31.12.02

E amanha vamos a Agrigento

E amanha vamos a Agrigento ver o Vale dos Templos gregos. E voce?

Postado por leticia em 15:24

Estamos em Taormina. E voce?

Estamos em Taormina. E voce?

Postado por leticia em 15:24

28.12.02

Estamos indo pra Sicilia hoje,

Estamos indo pra Sicilia hoje, pro reveillon. Voltamos dia 3. E esperemos que o Etna nao estrague a viagem, tipo, fechando o aeroporto de Catania...

Beijos, e feliz 2003.

Postado por leticia em 09:03

26.12.02

O dia tava maravilhoso hoje.

O dia tava maravilhoso hoje. Eu e Mirco acordamos cedo, olhamos pra fora e vimos aquele céu azul maravilhoso, botamos os narizes fora da janela e vimos que nao tava tao frio assim. Resolvemos fazer uma expediçao ao Subasio.

De carro sao uns 10 minutos, uma bela subida. Os cachorros na mala do carro, amarradoes.

Chegando lah, a paisagem é mais ou menos assim:

Lah do alto se veem todas as cidades em torno: Perugia, S. Maria (aqui onde eu moro), Bastia, Tordandrea, Gubbio... E o Lago Trasimeno, quando o dia é realmente claro. A Rocca Maggiore, de Assis, se ve do alto, assim:

De tantos em tantos quilometros tem um abrigo assim, pro caso de uma tempestade de neve impedir a descida do monte:

O Demo deu uma de caçador, assim:

A Virgola jah tava meio cansada e com sede, assim:

Mas todo mundo feliz da vida, assim

e assim:

Depois fomos embora, assim:

Da estrada fiz essa foto de um latifundio dos Franciscanos, assim:

E foi um dia muito bom, apesar deu ter trabalhado depois.

Postado por leticia em 22:33

Essa semana apareceu uma ex-vendedora

Essa semana apareceu uma ex-vendedora lah da loja, uma napolitana. Aparentemente o Fabrizio jah teve 300.000 vendedoras, porque ele é estressadissimo e estressantissimo e ninguém aguenta trabalhar lah por muito tempo, a rotatividade é alta. Entao; essa napolitana que estudou aqui e trabalhou com ele mais de um ano veio desejar feliz Natal e entregar uns docinhos. O tal doce se chama mostacciolo, plural mostaccioli (pronuncia mostatcholi, acento no o), e é nada mais, nada menos que um pao de mel feito com geléia de fruta em vez de mel. Eu sou LOUCAAAAAAAAAAAAAAA por pao de mel. Comi toda a bandeja de mostaccioli do Fabrizio.

Postado por leticia em 21:52

Outro dia o japa veio

Outro dia o japa veio tirando onda com a minha cara porque eu tinha escrito esotico em vez de exotico. Eh, meu querido, é a desvantagem de estar num lugar onde a lingua é parecida com a sua... Eu soh falo Portugues uma vez a cada 2 semanas quando minha mae liga, ou quando falo com a Valéria no celular, mas como celular é caro e a pindaiba é mutua, sao episodios raros. O resultado é que me pego falando ou escrevendo coisas tipo dipartimento em vez de departamento, lavorei em vez de trabalhei, vou ali prender uma coisa em vez de vou ali pegar uma coisa, em vez de é, proprio assim em vez de assim mesmo (ou de proprio così, que é como se diz em italiano), esotico com s em vez de x, orrivel sem h (em italiano é orribile, orrendo, onesto, etc)... A Patrulha Gramatical Pacamanca anda titubeando, peço desculpas, mas é perfeitamente compreensivel :)

Postado por leticia em 11:47

25.12.02

Entao aih vai a minha

Entao aih vai a minha atividade literaria passiva no ano de 2002: White Teeh, de Zadie Smith (hilario), Teodora (esqueci o autor; chato chato chato), La Vita Quotidiana nel Medioevo, de Le Goff (barbaro!), La Coscienza di Zeno, de Italo Svevo (demora a esquentar, mas é genial), Storia Medievale, de Massimo Montanari, Marcovaldo, de Italo Calvino (deliciosissimo!), Heartwood, de James Lee Burke (horrivel, horrivel, horrivel, mas eu jah sabia antes mesmo de começar), Lessico Famigliare, de Natalia Ginsburg (delicioso), Gli Indifferenti, de Alberto Moravia (angustiante), Il Piacere, de Gabriele D'Annunzio (lentissimo), Se Una Notte d'Inverno un Viaggiatore, de Italo Calvino (es-pe-ta-cu-lar), I Malavoglia, de Giovanni Verga (triste), Pura Vita, de Andrea de Carlo (mongo, leve. otimo.), Pet Sematary, de Stephen King (eu gosto...), Interview with the Vampire, de Anne Rice (chato, chato, chato), The Plantation, de Chris qualquercoisa (HORRIVEL, HORRIVEL, HORRIVEL! Foi na semana da diarréia e nao tinha mais nada pra ler em casa), The Shining, de Stephen King (bom, bom), Inspiration Sandwich, da Sark (hehehehe), The Child in Time, de Ian McEwan (lindo e triste).

Entre aquela chatura de Interview with the Vampire e The Shining rolou muita coisa, mas a anta esqueceu de anotar, e mandou pro Rio junto com as roupas de verao. Enfim.
Agora estou me dividindo entre Tolkien e um livro sobre vinhos, da editora Slow Food, que a irma do Mirco me deu de Natal.

Postado por leticia em 23:37

Semana passada comecei e acabei

Semana passada comecei e acabei The Child in Time, de Ian McEwan. Bonito, muito bonito, mas triiiiiiiiiiiste! Credo. Li também Inspiration Sandwich, da Sark. E agora estou re-re-re-re-re-re-re-re-re-re-re-re-re-re-relendo Tolkien. Aquela versao lindérrima ilustrada pelo Alan Lee.

L'Uomo Medievale ainda estah ali me olhando hah meses. Nao consigo acabar nem que a vaca tussa...

Mais tarde se me der vontade faço, seguindo a moda do momento e uma coisa que eu faço hah anos, a lista dos livros detonados esse ano.

Postado por leticia em 22:45

Fotos caninas (as natalicias ficaram

Fotos caninas (as natalicias ficaram uma merda)


Aquele zé mané preto ali é o Leo - apelido de Leone, embora eu ainda nao tenha entendido o porque (circunflexo). Eh um chato de galochas, e como todo velhinho, fica ali sentado na beira da lareira horas a fio, dormindo e curtindo o quentinho. Ou entao rouba o lugar de alguém e fica ali sentado na cadeira mais proxima da lareira. Aquela loura ali é a Virgola, mae dele, aleijada depois de um atropelamento. Eh um aspirador de poh, tudo que for comestivel e cair no chao perto dela ela come. E aquela coisa linda peluda ali é o Demo, que é o segundo cao mais maravilhoso do mundo, depois do Legolas, claro.

Eles sao lindos e otimos, mas o meu é mais... O unico defeito do Legolas é que tah no Rio e eu to aqui...

Postado por leticia em 22:28

Buon Natale, carissimi :)

Buon Natale, carissimi :)

Postado por leticia em 07:57

23.12.02

Crianças, aprendam uma coisa: nauseas,

Crianças, aprendam uma coisa: nauseas, desorientaçao, irritaçao, retardamento mental, sonolencia, sao sintomas de desidrataçao. Soh às quatro da tarde, depois de 40 minutos na fila do banco errado, me lembrei que tinha passado o dia inteiro soh com o sagrado copo de agua em temperatura ambiente antes do café da manha, e com a xicrona de leite desnatado com NesQuick de café da manha. Resultado: precisei dormir agora à tarde, e ainda estou um caco. Meus neuronios estao todos batendo o pezinho (ou nesse caso, o dendritozinho) e cantando em coro: Sem agah dois oh nao dah nao, minha nega!

Postado por leticia em 19:11

22.12.02

E graças ao Serboncini a

E graças ao Serboncini a paca agora também tem contador. Logico que a paca soh conseguiu botar o bichinho lah no alto, onde nao tem nada a ver com nada, mas vai ficar ali mermo. Brigada, darling :)

Postado por leticia em 00:33

21.12.02

A Televisao Italiana Eles


A Televisao Italiana

Eles também tem (circunflexo) videocassetadas. Aqui se chamam Paperissima (algo como Patissimo), e Paperissima é o nome do programa todo dedicado a esses negocios. Soh que o programa é absolutamente ridiculo, como em geral toda a programaçao nacional. Apresentado por uma modelo espanhola-italiana RIDICULA, com os peitos totalmente siliconados, labios artificialmente carnudos, decotes vertiginosos, chapinha no cabelo, e milhoes de caras e bocas; seu partner é um ator pseudo-comediante igualmente ridiculo. Juntos encenam enquetes ridiculas cheias de defeitos especiais do nivel dos Trapalhoes. Ontem ela tava de princesa e ele de principe. As Paperetes (porque TODO programa tem garotas de shortinho dançando ao fundo, e o nome vai de acordo com o programa: no Passa Parola, um tipo de Passa ou Repassa cujas perguntas seguem ordem alfabética, elas se chamam Letterine, "letrinhas"; no Eredità, "herança", um quiz onde quem sai deixa seus pontos pra quem ficou, sao as Ereditetes. Juro.) fazem uma dancinha ridicula depois de cada intervalo comercial. Mais um teatrinho da modelo e do ridiculo. As videocassetadas sao poucas, e velhas. O programa é de uma depressao incrivel.

Postado por leticia em 23:11

Andei dando uma olhada nas

Andei dando uma olhada nas fotos do Globo da nova estaçao de metro na Siqueira Campos... Rapaz, que coisa modernosa!

De repente me deu uma saudade daquele simbolo do Batman no metro Cardeal Arcoverde.

Postado por leticia em 23:00

Lanço aqui um movimento anti-dona-de-casa.

Lanço aqui um movimento anti-dona-de-casa. Nao contra a profissao dona-de-casa, mas contra a mentalidade dona-de-casa. E por um motivo muito simples: a mentalidade dona-de-casa torna muito, MUITO dificil o ato de comprar presentes. Passei semanas pensando em alguma coisa pra dar de Natal pra mae do Mirco. Soh que ela é a classica dona-de-casa. Nao usa maquiagem, nao gosta muito de perfume, nao ouve musica, nao vai ao cinema, nao trabalha fora, nao gosta de ler, nao gosta de escrever, nao faz nenhum esporte, nao gosta de viajar. Ainda por cima é baixinha e gordinha, pra escolher roupa é um parto. Por sorte ela tem pelo menos a orelha furada, assim nao preciso ficar soh nos pingentes de ouro, posso alternar com brincos - brincos no aniversario, pingente no Natal. Cheguei a cogitar alguma coisa pra casa, mas o Mirco e o pai dele me matariam, porque mais cheia de bagulho e tranqueira do que jah é essa casa, impossivel. Nao seria muito mais interessante dar uma coisa maneira pra alguém, em vez dos classicos brinquinhos? Um livro, umas canetas coloridas, um CD que voce gravou, um brinquedo de madeira que voce viu numa vitrine, um acessorio pro computador, uma caixa de papel de carta, um belo marcador de livros, um mp3 player, uma roupa de ginastica, um perfume moderno, um kit de maquiagem francesa, uma maquina fotografica digital, meias coloridas, um mapa de um pais exotico, um poster de um filme... Mas nao.

Entao fica aqui o meu recado às criaturas de mentalidade dona-de-casa: tenham pena das namoradas dos seus filhos! Tornem-se pessoas interessadas - e interessantes!

Postado por leticia em 14:53

20.12.02

E as famosas linguiças, que

E as famosas linguiças, que ficam penduradas ali pedindo um churrasco, mas no maximo vao parar ali nas brasas da lareira mermo...

E, crianças, agradeçam à Newlands, porque senao nada de fotografias aqui.

Ah, aquele pedaço de testa é da tia filha da piiiiiiiiii do Mirco, Liliana. Uma mala sem alça.

Postado por leticia em 07:59

E isto é um presunto,

E isto é um presunto, mas soh vai estar pronto pra comer no final do ano que vem, depois de muuuita maturaçao.

Nham nham.

Postado por leticia em 07:43

Esses sao salames. A


Esses sao salames. A carne é moida junto com um pouco de gordura, senao estraga. Alias, meninos, se alguém for se aventurar a comprar salame de javali, observe bem a composiçao: se nao tiver um pouco de carne suina, nao compre, porque a carne do javali é muito magra e se conserva mal.

Entao, a carne é moida com um pouco de gordura; o que faz os salames de diversas regioes serem tao diferentes é a textura da carne (se é moida mais ou menos fina) e os temperos. A Umbria é famosa pelos salames; tem uma cidade aqui perto chamada Norcia que é tao famosa pelos presuntos, salames e salsichas que em todo o pais quando se diz "norcineria" se estah referindo a esse tipo de comida, até no supermercado, do lado da parte "peixes", tem a parte "nocineria". Os embutidos umbros sao muito bem temperadas e meio picantes, muito bons. Como eu comentei hoje via e-mail ao Fernando, voces nao tem idéia do que é uma linguiça (que aqui eles chamam salsiccia; o que a gente chama de salsicha eles chamam de wurstel) feita ontem com o porco abatido no porao de casa, e assada na brasa da lareira da cozinha... :)

:)

Postado por leticia em 07:40

Esses sao pedaços do


Esses sao pedaços do pescoço do porco, que depois de maturados viram uma coisa chamada capocollo, que fatiado vai muito bem no sanduiche. Aquele negocio cinza por cima da carne é uma mistura de sal grosso com pimenta-do-reino. Os bichinhos ficam ali nessa mesa inclinada, escorrendo - claro, é carne fresca, cheia de liquidos. Depois que seca um pouco ficam pendurados maturando.

Eh feio, mas é bom.

Postado por leticia em 07:32

19.12.02

Serah que o Etna vai

Serah que o Etna vai nos deixar ir pra Sicilia pro reveillon?

Postado por leticia em 20:05

Amaretti di Lucia (pronuncia Lutchia,

Amaretti di Lucia (pronuncia Lutchia, acento no i)

700 g de amendoas doces
100 g de amendoas amargas (mas se nem aqui eles acham, imagina por aih.)
1 kg de farinha de trigo
1 kg de açucar
100 g de açucar "baunilhado" (aqui tem, nao sei se no Brasil existe, eu acho que nao)
140 g de banha
Casca ralada de 2 limoes
6 ovos inteiros

Sovar BEM BEM BEREMBEMBEM.

Sao biscoitos tipicos de Natal, e MUITO gostosos. Seriam muito mais gostosos se nao fosse esta M* de limao amarelo deles, mas enfim.

Postado por leticia em 20:04

Bruschetta Pao italiano umbro ou

Bruschetta

Pao italiano umbro ou toscano (leia-se sem sal), de preferencia dormido
Tosta-se o pao, de preferencia na brasa
Esfrega-se um pouco de alho no pao tostado
Sal, azeite de oliva

Aqui na Italia, quando alguém experimenta um azeite pela primeira vez pra dizer se é bom, o faz com pao, assim, como bruschetta (pronuncia brusqueta).
Cuidado que vicia (e dah bafo de alho).

Postado por leticia em 20:02

18.12.02

Pelo que eu andei lendo

Pelo que eu andei lendo pelos blogs de brasileiros perdidos por aih, parece que eu sou a unica que nao volta pra casa pro Natal.

Pra mim Natal soh é particularmente importante porque é o aniversario do meu pai, mas sinto falta de tanta coisa e tanta gente do Rio... Gostaria de poder voltar por algumas semanas, nem que fosse o tempo de encher a mala de comida e shampoo Elsève Hidraloe da L'Oreal, e fazer umas visitinhas...

EU QUERO MEU CACHORRO!

Postado por leticia em 09:35

16.12.02

Eu passei a minha vida

Eu passei a minha vida inteira militando pelo movimento Cabelo Ruim é Ruim. Tentava convencer as pessoas de que cabelo enrolado é um saco, que nao soh é extremamente deselegante, mas também é pouco pratico: enquanto quem tem cabelo bom precisa soh de uma escovada depois de uma ventania pra ajeitar as coisas, quem tem cabelo ruim precisa entrar no chuveiro e lava-lo outra vez. Se nao der pra lavar, corre pro banheiro, passa uma aguinha, e elastico nele.

Hoje minha opiniao é diferente. Continuo achando um saco e extremamente deselegante, mas definitivamente é mais pratico do que cabelo bom. Eu hoje em dia nem me olho direito no espelho antes de sair. Primeiro porque todo mundo por aqui acha lindo cabelo crespo, segundo porque eu nao sou boazinha o suficiente pra ter cabelo liso entao a rebeldia capilar combina com a minha personalidade, e terceiro porque, ajeitado ou nao, ninguém repara a diferença: quem tem cabelo enrolado tah SEMPRE com jeito de quem acabou de acordar.

Postado por leticia em 16:06

15.12.02

E em fevereiro vou


E em fevereiro vou me mudar.

Achamos um apartamento na estrada que vai daqui a Torgiano, onde meu lanterneiro tem a oficina e onde a Lungarotti faz aqueles vinhos bons. Eh ainda dentro de Bastia, numa localidade chamada Cipresso (Cipreste, embora nao tenha nenhum por ali), e do outro lado da rua mora o meu chefe (nao a mula, o Fabrizio, dono da loja). Nao é muito perto de nada, mas em 5 minutos de carro estamos no centro de Bastia, e ali embaixo do apartamento tem um bar, uma papelaria, um 'alimentare' (uma mercearia, digamos), um dentista, um salao de beleza. Eh como uma ilhota na margem da estrada; da janela do que vai ser o nosso quarto vemos um pedaço da estrada e algumas belas casas em volta, e da sala se veem jardins lindos e varias belas casas em volta.

O apartamento tem dois quartos e dois banheiros, mas como o conceito de suite simplesmente nao existe por aqui, sao dois banheiros um do lado do outro, ridiculo. Tudo bem, a decoraçao é no melhor estilo moveis Gelli, de uma cafonice impar, mas pelo menos nao é um lugar mobilidado pra temporada, com coisas vagabundas e de vida curta, porque o que se espera de inquilinos meia-boca é tudo, menos conservaçao. Eu diria que é "cozy", entendem? Se ve claramente que tem gente morando ali, morando mesmo, e nao passando seis meses enquanto nao acha coisa melhor, ou enquanto nao termina a faculdade. O casal dono do apartamento é super simpatico; ele é taxista aqui em Santa Maria, e a mulher é vendedora de uma lojona ali na estrada. Os dois filhos sao uma fofura.

Em fevereiro finalmente vou poder usar meu sabao liquido de ervas dO Boticario que eu trouxe particularmente pra botar no banheiro da MINHA casa!

Postado por leticia em 19:04

14.12.02

Da série Meninos Eu Vi:

Da série Meninos Eu Vi:

A ineficiencia dos correios italianos é, espero, uma coisa universalmente conhecida. Mas hoje eles realmente se superaram. Fui mandar as comidinhas da Hunka, porque o ragù de pato que eu tinha mandado quebrou no caminho. A senhora atras do vidro faz um X sobre o remetente. Pergunto o porque (circunflexo), ela responde:
- Porque senao quem faz a entrega pode se enganar e mandar o pacote de volta pra voce, em vez de mandar pra Sao Paulo.

Tem vezes que eu acho que estou em Portugal.

Postado por leticia em 11:46

13.12.02

Desde a Idade Média que

Desde a Idade Média que o periodo logo antes do inverno é o momento de matar porco, pra fazer os salames e presuntos e outros embutidos que durarao por todo o inverno. Hoje cheguei em casa no meio da tarde, voltando do trabalho numero 1, e vi um monte de carros parados no quintal. A Stefania me explicou: estao "norcineriando" o porco. Norcia é uma cidade aqui perto famosa em todo o pais pelos produtos suinos, tanto que se usa o termo "norcineria" pra embutidos e presuntos em geral. Desci até o porao, onde a mae do Mirco em geral faz a massa fresca, e vi 4 homens, dos quais um era um tio do Mirco que tem as maos maiores e o sorriso mais fofo que eu jah vi, desossando o pobre do porco. Eu fiz cara de "pobre porquinho" e um deles perguntou se eu era vegetariana. O tio do Mirco, que jah presenciou minha performance gastronomica em ocasioes de porchetta e de outras comidas boas, soltou uma risadona. Eu ri também, porque sequer insinuar um vegetarianismo da minha parte é HILARIO, mas tenho que admitir que a cena era meio dantesca, um facao sanguinolento naquelas maos enormes, carcaças de porco penduradas do teto, salames pra lah e pra cah...

Agora a discussao da noite é: as tripas bastam pra ensacar toda a salsicha e o salame?

(e pensar que eu jah tive minha época de chamar tripa de peritoneo...)

Postado por leticia em 20:05

Mudando de assunto: hoje passou

Mudando de assunto: hoje passou uma senhora cantarolando uma versao de A Banda em italiano. Eu normalmente sou absolutamente alérgica a musica brasileira, e MPB me dah sintomas particularmente intensos, mas dA Banda eu gosto. Quando eu era pequena meu pai tocava violao e eu cantava, e essa era a nossa musica preferida (ou era a minha preferida, mais facil de cantar, e ele aturava, sei lah). Eh uma das memorias mais legais da minha infancia, junto com os esquilos do Jardim Botanico, os macaquinhos do Parque Lage, os G.I. Joe do meu irmao (ele me explicava a ficha técnica de cada um, eu conhecia todos, as armas especificas, os arqui-inimigos)...

:)

Postado por leticia em 18:59

Tava pensando hoje, enquanto voltava

Tava pensando hoje, enquanto voltava pra casa em meio à neblina em Assis, sobre o manifesto daquela menina que tah na Suécia (depois boto o link). Acho que ela mandou benzao; que realmente o problema é a falta de oportunidade em provar que se é competente mesmo vindo do Terceiro Mundo. Mas acho também que estereotipos globais assim tao antigos dificilmente nao tem (circunflexo) base cientifica. Por exemplo: se diz que portugues é meio tapado. Tenho vaaaaarias pérolas sobre o assunto, mas a mais recente foi aquela com os portugueses no onibus (- Voces sao portugueses? - Sim! - De onde? - Portugal!). Diz-se que europeu nao gosta de tomar banho: basta entrar em qualquer hotel ou apartamento pra ver que o banheiro nao foi projetado por alguém que toma banho todo dia, ou basta dizer que lava o cabelo todos os dias pras mulheres fazerem cara de espanto e dizerem que faz mal, que lavar uma vez por semana é o suficiente. Dizemos que americano é meio ignorante - preciso citar exemplos?

O que eu quero dizer é: também fico puta da vida quando neguinho vem me tratando como brasileira bunduda - até porque eu sou absolutamente desbundada. Tipo, ontem fomos ver apartamento. Quando a dona do lugar descobriu que eu era brasileira, veio logo dizendo, "esse seu italiano é tao bonito, nao deixa ele escapar!". Respondi na lata: "Eh mais facil eu achar outro lanterneiro do que ele achar uma outra médica poliglota, com a pele espetacular que eu tenho, a minha educaçao e a minha cultura, a minha velocidade de digitaçao e a minha imensa capacidade de adaptaçao e fast learning, darling." Ora, mas faça-me o favor!

Soh que eu também sou preconceituosa, e levante o dedinho (nao o médio, por favor) quem nao é. Por exemplo: nao creio que eu contraria um sul-americano nao-brasileiro. Trabalhei com peruanos, colombianos e bolivianos no hospital e foi sempre um horror. Eram sujos, ensebados, nao sabiam nada de coisa nenhuma, e nem se davam ao trabalho de aprender Portugues antes de ir fazer o intercambio no Rio, o que eu acho de uma falta de educaçao IMPAR. Tenho certeza de que se eu fosse empresaria e me viesse um Gonzalez fazer entrevista, com aquela cara de inca e falando aquela lingua abominavel que é o espanhol, eu faria logo um X vermelhao, nao importando o quanto maravilhoso pudesse ser o curriculo. Sao paises que eu nao conheço in loco, mas que sei que sao mais pobres ainda do que o nosso, e embora minha mae tenha razao quando diz que a classe alta é sempre otima em qualquer lugar do mundo, tenho certeza de que nao conseguiria passar por cima das estatisticas e dos estereotipos.

Da mesma forma, é dificil pra um estrangeiro (o europeu médio ainda é melhorzinho, mas o americano...) nao pensar imediatamente em bunda quando ouve falar do Brasil. Acho um saco, mas entendo perfeitamente. O fato de ser mulher piora horrendamente a coisa, mas entendo; nao vou negar que conheço duzias de casos de brasileiras bundudas ignorantes ridiculas piranhas que arrumaram um gringo e se mudaram do Brasil - nao interessa se se mandaram pra dar uma de empregadinha, o que interessa é que infelizmente é esse tipo de gente que pica a mula e vai parar no exterior. Quando voltei pro Brasil em junho meu voo tava CHEIO dessa gentalha, e soh de ouvir os comentarios, sempre altissimos como convém a gente mal-educada, me vinham ondas de nauseas.

Conclusao: a culpa é nossa. Quem mandou nao educar o povo e difundir a bunda brasileira por aih?

Postado por leticia em 18:32

10.12.02

E toma de agradecer à

E toma de agradecer à Newlands pela ajuda HTMListica, porque eu sou, como se diz aqui, "una bestia" (acento aberto no "e"), informatica.

Postado por leticia em 18:45

Storia e Geografia Mas como

Storia e Geografia


Mas como é dificil encontrar um mapa decente da Italia na web! Achei esses tres aqui, todos meio estranhos, mas como eu nao estou em Roma nem Florença, que todo mundo conhece, esses vao servir pra explicar onde eu estou.

Esse é o mapa politico da Italia. O pais é dividido em regioes, nao em estados. Cada regiao tem um capoluogo (capo = cabeça ou chefe. Testa em italiano é cabeça, e eu ainda nao achei nada mais engraçado do que dizer 'mal di testa' significando dor de cabeça. Uma palavra umbra pra cabeça é capoccia, pronuncia capotcha), o equivalente à capital (aqui na Umbria é Perugia, o da Toscana é Firenze, o da Liguria é Genova, da Emilia-Romagna é Bologna, etc). Além do capoluogo, tem outras provincias, cidades grandinhas, embora aqui seja meio ridiculo falar de cidades grandinhas, jah que toda a Umbria, se nao me engano, tem 200.000 pessoas. Soh. A Umbria é aquela coisa cor de burro-quando-foge ali entalada entre aquele laranjao que é a Toscana, o turquesa xexelento que é Marche, e o amarelao, embaixo, que é o Lazio. Soh por curiosidade, aquele terremoto super tragico que matou criancinhas aconteceu no Molise, aquela coisa rosa-nota-fiscal mais pra baixo, perto do esporao da bota.

A outra provincia da Umbria, além de Perugia, é Terni. Abaixo das provincias tem os comunes. Eh aquele esquema de cidades-estado medievais, lembram? Tudo quanto é cidadezinha tem como referencia uma cidade maior, responde a essa cidade, o Comune. Por exemplo, eu estou em Santa Maria degli Angeli, que responde ao Comune de Assisi (que é considerado comune classe A pelo preço dos impostos que se pagam, MAS EH DE UM ATRASO ASSUSTADOR PORQUE EH INDIRETAMENTE CONTROLADO PELA IGREJA. Por exemplo, aqui nao tem cinema, porque os frades mandaram fechar. Nao tem boate, porque os frades mandaram fechar. Entenderam? A loja onde eu trabalho estah no centro de Assis, na Piazza del Comune. O prédio do Comune fica bem em frente à loja, do outro lado da praça. Mas ali soh se fazem mesmo os casamentos, congressos de politicos e outras coisas ridiculas. A administraçao mesmo fica no térreo de dois prédios residenciais aqui em frente de casa. Os cachorros daqui fazem xixi no gramado do Comune. Hah!

A cidade aqui do lado, Bastia Umbra, é um outro comune, e tem outras cidadezinhas microscopicas, que seriam meros bairros no Brasil, que respondem a ele - por exemplo, Tordibetto, que é um lugar aqui pertinho onde vamos sempre comer; tem um restaurante chamado Pic-Nic (nome mais brega, soh Vulcao das Massas) que tah sempre cheio mas é legal. Pois é, esses lugares que nao sao nada, que estao abaixo dos comunes, se chamam paesi - é, a mesma palavra pra pais. Tordibetto é menos que um paese: é um paesino, coitado.


Passemos ao mapa da Umbria. Mal dah pra ver porque o mapa é uma merda, mas o rio Tevere (Tiber, pra nos; aquele que passa em Roma) corta a regiao em duas partes. Perugia tah de um lado, Terni do outro. Sao as duas unicas provincias dessa regiao pouco populada,coitadinha, mas sao cidades rivais desde sempre, e o que tem em uma é desprezado pela outra. A gente na loja vende um doce de Terni chamado panpepato, que eu nunca comi mas deve ser uma delicia (uma mistura de chocolate amargo, nozes, castanhas, frutas secas, pimenta. Fora as frutas secas, que eu ABOMINO, o resto deve ser o oh do borogodoh). Quando eu comentei que tinha mandado um panpepato pra casa, pra minha mae e minha avoh, a mae do Mirco olhou indignada pra minha cara, como se eu tivesse cometido um crime: Mas panpepato é de Terni!

Tao vendo que tem um lago ali no canto? Se chama Trasimeno, e é lindissimo. Tem tres ilhotas no meio; eu conheço a Isola Maggiore, que tem tipo 30 habitantes (...). No verao os hotéis/albergues/pensoes/bed&breakfast ali em torno, em Magione, Passignano sul Trasimeno, Tuoro sul Trasimeno, Castiglione del Lago, etc, ficam lotados. Tem um monte de restaurantes ali em volta onde se come muito bem. Volta e meia dah uma louca no Mirco e resolvemos "ir ao Lago comer peixe". Nao sei por que, mas acho essa frase tao caipira... Bem coisa de quem mora longe da praia mermo, sabe? Gente que diz, "vou ao mar esse fim de semana". Tsc tsc.

Continuando na Umbria: a outra cidade maiorzinha aqui é Foligno, que eu, alias, nao conheço, mas reconheço o sotaque HEDIONDO dos habitantes. Absolutamente HEDIONDO. O de Perugia também nao é lah essas coisas, eles comem as vocais das palavras, e como a caracteristica mais bonita da lingua italiana é justamente o fato de ser tao vocalizada - nao existem palavras terminadas em consoante em italiano, por isso eles dizem bar-e e pullman-e e microsoft-a - a coisa fica ridicula. Por exemplo, meu chefe com a mulher, Rossella, no telefone:
- O Rossé! Penss che nun ss pò fà nient, capito?
Que em italiano standard seria:
- O Rossé! Penso che non si possa fare niente, capito?

Ou ontem, quando eu disse pra ele que nao ia trabalhar na semana do ano-novo porque vou pra Sicilia:
- Madonna puttana, ma io sto in mezz alla merd!

Aquele aviaozinho ali entre Assis e Perugia é o aeroporto de Santo Egidio, uma coisa ridicula. Vim uma vez de Milao pra cah de aviao. Quando vi o aviao achei que tavam de sacanagem com a minha cara, parecia de brinquedo. Mas o voo foi lindo - como o aviao era ridiculamente pequeno, voava baixo, e dava pra ver direitinho as casinhas lah embaixo, os carrinhos, as plantaçoes... Um amor :)

Ali embaixo de Perugia tem Torgiano, viram? Eh a sede da Lungarotti, e é onde o Mirco e o pai dele tem (circunflexo) a oficina (jah comentei que eles sao lanterneiros, nao?). Quando vou de Torgiano pra Perugia prefiro ir por dentro em vez de pegar a auto-estrada, que eles, na sua caipirice extrema, chamam de La Quattro Corsie (literalmente, A Quatro Pistas. Eh a unica auto-estrada por essas bandas. O coisa de deslumbrado...). Assim passo por dentro das plantaçoes de uva da Lungarotti, de onde saem o Rubesco e o Cabernet-Sauvignon que eu comprei no Ipercoop semana passada mas ainda nao abri...

Entre Foligno e Marsciano (pronunciam-se Folinho e Marchano, respectivamente) tem Montefalco, de onde sai aquele vinho ESTUPENDO LINDO MARAVILHOSO INIGUALAVEL SENSACIONAL, o Sagrantino. Jantamos lah uma vez, é uma coisa microscopica, mas a praça principal é uma das praças medievais mais bem conservadas dessa regiao. Lembro que comi uns gnocchi enormes, deliciosos; uma tagliata di manzo (uma carne de boi - manzo é carne de boi, aprendam, crianças - tabajara, dura feito pedra, ao ponto, invariavelmente servida com um monte de vinagre, ARGH, numa caminha de rucola, BLERGH), e um vinho muito bom, embora na época eu nao soubesse identificar o que era.

Mais pra esquerda, quase no Lazio, tem Orvieto, que conheci com a Ria, filipina, e a Susanne, suiça - ai que saudades! A cidade fica em cima de um planaltao de pedra, a estaçao do trem é lah embaixo e tem que pegar uma funiculare, tipo um bondinho, pra subir. Tem uma das igrejas mais lindas da Italia, segundo especialistas - e eu concordo.

Lah no alto tem Gubbio, que conheci com a Susanne e a Linh, vietnamita. Eh uma gracinha, mas é mais conhecida pela corrida maluca que rola em maio, se nao me engano. Sao os famosos Ceri (pronuncia tcheri, 'e' fechado) di Gubbio, que sao uns troços enormes, parecem uns castiçais gigantes, que tres grupos de homens vestidos de cores diferentes e com santos padroeiros diferentes levam pra igreja no alto de uma escadaria, CORRENDO. Os castiçais sao realmente GIGANTESCOS, de madeira, e devem pesar mooooito. O Silvio, aquele de SC que estudou comigo, foi lah conferir, disse que é uma coisa de louco, uma quantidade de gente na rua que nao se caminha. Os Ceri sao tao conhecidos que uma versao estilizada deles é o logo da Regione Umbria.

Spoleto, ali embaixo, de onde veio o nome daqueles restaurantes no Rio (porque uma cadeia de restaurantes chamada Gualdo Tadino seria um fracasso imediato), é uma das cidades famosas pelas trufas pretas - que, cah pra nos, nao tem nada de mais, se nao forem misturadas com uns cogumelinhos basicos. A cidade é um amor.

Falando de Gualdo Tadino, eu nao conheço, mas ali rolou uma batalha famosa, onde morreu, se nao me engano, o espetacular Federico II, em cuja corte no sul da Italia floresceu um novo tipo de literatura, de arte, de tudo. Tem um castelo-fortaleza construido por ele em Bari que é uma coisa de louco, e que é a parte 'coroa' da moeda de 1 centésimo de euro aqui na Italia. Hm, agora nao tenho mais certeza se foi o Federico II que morreu em Gualdo... Tadinho. (hmmm, infame, infame...)

Segundo nossas aulas de Fonética e Fonologia, no centro fonético da Italia - leia-se Roma, Lazio (que é a regiao onde estah Roma, mas Roma nao é Lazio, é Roma, entendeu?), Umbria, Marche e Toscana - nao existem dialetos. Explica-se: como a base do italiano é o toscano-fiorentino, e toda essa zona mais ou menos obedecia a Firenze, aqui se fala sempre uma coisa muito parecida com o italiano, e se entende sempre o que falam, mesmo que o sotaque seja muito forte. Li alguns emails de um amigo do Mirco pra ele escritos em 'dialeto' (nao é dialeto, mas eles acham que é, fazer o que); parece soh um italiano escrito por um analfabeto, mas se entende tudo. Eh como o pai do Mirco falando: a dicçao dele nao ajuda, mas se reconhece que tem italiano no meio daquela lingua estranha que ele fala. Jah napoletano, milanese, bolognese, barese, sao realmente dialetos, ou seja, outras linguas, que em comum soh tem a origem latina, e para por aih. Um napolitano nao entende bissolutamente nada do que diz um bolonhese, se ambos falam em dialeto. Sao linguas tao parecidas entre si quanto alemao e swahili.


E agora passemos ao mapa aqui da zona. Parece que a distancia é grande, mas é ilusao geografica. A distancia entre Santa Maria e Bastia é menor do que aquela entre Ipanema e Leblon. Pega-se a avenida principal daqui, que infelizmente se chama Los Angeles (...), e em dois minutos voce saiu de Santa Maria e chegou em Bastia. Mais dois minutos e voce jah saiu de Bastia e estah em outro paesino.

Tao vendo a linha do trem ali? Bem onde tem escrito Santa Maria degli Angeli é a avenida que eu pego, de onibus, pra subir pra Assisi, que estah no alto do Monte Subasio. Eu moro ali mais ou menos numa ruela paralela ao segundo tracinho à direita dessa avenida.

Tordandrea é onde moram a avoh e o tio solteirao do Mirco, e onde se chega passando por varios campos de girassois e pelo campo de futebol do Tordandrea Futebol Clube. O nome eu jah expliquei, mas repito: vem de Torre di Andrea, mas quem foi o Andrea, eu nao sei. (lembrem-se que em italiano nomes como Andrea, Michele, Emmanuele, Simone, sao masculinos. O feminino de Simone é Simona. *risos incontrolaveis*). A torre até hoje tah ali, meio tabajara mas pitoresca, do lado dos Correios e da agencia da Generali, companhia de seguros, na unica e principal praça do paese - que se tiver 20 metros quadrados é muito.

Podem parar de reclamar porque acabou a aula.
Beijos.

Postado por leticia em 18:34

Enquanto isso... Maracujas no novo

Enquanto isso... Maracujas no novo supermercado aqui de Bastia. Quatorze euro por quilo (assim por extenso choca menos, talvez...).

Comprei 5, que deram meio copo de suco de maracujah, muito bom, por sinal, pra cada um em casa. E acabou. Agora soh quando alguém caridoso me mandar uma garrafa de suco Maguary.

Postado por leticia em 14:12

Dizem na TV que tah

Dizem na TV que tah frio assim porque tem uma frente fria siberiana sobre a Europa. Entao tah.

Postado por leticia em 14:10

E hoje, depois de varios

E hoje, depois de varios dias de frio "de neve", mas sem neve, hoje o Subasio amanheceu com a careca polvilhada de neve, como açucar de confeiteiro :) Assim que der tiro uma foto.

p.s.: o Subasio nao é o nome do vizinho, é o monte onde estah Assis!

Postado por leticia em 08:10

05.12.02

Gostaria de agradecer ao Offspring

Gostaria de agradecer ao Offspring por ter feito Smash, que nao soh é uma das melhores coisas jah feitas sobre a Terra, mas torna a faxina da casa muito mais divertida.

Postado por leticia em 11:23

04.12.02

A Publicidade Italiana Tem uma

A Publicidade Italiana

Tem uma que passa no cinema que eu adoro. Um cara correndo numa praia deserta lindissima, correndo, correndo. Voz em off:

'Voce estah procurando liberdade? Liberdade total, sem limites, sem fronteiras? Liberdade de fazer o que quiser, onde quiser, do jeito que quiser? De pensar, de agir, de se comportar, de ir e vir...'

Corta pra um labrador amarelo que olha pra ele por cima do ombro com a lingua de fora e começa a correr de novo. O cara sai correndo atras dele.

Voz em off:
'Ou voce estah procurando um adestrador de cachorros?'

Eh a propaganda das Paginas Amarelas.

Postado por leticia em 11:46

03.12.02

Esqueci de comentar que achei

Esqueci de comentar que achei mandioca pra vender no Ipercoop! (hipermercado, o maior centro comercial do centro-Italia) Comprei também papaia, limao verde e banana. Fiz uma torta de limao danada de boa semana passada, hoje fiz cuca de banana. E pros bolinhos de aipim to esperando meu irmao me fazer a caridade de me mandar a receita da vovoh...

Tem um iogurte liquido aqui de maracujah e pessego que ajuda a matar as saudades também. Soh que tem muito mais pessego que maracujah... :/

Postado por leticia em 19:22

O (circunflexo) japinha, essa sua

O (circunflexo) japinha, essa sua declaraçao de amor assim publica me deixa até comovida... ;) Também morro de saudades, caro amigo japacinéfilo... Serei forçada a assistir a Eri Potere (acento no o) dublado, em cinema tabajara, sozinha! (porque o Mirco odeia - eu desconfio que é porque é caipira e nao entende o espirito da coisa - sci-fi, fantasia etc)

Onde estah meu amigo japacinéfilo nessas horas? Hein? Hein?

p.s.: cuida bem do seu javali, viu? Tira a casquinha dele direitinho, enxuga com um guardanapo... Fatias grossas pra sentir melhor o sabor. Nada de queijo; pao, sem sal, se possivel. Vai bem com molho de cogumelos e/ou trufa, se voce conseguir encontrar. De verdura, ele soh mantém boas relaçoes com a rucola.

Postado por leticia em 08:14

02.12.02

Acho que esqueci de comentar,

Acho que esqueci de comentar, mas no dia do jantar no Volpe e l'Uva um dos cantores, um viadinho, cismou que eu era sosia da Mariah Carey. Fez questao de tirar foto e tudo. Na boa, meu nariz é mais bonito.

Postado por leticia em 16:10

Eu sei que é inacreditavel,

Eu sei que é inacreditavel, mas hoje terminei meu domingo num convento de frades capuchinhos.

(pausa dramatica antes da explicaçao, que acreditem, faz muito sentido)
Fomos parar lah a convite do Peppe, amigo de escola do Mirco, que estah sempre envolvido em movimentos jovens da igreja. Hoje teve Roma e Juventus, e fomos ver o jogo no convento. O lance é o seguinte: NENHUM jogo de futebol passa na TV aberta, soh em Copa do Mundo. Pra ver jogo de campeonatos internos, soh na base do pay-per-view, que é caro, complicado (depende de antena e decodificador) e ninguém na verdade tem tempo de assistir durante a semana. Entao soh bares, pizzerias etc tem (circunflexo) esse tipo de transmissao. Eh claro que o convento tem TV a cabo. Também tem telao e equipamento home theatre.

Mas enfim. Esse convento nao estah longe do centro de Assis; é obviamente uma propriedade enorme e muito bem cuidada, e altamente equipada, como um bom hotel. Assistimos à partida numa salinha tipo um cineminha, no telao, com som de home theatre, bebendo coca-cola e comendo crostata (tipo uma torta de geléia. Eu soh como as variaçoes chocolate e Nutella). Ver frades com touca colorida urlando e pulando quando sai gol do time do coraçao é uma coisa unica na vida.

Eu sou Romanista - ou giallo-rosso. Porque o Roma tem Totti, que tem Q.I. de uva Thompson mas é um belo homem dono de um belo nariz; porque adoro as cores da camisa, cereja/bordo (circunflexo) com amarelo-ouro; porque o escudo deles é a famosa loba amamentando Romulo e Remo (ou Romulo e Remolo, como disse aquela mula do Berlusconi uma vez na TV). Mas sobretudo porque Roma é Roma, né, darling... :)

Pois é, a partida foi violenta - tempo real de jogo 38 minutos, o resto ou brigando ou estirado no chao ou catimbando - mas sem erros de arbitragem. Terminou em 2 x 2, com uma expulsao pra cada time, e no final mais uma pro Roma: Totti e seu belo nariz, que se retiraram gesticulando e xingando muito. Alias, a Juve também tem um belo representante nasal, o Del Piero, que porém tem um defeito incuravel e um imperdoavel: é baixinho e usa costeleta, respectivamente. Costeleta! Que tipo de homem usa costeleta, socorro!

Depois do jogo alguns de nos ficamos pra jantar. O Carlo, um dos outros frades torcedores do Roma, um cara bem novinho de aparelho fixo e fala maaaaaaaaaaaansa, fez penne com tartufo e salsicha, um molho classico daqui. Comemos bem; tinha queijo, pao, vinho bem gostosinho (um Sangiovese tabajara, misturado com outras uvas, mas nada mal), salsicha. De sobremesa, ananas em calda.

Alias, gostaria de saber por que diabos o resto do mundo soh importa ananas. Tem coisa mais sem graça que ananas? Acho que soh chuchu.

Aih neguinho me pergunta: mas voce nao é contra a Igreja? E eu respondo prontamente: sou contra instituiçoes, nao individuos. Acredito que as pessoas sao legais, individualmente; mas bota duas ou tres juntas e ve a merda que dah. Meu chefe é amigo de tudo quanto é frade da cidade, e eles toda hora passam ali na loja pra bater papo. Eles me adoram, nao soh porque sou simpatica e comunicativa (hohohoho) mas porque sou brasileira, e capuchinho adora uma missao na Amazonia. Passam ali na loja gritando 'brasileira!' e dando tchauzinho. Eles sao uns amores, principalmente porque nao enchem o meu saco e nunca me perguntaram se eu era catolica nem jamais falaram de Deus na minha frente - aquelas coisas chatas de deixar nas maos de Deus, Deus quis assim, etc. Mas nao tem que ser assim? Que diabo interessa em que igreja eu vou ou deixo de ir? Nao sendo Jeovah, que sao uns pentelhos, embora inocuos, e a IURD, que ou sao retardados mentais ou filhos da puta criadores de psicoticos (falo com experiencia propria, depois de estagio em hospital psiquiatrico), basta que nao venha encher o meu saco que eu estou otima.

Enfim, foi um dia estranho, passado uma parte na frente do computador ajudando o Mirco a botar arquivos do trabalho em dia, uma parte dentro do carro rodando em Assis e S. Maria pra passar o tempo, e batendo papo, e terminando num convento que tem uma cerva-viva de louro, onde o Mirco roubava folhas pra cozinhar nos tempos de serviço militar com os Bombeiros, que tem (circunflexo) quartel ali do lado.

Postado por leticia em 01:00