabem mais juntos na caixa porque jah foram lidos tantas vezes que as lombadas incharam. Lembro de tirar o tenis, aquele Reebok preto basico que todo adolescente teve (ou tem, sei lah...), e pagar pelos livros com dinheiro umido de suor de pé (eca). Se eu soubesse onde essa historia ia me levar... Se eu nao tivesse conhecido um romano na internet, nao por acaso num MUSH de Tolkien, que me convenceu a estudar italiano em vez de frances, talvez hoje eu estivesse em Paris. Estranha, a vida.

A outra vez foi quando eu voltei à Shakespeare com a Newlands, pra procurar sei lah o que - acho que era Guy Gavriel Kay (leiam The Fionavar Tapestry, crianças, é otimo. Tigana também é legal. Jah A Song for Arbonne é um pé no saco). Fomos informadas que no porao tinha uma bagunça enorme de livros, e que o que procuravamos provavelmente estava lah. Lah fomos nos, excursionar naquela farofa de livros, derrubar pilhas de livros, fuçar em estantes empoeiradas cheias de livros, em um porao cheio de livros. Soh nao nos demoramos mais porque a Newlands é alérgica a poeira. Eu por mim ficava lah toda vida...

P.S.: Nunca comprei na Amazon porque nunca tive cartao de crédito ;) Meu contato mais intimo com livrarias online foi o Faeries, de Brian Froud e Alan Lee, que o Hiro me fez o favor de incluir em uma das suas longuissimas listas de compras em livrarias virtuais, e depois me entregou no cinema Leblon. Que filme era, eu nao lembro - provavelmente um desenho da Disney, legendado, obviamente.

O ultimo que vimos juntos foi Lilo e Stitch, infelizmente dublado. Po, que saudade...

Postado por leticia em 19:34

07.01.03

E eu fico lendo esses

E eu fico lendo esses blogs de brasileiros espalhados pelo mundo, gente que tah em lugar frio, todo mundo adorando neve e as baixas temperaturas... Po, frio é um PEH NO SACO! Um grandissimo pé no saco! E olha que aqui faz frio, mas nada muito escandinavo. E mesmo assim minhas maos estao sempre naquele processo gradativo de deteriorizaçao, meus labios sangram mesmo eu tendo aumentado meu consumo de Blistex, meus cabelos nao secam e depois de lava-los de manha tenho que ficar horas sentada do lado da lareira esperando secar, os pés estao sempre gelados e tem briga por um lugar na frente da lareira na hora do jantar porque todo mundo quer descongelar os pezinhos... Eu ultimamente acordo toda roxa, de tanto que me contraio os musculos de frio de noite. E olha que o Mirco também é friorento, o termosifone fica ligado no maximo, a cama é estreita... Lavei meu cabelo hoje às dez da manha. Sao quase 8 da noite e ainda estao umidos (tah bem, eu tenho o triplo de volume capilar de uma pessoa normal, mas mesmo assim nao justifica!). E hoje realmente a ultima gota: saih do escritorio pra voltar pra casa, e as portas do carro nao abriam. Tudo congelado. Limpadores de para-brisa idem. Vidros elétricos idem. Tudo colado com o gelo. Depois de muito penar consegui entrar e ligar o aquecimento e o desembaçador, e passados uns 20 minutos consegui ter uma visao mais ou menos razoavel da estrada à minha frente. A 30 km por hora, morrendo de medo de derrapar no gelo na estrada, levei séculos pra chegar em casa, em vez dos 5 minutos usuais. FRIO EH UM PEH NO SACO. Ou melhor: qualquer coisa que nao seja um clima temperado é um pé no saco.

Postado por leticia em 19:53

Ontem fomos ver Harry Potter

Ontem fomos ver Harry Potter em Perugia. Pela primeira vez desde que conheço o Mirco nao o vi escarrapachado na poltrona, mas com os cotovelos apoiados nos joelhos, prestando a maior atençao. Nao entendeu nada, mas adorou. E hoje vamos pegar o primeiro filme em DVD pra ver se assim o coitadinho se inicia no mundo da fantasia e do sci-fi.

Postado por leticia em 19:38

06.01.03

Sabe aquela musiquinha do elefante

Sabe aquela musiquinha do elefante pendurado na teia de aranha? Ontem no onibus pra Assis um grupo de adolescentes cantou até 25 elefantes. Em italiano, claro.

Eu acho que o chato é o unico personagem absolutamente universal.

Postado por leticia em 08:32

04.01.03

Epopéia Siciliana Storia e Geografia

Epopéia Siciliana

Storia e Geografia

Pois é, tah aih a Sicilia. Da historia conheço pouco, e nao tive saco de catar na internet. Mas como voces sabem, a bichinha é uma ilha bem grandinha, e estah soh a 4 km (acho) da terra firme. Até hoje ninguém se dignou a fazer uma ponte entre Messina, na Sicilia, e Reggio Calabria, na Calabria (obvio) porque o lobby das empresas das barcas é forte à beça. Mas enfim.

Todo mundo jah invadiu a Sicilia. Alias, todo mundo jah invadiu a Italia, coitada, assim toda dando pro mar fica mesmo dificil defender. Os gregos, os arabes, os normanos, e hoje os marroquinos, todo mundo jah passou por ali. Soh que nos saimos de Assis sem estudar NADA da Sicilia, e isso é a coisa mais idiota que um turista pode inventar de fazer. Resultado: eu, que estava mais interessada na arquitetura arabe do que em qualquer outra coisa, nao vi chongas de milongas.

O inverno deles é tao ridiculo quanto o nosso. Se der sorte (nao foi o nosso caso) dah até pra ir à praia pegar um sol, em pleno dezembro. Nos pegamos um friinho bem xexelento, gostoso, que se fosse assim aqui na Umbria eu tava feliz, em vez de ficar observando a decadencia gradual das minhas maos causada pelo frio... No verao é um calor de rachar, e seco seco seco seco - crianças, a Africa estah ali, pertinho, e os ventos do Saara nao perdoam. Eles tiveram graves problemas de falta d'agua esse ano.

A Sicilia era um reino até pouco tempo atras. O sul do pais todo era assim, foi anexado ao resto da Italia hah poucas décadas. Eh claro que sao zonas completamente diversas, parecem realmente paises diferentes, e a gente de uma e da outra parte nao mantém relaçoes muito amigaveis...

Eu adoro os nomes das cidades sicilianas, em geral de origem grega. Taormina nao é lindo? E Trapani (acento no a)? E Giardini Naxos? Siracusa? Agrigento? Nao sao lindos esses nomes? :)))

***

Por que fomos passar o reveilao na Sicilia? Porque eu, pobre extra-comunitaria em espera de documentos oficiais, nao posso sair do pais, senao nao me deixam entrar aqui de novo. O Mirco nunca foi nem a Napoli, detesta o sul da Italia, mas nao teve jeito, entao lah fomos nos.

Todo mundo pra quem a gente dizia que ia passar o Ano Novo na Sicilia perguntava logo: mas voces conhecem alguém por lah? Porque na Sicilia, como de resto em todo o sul mafioso, é assim: quem nao tem contatos, nao conhece ninguém, acaba comendo mal, pagando caro demais nos hotéis, nos restaurantes, no aluguel do carro... A irma do Mirco conheceu um siciliano de Catania quando estudava em Londres, e esse cara tem um irmao, Serafino (nao riam, por favor), que tem um apartamento vazio em Catania. E esse irmao nos ofereceu o apartamento, sem nem nos conhecer - alias, sem nem conhecer a Stefania... No sul da Italia o pessoal é assim, meio baiano, com a diferença que sao pouco honestos de forma geral. Mas entao lah fomos nos, passar 6 dias no apartamento do Serafino em Catania...

***

Catania estah aos pés do Etna. O bichinho tem mais de 3000 metros de altura, e como todo mundo sabe anda dando xilique hah algumas semanas. O aeroporto de Catania ficou fechado varios dias, e ultimamente tava abrindo soh de manha. Mas a criatura da agencia de viagens disse que nao tinha problema, que estava pra reabrir e tal. Eu e Mirco saimos de Assis depois do almoço dia 28, chegamos em Roma pra pegar o voo das 17:30 pra Catania. No check-in a menina pergunta: mas voces sabem que esse voo nao existe, né? (...) O aeroporto ainda tava fechado por causa das cinzas, e fomos mandados a Palermo. Dali pegamos um taxi pro centro, porque NENHUMA das agencias de aluguel de carros no aeroporto tinha carros pra alugar, e dali um onibus pra Catania. A viagem é de soh duas horas e chegamos sem problemas. Serafino foi nos pegar no aeroporto, onde o onibus nos deixou, e fomos pro apartamento. O Serafino é um filhinho de papai que estah hah 10 anos na faculdade e ainda nao conseguiu se formar. A familia deles é de uma cidadezinha fora de Catania, e o apartamento ele e o irmao usam quando vao à faculdade, em Catania. Eh grande, relativamente confortavel (digo relativamente porque sao 2 quartos mas nada de suite, soh um banheiro, a cozinha e a sala sao juntas, o prédio todo treme quando alguém fecha o portao com força lah embaixo, no elevador velhérrimo soh entram 2 pessoas...), e perto de tudo. Mortos de cansaço, capotamos logo.

***

Dia 29 acordamos tarde, nao fizemos absolutamente nada além de rodar pelo centro da cidade. Catania é feia. Feia, feia, feia. E nao soh pelas cinzas e lixo no chao (neguinho é mal educado pacas), mas porque os prédios nao passam por uma reforma hah anos, sao todos sujos de smog, a tinta caindo aos pedaços, letreiros enormes coloridos em tudo que é lugar... O transito consegue ser pior do que em Napoli. Ninguém para nem nas curvas pra ver se vem alguém, simplesmente buzina e vai em frente. Sinal de transito parece que é soh enfeite. Faixa de pedestres idem. Muito, muito feinha mesmo.

Com todas aquelas barraquinhas no centro, a praça tem a maior cara de Largo do Machado em época de festa junina...

Mas o pior é quando venta. Porque aih as cinzas do vulcao, acumuladas em dunas ao longo do meio-fio e em tudo que é lugar, começam a entrar nos seus olhos, no seu nariz, na sua boca. Ainda sinto os graozinhos no meu couro cabeludo. A banheira fica toda preta depois que lavamos o cabelo. E isso nao é nada, disse Serafino. Semana passada, pra andar na rua soh de mascara cirurgica. Nos fundos do apartamento o chao ficou assim depois de 2 dias sem varrer:

Nesse dia penamos pra achar um restaurante. Depois de horas caminhando achamos um, na praça do Duomo - que, como eu jah expliquei uma vez mas re-explico, é o nome genérico da igreja mais importante de qualquer cidade, é a catedral. Nao lembro de que santo é essa igreja, acho que S. Agata. Entramos, e o garçom que nos recebe pergunta se temos reserva. Nao. Ah, sem reserva é impossivel almoçar em Catania no domingo. Entao tah. No outro lado da praça tinha outro. Entramos ressabiados, perguntamos se podiamos almoçar. Claro! O restaurante era uma gracinha, o maitre-garçom-host falava meio baixo demais mas comemos muito bem: risotto alla marinaia (com frutos do mar. Quem me viu, quem me ve...), de segundo Mirco mandou ver numa sopa de mariscos, e eu num filezao de peixe-espada. Um paozinho quente com manteiguinha (italiano detesta menteiga e em todo o meu tempo aqui essa foi a unica vez que vi manteiga em restaurante) MARAVILHOSO, e um vinho branco levissimo pra acompanhar. De sobremesa, profiteroles pra mim e cannole siciliano pro Mirco (tipo uma massa folhada em forma de tubo, com um creme dentro que eu acho que leva mascarpone. Nao gostei.) Na volta pro apartamento fizemos compras num mercadinho - o basico: macarrao, atum, molho de tomate, ervilhas, parmesao ralado, queijo fatiado, azeite - e mais nada. Dormimos a tarde inteira, pra acordar de noite, fazer jantar, e começar a odisséia cinematografica. O Serafino tem uma coleçao enorme de fitas de video.

***

31 de dezembro

Omiti o dia 30 porque nao fizemos nada, de novo, além de comer e ver filmes. A unica novidade foi a nossa primeira visao do Etna, do parque Villa Bellini:

Pois bem, dia 31 resolvemos ir a Taormina, que é do outro lado do vulcao. Pegamos o onibus das 9:45, saimos do horroroso centro e passamos pela Vieira Souto deles.

Logo começamos a sentir um cheiro de gasolina fortissimo. O motorista para, desce, olha qualquer coisa lah embaixo, entra no onibus, voltamos pra rodoviaria. Esperamos quase meia hora até chegar um outro onibus pra substituir o nosso, que vazava gasolina em quantidades inacreditaveis. E recomeça a viagem. Pegamos a estrada Catania-Messina. Passamos por Acireale, Acitrezza (cidade dos Malavoglia, de Verga; leiam, é bonito), Fiumefreddo, Giarre, Giardini Naxos, e Taormina. A estrada é horrenda horrenda horrenda, tipo a avenida Suburbana, soh que ao longo do mar. Muito, muito, muito feio, tudo muito feio. E toma de cinzas acumuladas nas ruas.

***

Giardini Naxos foi a primeira colonia grega na Sicilia. O mar ali é lindo, mas a cidade é horrenda. Alias, parece ser uma constante na Sicilia: mar lindissimo, mas as construçoes dao pesadelos. Poupo-vos das fotografias feias, fiquemos com Taormina, que é um amor - o centro historico, porque o resto... O centro lembra um pouco Capri, soh que nao tao estreito. No verao deve ser um horror, gente até subindo pelas paredes.


Tem um anfiteatro grego lindissimo em Taormina...


...de onde a vista da cidade e do mar é linda (a parte do mar nao saiu na foto, foi mal)

Almoçamos super bem, linguine com frutos do mar pra dois, Mirco detonando um secondo de mariscos. Quando saimos do restaurante o tempo tinha virado, ventava, chuviscava, tava escuro... Fomos rodar no centro, até porque os horarios dos onibus eram todos estranhos por causa do reveilao, e soh tinha um onibus pra voltar, às 17:45. A praça principal é uma gracinha, com uma torre com relogio, uma igrejinha fofa, uma biblioteca velha, uma vista divina :)

A unica coisa arabe que eu vi em toda essa viagem foi esse prédio, onde tem o centro de informaçoes ao turista em Taormina:

A viagem de volta foi meio chatinha porque tinha transito. Alias, o transito... De repente um carro fecha o onibus. Um adolescente sai correndo da viatura e bate na porta do onibus. O motorista abre. O garoto pergunta se amanha os onibus funcionam normalmente. O motorista diz que sim. A senhora sentada atras dele diz nao, nao, é feriado, nao tem onibus! O garoto agradece e vai embora. O motorista vira pra senhora: mas por que é que a senhora foi dizer que nao tinha onibus? Eu queria mais é que esse desgraçado ficasse horas no ponto esperando um onibus que nao vem.

Entao tah.

Fizemos o jantar, bebemos um vinho siciliano forte e muito doce, nao gostei. Botamos Star Wars no video. Caimos no sono antes das dez da noite. 2003 chegou e eu nem vi...

***

Primeiro de janeiro

Resolvemos ir a Agrigento, ver o Vale dos Templos Gregos. O cartaz na rodoviaria dizia "duraçao da viagem: 1 hora". Como era feriado, soh havia dois horarios pra ir, um às 6:15 da manha (hahaha) e outro às 11. O unico horario pra voltar era às cinco da tarde. Tudo bem, dah tempo... Chegamos à rodoviaria bem antes das 11, mas jah tinha a maior cabeçada ao redor do onibus. Chovia, e o motorista lah dentro fazendo sabe-se lah o que, e nada de abrir a porta. Quando finalmente abre, sao quase 11, e todo aquele povo ainda tinha que comprar o bilhete, porque especificamente pra essa linha o bilhete é feito soh dentro do onibus, e nao na bilheteria. Vai entender. O onibus tinha 2 andares, e a quantidade de gente era inacreditavel. Soh conseguimos partir às 11:40. E a viagem durou nao 1, mas TRES horas... Porque Agrigento é longe. Eu queria matar a criatura que escreveu 1 hora no cartaz na rodoviaria!

Pra chegar em Agrigento, que fica no sul, passamos por varios fins do mundo: Caltanissetta, Canicattì, Enna, todos no centro da ilha. A paisagem é estranha, toda rochosa, poucas terras cultivadas, nada de castelinhos umbros ou toscanos no alto das colinas, até porque construir qualquer coisa no alto de colina na Sicilia é meio complicado, jah que todos os altos das colinas sao cheios de pedregulhos enormes. Longuissimas distancias sem uma casa em vista. De vez em quando um cartaz escrito à mao, Trattoria, Pizzeria, Discoteca. Ficamos imaginando quantos horas de viagem neguinho ali tem que encarar pra ir dançar sabado à noite...

Agrigento é horrenda. Horrenda. Mas um taxi nos levou do centro ao Vale dos Templos... E é uma coisa de tirar o folego. Imaginamos neguinho atracando no porto lah embaixo, e vendo de longe aqueles templos enormes, amarelados, no alto dos morros... Absolutamente estupendo.

Sao 3 templos grandes e bem conservados (alias, a Sicilia tem mais ruinas gregas bem conservadas do que a propria Grécia): o de Hércules, o de Juno (ou Hera, mulher de Zeus), e o da Concordia, esse primeiro, e o mais bonito.

O do Hércules, coitadinho, é meio detonado:

Esse é o da safada da Hera:

E do outro lado tem o de Zeus (Giove, em italiano; Jupiter pros antigos romanos), do qual soh restou a base. Eh absolutamente enorme, e essa estatua tabajara aih no chao é uma divindade que suportava nos ombros a entrada do templo. Tem muito mais coisa no museu arqueologico ali perto, mas nao tivemos tempo de visitar porque, voces sabem, fomos enganados quanto à duraçao da viagem a Agrigento.

Tem também um anfiteatro, e esses restos do que um dia foi uma das portas de entrada do templo de Zeus.

E ao longo do vale, um longuissimo paredao de tumbas bizantinas:

Pra terminar, esse lindissimo pé de azeitona, onde eu certamente viveria se fosse uma driade:

O azeite deles aqui é uma droga, pesado, gorduroso. Nao sei como é possivel, jah que quando mais rochoso o terreno, melhores as azeitonas e consequentemente o azeite, e mais rochoso do que a Sicilia, soh a Lua mesmo.

Agora tchau que vou trabalhar.

Postado por leticia em 08:05