29.11.02

Tava vendo no TG1 (aqui

Tava vendo no TG1 (aqui os telejornais nao tem nome; se chamam TG1, TG2 ou TG3 se sao transmitidos pela RAI1, RAI2 ou RAI3, respectivamente) agora de manha, num momento 'o que aconteceu no dia 29 de novembro tantos anos atras...' uma visita do Papa Paulo sei-la-quantos às ilhas Samoas. Os nativos todos vestidos em trajes tipicos beijando a mao do papa... Que tristeza ver a catequizaçao dessa gente.

O meu desprezo e o meu odio pelas instituiçoes religiosas sao infinitos.

Postado por leticia em 08:31

28.11.02

Hoje estou loquaz, aguentem. Na

Hoje estou loquaz, aguentem.

Na praça ali onde eu trabalho, no centro de Assis, tem, entre outras coisas, uma livraria. E o dono da livraria tem um cachorro, que vai com ele trabalhar - alias, pratica muito comum por aqui e que eu acho espetacular. Eh um cachorrao velho, caramelo, peludo, descabelado, e passa o dia todo dormindo ali no chao em frente à livraria. Passa turista japones, passa turista alemao, passa lambreta, passa microonibus, e ele nem se mexe. Passa cachorro, ele levanta a cabeça, observa o bicho se aproximar e depois ir embora, e volta a dormir. Mas quando toca o sino de uma igreja qualquer, coisa que acontece quatrocentas vezes por dia, devido ao numero de igrejas da cidade, ele começa a uivar feito um louco. Deitado.

Caes sao TAO mais divertidos e nonsense que gatos.

***

Sem querer ofender ninguém: japones e polones sao a gente mais 'clueless' do planeta. Sao os unicos turistas que entram na loja e começam a falar com voce na lingua deles. Tipo assim, nao tem NADA em comum entre a lingua italiana, ou mesmo a inglesa, e essas linguas, nao é possivel que nao percebam que a comunicaçao assim nao rola! Fora que entram, a gente diz 'buongiorno' e eles nem olham pra tua cara. Eu nao sei como é 'oi' em polones (alias, sei, porque estudei com varios poloneses em Perugia), mas se eu entro num lugar onde nao conheço a lingua e alguém me diz alguma coisa e me sorri, é OBVIO que é uma saudaçao, concordam? E se eu nao sei responder com palavras, respondo com um sorriso. Esses nao. Esses entram, nao te olham, conversam entre si e vao embora, sempre sem te olhar. Um dia eu ainda taco um pao italiano sem sal de 1 kg na fuça de um.

***

Ontem entregaram tres porcos lah no escritorio. Explico: as unicas coisas que sao entregues a domicilio aqui sao bichos e lenha - é claro, voce nao iria querer trazer uma duzia de galinhas recém-compradas dentro do seu carro. O escritorio onde eu trabalho depois de sair da loja é na casa do chefe, uma besta quadrada ignorante grosso mal-educado imbecil caipirao metido vestido de mafioso que o Mirco conheceu jogando futebol. Pois é, essa besta quadrada abriu essa firma de cartuchos remanufaturados pra impressoras dentro de casa, uma casa grande num terreno grande. Como aparentemente todas as casas por aqui, a dele também é uma casa complicada; aqui tem sempre um parente que mora no andar de baixo, uma avoh que também usa o terreno, etc. Aqui na casa do Mirco, um terço da casa pertence a uma filha da piiiii de uma tia do Mirco que se recusa a vender o terço dela pros pais do Mirco, donos dos outros dois terços. Na casa/escritorio/almoxarifado/oficina de remanufatura de cartuchas, a complicaçao é essa mesma: uma casa multi-uso, que eu custei a entender. O banheiro que nos funcionarios usamos é o banheiro normal dos donos da casa. A casa em frente, que usa o mesmo terreno, é de um tio. Cada casa tem seu cachorro, mas o resto é meio propriedade em comum. Ontem me chega esse caminhao com esses 3 porcos enormes, que vao ficar engordando até a hora do abate num chiqueiro improvisado, entre o almoxarifado e o pasto dos cavalos.

Roça é isso aih, meus amigos.

Postado por leticia em 14:57

26.11.02

Viram? Eu e o meu

Viram? Eu e o meu lanterneiro :)
(desculpem a nossa cara de pastel, é o cansaço de um dia de labuta)

Postado por leticia em 22:19

Postado por leticia em 22:18

Postado por leticia em 22:17

Corre a boca pequena que

Corre a boca pequena que CD estilo Japa Classic Collection também é bom presente pra brasileiro expatriado.

Sacaram? Japa?

Postado por leticia em 15:10

Goiabada cascao também é bom

Goiabada cascao também é bom presente de Natal pra brasileiro expatriado.

Postado por leticia em 08:06

Tem um LoTR ilustrado pelo

Tem um LoTR ilustrado pelo Alan Lee ali olhando pra mim... Chegou ontem de NY acompanhado de Sark, um Stephen King, um Ian McEwan, um atlas de Middle-Earth, e um The Bourne Ultimatum (porque o Bourne Identity nao tinha em lugar nenhum).

Postado por leticia em 08:05

25.11.02

Alias, pra exemplificar a absoluta

Alias, pra exemplificar a absoluta falta de espaço e organizaçao naquelas cozinhas ontem, as frases que nos proferimos e depois ficamos pensando e gargalhando:

- A sopa tah ali embaixo da mesa.
- A carne tah dentro da gaveta.
- O pao tah na janela.
- Quer um copo de brustengo? (quando acabaram os pratos de plastico)

Postado por leticia em 22:53

Ontem foi um domingo especial.

Ontem foi um domingo especial. Nao porque passei aspirador de poh no carro do Mirco, que ultimamente eu tenho usado mais do que ele, e no da mae dele, mas porque lah pras 11 da manha fui encontrar a Stefania no jah mencionado A Raposa e a Uva, ali em Perugia. Eu achava que era um lugar assim perdido no espaço-tempo, mas é relativamente perto do centro, e soh errei o caminho uma vez, e foi facil consertar. O lugar é uma gracinha, uma vista maravilhosa (que a imbecil aqui nao fotografou porque deixou a maquina em casa), os donos, Raffaella e Roberto, super simpaticos, e os filhinhos, Rocco e Anna, umas figuras. A Anna tem 3 anos mas uma voz grossa que nao tem nada a ver com ela. O Rocco tem 8 anos e é apaixonado pela Jessica Rabbit. Enfim, a Raffaella e o Roberto sao os donos e administradores do lugar, embora administrar nao seja bem o termo... O lugar é uma bagunça como eu nunca tinha visto antes. Sabe aqueles lugares onde nao tem UM CANTO vazio? Tudo que é tipo de coisa, imaginavel ou nao: brinquedos, potinhos de condimento, escova de dentes, talheres, pilhas, fitas cassete, sapatos, prendedores de cabelo, brinquedos de cachorro, biscoitos, gatos (2, pretos, lindos e folgados, odiosos)... Um pouco caotico demais pro meu gosto, mas enfim.

A situation era a seguinte: o Roberto ensina canto em uma escola e foi tipo uma apresentaçao dos alunos. Contando alunos, familias, agregados, penetras e caras-de-pau, umas 65 pessoas, 15 a mais do que era originariamente planejado. O salao onde rolou a coisa comportaria, nas CNTP, no maximo 40 pessoas. A casa tem duas cozinhas, uma com forno e outra com fogao. Eu e Stefania, que chegou lah às 9:30 da manha, passamos o dia carregando panelas estilo quartel de um lado pra outro. Mas no fim deu tudo certo, e eu, que tinha saido de casa com a melhor das intençoes, como um pobre estagiario no Miguel Couto que empurra maca e nao ganha nada por isso a nao ser conhecimento, ainda faturei 50 euros. O menu:

Sopa de trigo com feijao branco (ela tempera com cenoura, cebola, alho, azeite, alecrim e salvia)
Rollé de peru com recheio de salsicha e semente de erva-doce (eles aqui usam muito a salsicha assim, fora da pele, como carne moida. Na pizza, como recheio de torta al testo, de calzone, de piadina...)
Brustengo (batata e couve-flor cozidos, amassados juntos, passados na frigideira com azeite, alho, cebolinha e noz-moscada. Depois vai ao forno e forma uma crostinha, é bom...)
Molho de cebola
Torta de maça, com passas e pinoli - essa merece a receita, dou assim que me lembrar de pega-la com a Stefania. Até eu, que normalmente sou absolutamente avessa a doces sem cacau, comi e gostei.

Enfim, foi a entrada triunfal da Stefania no mundo do catering. E eu na rabiola, felicissima da vida depois de um dia descascando maça, cortando cebola e mexendo refogado de feijao.

E hoje o Mirco voltou de NY, cheio de livros e o melhor, sem aquele bigode odioso! Assim que passar a gripe dele eu boto uma foto, e aih voces vao ver que lanterneiro que eu arrumei!

Postado por leticia em 21:56

22.11.02

E uma latinha de guarana?

E uma latinha de guarana? POR FAVOR?

Postado por leticia em 23:30

Serah que alguém vai me

Serah que alguém vai me fazer a caridade de me mandar umas geléias de mocotoh colombo (sabor natural, nada de cereja, framboesa, essas coisas) de Natal?

Postado por leticia em 23:18

21.11.02

Mudei meu email. O zipmail,

Mudei meu email. O zipmail, aparentemente, morreu e esqueceu de deitar...

Mais ou menos como eu, que peguei a stomach flu da Arianna e passei a noite alternando diarréia e vomito, e hoje o dia alternando cama, diarréia e vomito. Ia a Genova amanha encontrar uma amiga, mas tenho medo de encarar 7 horas de trem nessas condiçoes.

Agora dao licença que eu vou dormir de novo...

Postado por leticia em 18:54

20.11.02

Eu nem comentei, mas semana

Eu nem comentei, mas semana passada o Ettore, pai do Mirco, machucou a mao no trabalho. Como eu sou a unica da casa com tempo a perder e o Mirco soh de ver sangue fica mais branco que folha A4, lah fomos eu e Ettore pro pronto-socorro em Perugia. Eh um hospital enorme no alto de uma colina (tudo em Perugia é no alto de alguma colina, é um saco), meio morro dos ventos uivantes. A galera aqui é muito antipatica, desde o cara do estacionamento (pago) até a caixa dO TICKET, passando por médicos, recepcionistas, radiologistas. A maior diferença entre os nossos hospitais tabajara é que aqui tem um paramédico (heh. hehehe.) que limpa toda a pimbice antes do médico, um grandissimo escroto, chegar. Normalmente nao deixam ninguém entrar na sala de sutura porque neguinho desmaia mermo, mas mostrei meu distintivo e me deixaram ficar. Sabe que quase quase me deu uma recaida? Uma vontade de suturar... Ainda bem que passou rapidinho, entre uma cutucada entre os tendoes pra procurar um pedacinho metalico evidente na radiografia e uma anestesia dolorosa. Nao necessariamente nessa ordem.

E tem umas coisas aqui eu acho hilarias: depois de qq procedimento ou consulta tem que ir pagar 'O TICKET'. 'O TICKET' é o pagamento pelo serviço, que até onde eu entendi se paga sempre, mesmo quem tem seguro-saude. Tudo em hospital gira em torno dO TICKET, sem O TICKET nao se faz nada. Eu to ficando craque na coisa, toda hora tem alguém doente nessa familia e lah vou eu dar apoio moral e fiscalizar o trabalho de terceiros - como se eu ainda me lembrasse de alguma coisa que aprendi na faculdade...

Postado por leticia em 21:59

Animal Farm Day Hoje a

Animal Farm Day

Hoje a mae do Mirco amanheceu gripadérrima, e eu e Stefania ficamos de Amelia. Como nao trabalhei de manha, dei uma maozinha. Mas a maozinha que me sobrou foi alimentar os bichos - galinhas, coelhos, cachorros, gata - porque alimentar a gente é funçao da Stefania, que dah um show na cozinha. Agora à noite fui botar as galinhas pra dentro porque tah frio e porque tem cigano na cidade. Mas quem disse que as bestas das bichinhas queriam entrar? Nao tem luz no galinheiro; lah fui eu catar uma lanterna no carro pra enxergar as galinhas que eu, com o pé, tentava de convencer a entrar na parte fechada. Tavam todas enfurnadas num canto, fazendo sabe-se lah o que, e neca de entrar. Depois de meia hora e muitos empurroes gentis ou nem tanto com o pé, a galera entrou. Fechando a fila foi um galo gordo muito antipatico que ainda ficou me encarando lah de dentro até eu fechar a porta.

Postado por leticia em 21:40

Alguém me manda um livro

Alguém me manda um livro do Laerte de Natal?

To precisando ler em Portugues, senao daqui a pouco regrido e começo a escrever quiser com z.

Postado por leticia em 08:52

Vao lah ler o post

Vao lah ler o post da Luciana sobre os EUA, vao.

E aqui repito meu comentario a respeito:

Po, até que enfim alguém com uma visao realista sobre a coisa. Eu parei de dizer essas coisas porque neguinho vinha dizer que eu tava defendendo os EUA. Ora bolas, somos ou nao somos animais? Ridiculo negar que o grande lance é a lei da selva, que o mais esperto/habilidoso/egoista é o que se salva, come melhor, assiste DVD em tela de cristal liquido. O que eles fazem nao é errado do ponto de vista evolutivo. Infelizmente, leao que tem pena de antilope morre de fome. Se somos nos os antilopes, a culpa é nossa.

Postado por leticia em 08:33

19.11.02

E continuem morrendo: Apresento o

E continuem morrendo:

Apresento o menu da ceia de Ano-Novo que a Stefania vai preparar (e eu vou ajudar) num agriturismo (pensao-fazenda) chamada La Volpe e L'Uva (A Raposa e a Uva):

Antipasto di bruschette miste, affettati e formaggi umbri
(antepasto de bruschettas mistas, fatiados (salames) e queijos umbros)

Tagliatelline al pesto di salvia
(em vez do tradicional manjericao)

Lenticchie rosse al profumo di zenzero
(lentilhas vermelhas ao perfume de gengibre)

Rollé di tacchino con ripieno di semi di finocchio e salsiccia
(rollé de peru com recheio de sementes de erva-doce e salsicha)

Arista al latte
(carne de porco amaciada no leite)

Brustengo di patate e cavoli
(uma coisa de batatas e couve)

Spinaci all’aroma di noce moscata
(espinafre ao aroma de noz-moscada)

Torte di arancia e di mele
(torta de laranja e torta de maça)

Uva e mandarini del Buon Augurio
(uvas e tangerinas pra dar boa sorte)

e pras crianças:

Fusilli con salsa arancione di pomodoro e carote
(macarrao parafuso com molho laranja de tomate e cenouras)

Dadini di pollo ai profumi dell'orto
(cubinhos de frango com perfumes da horta)

Patatine arrosto al rosmarino
(batatas assadas no forno com alecrim)

Mousse al cioccolato nero con nuvola di panna montata
(mousse de chocolate preto com uma nuvem de chantilly por cima)

Vinhos:
Orvieto Classico, Caprai (branco)
Grecante, Caprai (branco)
Montefalco Rosso D.O.C. (Denominazione di Origine Controllata), Caprai (tinto)
Rubesco Rosso di Torgiano, Lungarotti (tinto)
Spumanti italiani dolci e secchi (acho que nao precisa traduzir...)

Heh.

Postado por leticia em 23:43

Morram, mortais.

Morram, mortais.

Postado por leticia em 22:56

18.11.02

Putz, exagerei no alho da

Putz, exagerei no alho da bruschetta, to com a boca toda ardida (pra nao falar no bafo). Menos mal que o Mirco tah viajando, ele é totalmente alhofilo e se estivesse em casa hoje ia ser dificil dormir com bafo de alho no cangote...

Postado por leticia em 20:51

Voltando ao assunto vinho, que

Voltando ao assunto vinho, que muito me interessa... Hoje meu chefe me fez provar o Falò, vinho novello da Lungarotti (lindo rotulo, por sinal). Nao achei lah essas coisas. Alias, depois que provei o Sagrantino, nada mais me satisfaz. Os novello sao vinhos, como o nome diz, novos, pouco fermentados. Eu achei que tinha gosto de frizzante (com gas) assim no inicio. Tem uma cor bonita, cor de vinho mermo, enquanto que os mais envelhecidos às vezes parecem meio alaranjados na superficie.

Postado por leticia em 19:36

E o transito? Eh como

E o transito? Eh como a Luciana descreveu o transito nos EUA: cheio de rotatorias, retornos, 'dar preferencia'. Eu, acostumada a sinais em cada esquina, volta e meia me perco, porque como nao dah pra parar pra pensar acabo virando na rua errada. Mas como quase tudo é mao dupla, acabo sempre voltando pra casa. Aqui em Assis, em particular, é impossivel se perder, porque a basilica aqui de S. Maria, a quinta maior igreja catolica do mundo, é realmente enorme e azul, e facilmente visivel no horizonte. E tem a basilica de S. Francesco no alto da montanha em Assis, que é absolutamente GIGANTESCA e domina (oprime, eu diria) a paisagem. Pra qualquer lugar que voce olhe, lah tah a bichinha te dizendo "eu sou foda".

Postado por leticia em 17:52

O sistema bancario italiano é

O sistema bancario italiano é uma piada. Se voce quiser fazer um deposito, o titular da conta a creditar tem que te autorizar a fazer o deposito! E se preenche um formulario todo detalhado, quem faz o deposito também tem que assinar. Taloes de cheque que chegam na sua casa? Nem pensar! Pagar contas na internet? Mas seria avançado demais, so (circunflexo no o)! Com a tal da lei da privacy (eles usam assim mermo, privacy, sem traduzir), nao se pode botar o nome do titular da conta no talao de cheque. Nao se sabe quem estah pagando. Nao é otimo?

Postado por leticia em 17:49

Putz, esqueci de contar.


Putz, esqueci de contar.

Semana passada estou eu dentro do onibus indo pra Assis trabalhar, quando entra esse grupo formado de: um rapaz gordinho, duas moças feias, e uma senhora. Falavam uma lingua ininteligivel, e imediatamente pensei:
"Caramba, como sao feios esses poloneses! E que lingua feia!"

Depois de 5 minutos de viagem reconheci a seguinte palavra: "praça". E me toquei que eram portugueses!

E o brilhante dialogo:
- Voces sao portugueses?
- Sim!
- De onde?
- De Portugal...
(silencio)
- Sim, mas de onde em Portugal?
- Aaaaah! Do Algarve...

...

A senhora, mae do gordinho feio que era também meio viadinho, queria almoçar sopa. Tentei convence-la de que quem viaja pro exterior tem que experimentar as comidas locais, mas ela cismou com a sopa. Provavelmente queria um caldo verde. Na boa... Tao ruim quanto os americanos, que vem pra Italia e almoçam no McDonald's.

Postado por leticia em 17:45

17.11.02

Serah que alguém vai se

Serah que alguém vai se lembrar de me mandar, pro Natal, farinha de mandioca, coisas cheirosas da Natura, arroz agulhinha, um filtro de barro pra agua, lixa de unha (as daqui sao horriveis), lixa pro pé (aqui soh pedra-pomes), um pao-duro pra cozinha, um bilhao de dolares pra eu fazer a minha casa aqui na roça com ralos à vontade pra poder lavar banheiros e cozinhas em vez de passar paninho e sobretudo com um quintal grande pra trazer meu cachorro...?

Postado por leticia em 10:25

Outra Noticia Extraordinaria Diversos doces

Outra Noticia Extraordinaria

Diversos doces e um ragu de javali foram vistos fugindo dentro de uma caixa amarelo-fosforecente da Posta Italiana, com destinatario na Lagoa, Rio de Janeiro. Confirmam-se assim as previsoes de nossos informantes. Esperam-se mais fugas em massa na direçao da Barra da Tijuca, Sao Paulo, Filipinas, Botafogo.

Postado por leticia em 10:22

15.11.02

As arvores aqui tao todas

As arvores aqui tao todas peladas. Fora os eternos pinheiros, ciprestes e pés de azeitona, o resto ou jah estah nu ou em processo de nudificaçao. Os pés de caqui, coitados, tao horrorosos, todos magrelos pelados cheios de bolotas cor de laranja penduradas. Alias, como tem caqui nessa terra... Eles pronunciam caqui com acento no a, como a cor caqui pra nos.

Postado por leticia em 17:39

Noticia Extraordinaria Um salame de

Noticia Extraordinaria

Um salame de javali e dois pacotes de risoto alla umbra foram vistos anteontem saindo sorrateiramente da agencia dos correios em Santa Maria degli Angeli, Italia, camuflados de envelope pardo. Nossos informantes afirmam que o destino seria o Rio de Janeiro, e que outras comidas clandestinas estariam preparando sua partida da Italia à procura de clima mais ameno.

Postado por leticia em 17:34

11.11.02

Jantei na casa do chefe

Jantei na casa do chefe hoje, a mulher dele é um escandalo na cozinha, embora fume como uma chaminé. O cardapio:

Tagliatelle com trufas neras e creme de leite
Peito de peru com molho de cenoura e alho-poroh
Abobrinhas recheadas com farinha de rosca, alho e carne moida
Vinhos: Sagrantino de Montefalco 1988, cantina Caprai
Amarone della Valpolicella 1990, cantina Santa Sofia

Os dois vinhos juntos valem mais que a minha passagem de aviao.

Pecado que nao deu tempo de deixar os vinhos 'respirarem'; segundo Fabrizio a regra é uma hora de oxigenaçao em uma jarra (ou simplesmente fora da garrafa, em qualquer recipiente) pra cada ano de idade do vinho. Se o Sagrantino jah é aquele escandalo depois de 45 minutos de oxigenaçao, imagina depois de 10 horas pegando um arzinho...

Detalhe que a outra convidada era uma inglesa que mora hah anos na Italia, também é médica e foi casada com um ingles superhipermegarico muitos anos. Ela mora simplesmente numa TORRE em Assis. Uma torre soh pra ela - ela, 3 cachorros e 2 gatos.

O vida...

Postado por leticia em 23:45

10.11.02

Nao sei por que nao

Nao sei por que nao se ve a foto, quando tiver saco vou ver o que é. Mas deixo voces com o link pro restaurante de ontem.

Postado por leticia em 10:51

Tudo bem que o

Tudo bem que o bigode dele tah ridiculo, tem mais de um mes que estamos recolhendo assinaturas pra ele se livrar do bicho, mas nao tah dando certo. Mas diz uma coisa... Eh ou nao é o lanterneiro mais bonito do mundo?

[Eh verdade, ele é lanterneiro. Tem uma oficina de lanternagem com o pai dele. Digamos que nos ultimos meses ele tenha fato um upgrade, porque agora eles sao especializados em pintura de maquinas industriais. E pensar que ele queria ter feito Arquitetura... Aimeudeus... Ex-futuro-arquiteto terminar como lanterneiro é phueda.]

Postado por leticia em 10:28

Querem saber o que eu

Querem saber o que eu comi ontem, querem ?

Salada Roma: Alface, rucola, salsao, presunto de Parma, queijo parmesao tipo Grana Padano, champignon
Garganelli (um tipo de pasta parecida com penne) com salmao fresco e cerfoglio, um primo da salsinha
Filet de carne argentina com molho madeira e tartufo nero
Dacquoise de castanhas com praliné, chantilly e chocolate amargo
De vinho, um Rosso di Montefalco Antonelli 2000.

Tah?

Postado por leticia em 10:18

08.11.02

Quero meu cachorro! :( Ontem

Quero meu cachorro! :( Ontem vi um igual a ele na rua em Perugia, quase morri... Ou melhor, quem quase morreu foi ele, porque eu apertei tanto aquelas beiçolas... Ai que saudade.

Postado por leticia em 17:06

Poxa vida, tem mais de

Poxa vida, tem mais de um ano que eu to nesse vem e vai da e pra Italia. Dia 11 sarah um ano que conheço o Mirco.

Que horror, como o tempo voa! Credo!

Postado por leticia em 17:05

07.11.02

Eu ontem comi chocolate suiço

Eu ontem comi chocolate suiço ao leite com recheio de champagne, e chocolate grego ao leite com pistache. E voce?

Postado por leticia em 15:26

Correr na roça de manha

Correr na roça de manha é otimo por varios motivos (embora eu nao esteja mais correndo porque tah um frio do cao): a paisagem, o ar puro, a vista de Assis no alto da montanha... Os inconvenientes também sao varios: todo tipo de insetinho, florzinha, folhinha, polenzinho, casquinha de castanha caida, entra nos seus forames faciais - ou seja, nos buracos da sua cabeça, boca, narinas, ouvidos. Um saquinho.

Postado por leticia em 14:49

06.11.02

Recebi carta hoje, de verdade,

Recebi carta hoje, de verdade, de celulose e pigmento :) Jah respondi (o codinome Speedy nao é à toa, embora hoje tenha sido a Flipper que escreveu...)

Postado por leticia em 21:10

Eu jah falei mal do

Eu jah falei mal do Paulo Coelho hoje? Nao? Entao vou usar uma locuçao adjetiva (termo que alias ele deve desconhecer por completo, sendo a besta que é) antiga mas eficaz: é uma besta quadrada.

Postado por leticia em 21:06

Aqui os apelidos nao sao

Aqui os apelidos nao sao uma mera repetiçao silabica, como Juju, Lulu, Duda, etc. Eles repetem todas as silabas até a silaba tonica, inclusive. Entao fica assim:

Leticia vira Lé-tiii
Stefania vira Sté-faaaaa
Pra chamar o Mirco a mae dele faz Oh Miiii!
E ele responde, Sì, Ariaaaaa
E ela chama o pai do Mirco, Ettore, assim: Oh Eh!

Postado por leticia em 21:02

02.11.02

Virei P.I.M.B.A., minha gente!

Virei P.I.M.B.A., minha gente!

Postado por leticia em 22:17

Hoje, feriadao, fizemos na loja:

Hoje, feriadao, fizemos na loja:
100 focaccias
10 kg de paezinhos
8 tortas al testo
8 baguettes

todas devidamente recheadas (rechear significa fatiar embutidos e cortar fatias de queijo) e enfeitadas com tomate-cereja e manjericao. Ainda vendi muito molho de trufa e vinho tinto. A fila pra entrar e comer, ou melhor, pra entrar, pegar um sanduiche e sair, chegava do outro lado da praça. Eu almocei um paozinho frances com presunto cru de 25€/kg e queijo caciotta MARAVILHOSO de 14,50€/kg, e um suquinho ACE (laranja, limao e cenoura) - às 4:30 da tarde. Jornada de trabalho de 10 horas.

Pra amanha Fabrizio encomendou 160 focaccias, 12 kg de paezinhos, 15 baguettes.

Medo.

Postado por leticia em 22:13

01.11.02

Uma das coisas chatas de

Uma das coisas chatas de estar numa cidade como Assis, berço de Sao Francisco, onde todo mundo anda com o Tao pendurado no pescoço, 30% da populaçao é de frades e freiras franciscanas, e mais da metade das terras pertence a esses GRANDISSIMOS FILHOS DA PUTA QUE FORMAM A IGREJA CATOLICA ATUALMENTE, e onde TUDO rola por tras dos muros altissimos dos conventos e ninguém fica sabendo

[Soh pra ilustrar: nao sou contra Sao Francisco, que era um cara legal, gostava de bichos e de comer bem, cantava, ria, era contra a opulencia da Igreja. O problema é a Igreja propriamente dita. Odeio instituiçoes.
Ainda ilustrando a filhadaputice dessa gente: quando teve o terremoto em 97 e varias igrejas e conventos foram danificadas, encontraram nos escombros dos muros desses conventos MILHARES de esqueletos de fetos e recém-nascidos, obviamente filhos de freiras, abortados ou mortos ao nascer e enterrados dentro dos muros.]

enfim, a coisa chata de estar numa cidade dessas é que fica todo mundo querendo me converter. Eu nao consigo ficar de boca fechada, e quando alguém me pergunta sobre os feriados religiosos no Brasil, às vezes, dependendo da especificidade da pergunta, nao sei responder, e digo 'nao sei porque nao sou religiosa'. Aaaah, pra que. Por que os catolicos tem esse desespero de converter o proximo? Que saco! Eu nao saio por aih tentando convencer os outros de que Deus nao existe, por que essas malas ficam me enchendo? Socorro, Edward Kowalczyk!

heard a lot of talk about the spirit
heard a lot of talk about my soul
but I decided that anxiety and pain were better friends
so i let it go

heard a lot of talk about this jesus
a man of love, a man of faith
but what i man said 2000 years ago
means nothing at all ot me today

heard a lot of talk about my higher self
but he only lives inside my pain
so what he was may have been beautiful
but pain is right now, right here

live, mental jewerly (o nome da musica eu esqueci, mas é a faixa 2)

Postado por leticia em 11:03

Nao falei nada sobre o

Nao falei nada sobre o Drummond, que escrevia a unica poesia de que eu gosto. Gosto de todas (todas as que eu li). Mas nao tenho saco de catar coisas na internet. O Jean botou tudo que é poesia dele no TelescOpica, vao lah dar uma olhada.

Postado por leticia em 10:02

Obviamente aqui no momento soh

Obviamente aqui no momento soh se fala do terremoto no Molise. Molise é uma regiao absolutamente morta da Italia, onde nao acontece nada, nunca, e nao tem bissolutamente nada nem pra ver nem pra fazer. Ninguém sabe direito onde fica, ninguém sabe qual é a provincia principal, ninguém sabe o que se come de tipico, e eu nunca conheci ninguém do Molise - e olha que lah na loja em Assis vem gente de tudo que é buraco do pais.

O mais tragico dessa historia é que a cidade onde aconteceu o terremoto que derrubou a creche tem 1200 habitantes. Ou seja, TODAS as crianças da cidade estudavam naquela creche, que também era primario e ginasio. Mortas as crianças, desaparece uma inteira geraçao da cidade. Mais: como na noite anterior tinha rolado uma sacudida basica, aviso de um terremoto por vir, as cidadezinhas em torno fecharam as escolas. O responsavel por ter mantido aberta essa que desabou deve estar arrancando todos os cabelos do nariz, com pinça. A sorte é que rolava uma festa de Halloween, e muitas crianças estavam fora, no patio, brincando.

***

Comentarios ouvidos aqui em casa sobre o terremoto aqui em Assis, em 97 (aquele que destruiu os afrescos de Giotto na Basilica de Sao Francisco):

Mirco: Eu fiquei semanas dormindo na sala. Nao tinha coragem de voltar pra parte velha da casa... A parte nova jah foi construida comme il faut, com todo o esquema anti-sismico. Essa parte nao cai. Jah a outra...
Arianna (mae do Mirco): Eu tava em casa conversando com meu pai, ouço um barulho enorme, quando olho fora vejo que o sino da igreja tinha caido!

Postado por leticia em 10:00