30.10.02

Relatorio do ultimo dia de

Relatorio do ultimo dia de Eurochocolate, domingo ultimo:

Fiz uma degustaçao de chocolates Lindt em combinaçao com vinhos. Amargo 85% cacau com vinho siciliano (maravilhoso), amargo 70% de cacau com um vinho estranho (chocolate ESPETACULAR, vinho horrivel), ao leite com grappa.

Amostras gratis de 3 tipos de chocolate diferentes. Chocolate quente da Perugina por 1 €, simplesmente a coisa mais maravilhosa que eu jah bebi na minha vida. Amostra gratis de sabao liquido pra maquina de lavar roupa (tudo bem, nao tem nada a ver com chocolate, mas se é gratis, é bom). Reencontro com a japa e a bulgara que nao come, as unicas duas da minha turma que sobraram em Perugia.

Resumindo:


Postado por leticia em 14:37

27.10.02

Na boa... A galera tem

Na boa... A galera tem medo do Lula, mas eu tenho muito mais medo do Paulo Coelho na ABL. Coitado do Machado, deve estar cheio de urticaria no seu tumulozinho.

Postado por leticia em 18:49

Meu pai pediu mais receitas.

Meu pai pediu mais receitas. Se der vontade amanha cato qualquer coisa de interessante no caderno de receitas da Arianna e boto aqui.

Postado por leticia em 18:27

Perdoar é uma coisa bacana.

Perdoar é uma coisa bacana. Alias, perdoar soa mais dificil, digamos dar uma segunda chance. Eu sempre fui a favor de segundas chances, embora da boca pra fora eu pareça muito radical e intolerante. Talvez tenha essa vontade de acreditar na boa vontade das pessoas porque minha mae nunca acreditou muito na minha. Lembro que quando aquela psicotica da Patricia Penta (...) vinha com aquelas maluquices de perseguiçao dela, eu sempre pensava que talvez a coisa nao fosse bem assim, que a gente tem que ouvir a outra versao... E outras versoes existem tantas quantas sao as partes envolvidas, né. Eh dificil pensar assim, afinal de contas pimenta no dos outros é refresco, mas olha, a sensaçao de dar uma outra chance e ver que essa chance foi aproveitada é OTIMA. Nao to falando de engolir sapo e de dar uma de mulher de malandro, to falando de ouvir a outra parte, dar um tempo pra outra parte acordar pra vida, entender que errou, e se consertar. Eu fui recompensada essa semana, depois de ter dado outra chance. E, parafraseando aquela louca da Tatiana: a vida é bela e os passarinhos cantam no alto dos pessegueiros...

Postado por leticia em 18:26

Fiz bolo de fubah hoje,

Fiz bolo de fubah hoje, e um manjar com leite de coco da Costa Rica que nao quer endurecer de jeito nenhum...

Postado por leticia em 18:19

25.10.02

Jantamos fora ontem, com amigos

Jantamos fora ontem, com amigos de escola do Mirco. Eu comi:

Entrada: batatas, berinjelas, radicchio, abobrinha, tomate na grelha, cobertos de scamorza (um tipo de queijo) defumada derretida
Primo (e unico) piatto: ravioli de batata e queijo com molho de abobrinha e trufas neras
Sobremesa: mousse de chocolate (nao tava lah essas coisas...)
Vinho: um Sangiovese meio tabajara (queria um sagrantino, mas nao tinha...)

Nham nham :)

Postado por leticia em 10:02

24.10.02

Hihihi :)

Hihihi :)

Postado por leticia em 09:47

23.10.02

Ontem no Prova del


Ontem no Prova del Cuoco fizeram bolinhos de bacalhau com batata, aqueles classicos, soh que com a sempre presente adiçao à italiana: queijo parmesao. Foram apresentados como a ultima novidade no ramo dos aperitivos. Pffff.

Postado por leticia em 10:42

Alias... Descobri que aqui também

Alias... Descobri que aqui também tem chuchu! Eles chamam de abobora espinhuda, porque realmente é toda cheia de coisinhas espinho-like. Eh um primo de primeiro grau do nosso chuchu, sem gosto de nada, aquela cor verde anemica, igualzinho. Na horta da Arianna tem duzias, confirmando aquela analogia de 'dah mais que chuchu na serra'. Aqui nao é serra, mas os chuchus dao em duzias. Jah vi que teremos chuchu no almoço a semana inteira.

Postado por leticia em 10:42

Olha que modernidade, em um

Olha que modernidade, em um lugar que mal tem internet banking: locadora de video e DVD 24h! Funciona como um caixa eletronico, voce passa o seu cartao magnético, que voce jah carregou anteriormente com uma quantia qualquer, escolhe o filme por ordem alfabética, diretor, elenco ou simplesmente pela capa da fita, a maquina desconta o valor do seu cartao e te cospe o filme que voce escolheu! Nao é lindo? Agora imaginem a empolgaçao do criançao do Mirco, que até um mes atras nunca tinha sequer VISTO pipoca de microondas e fez o brilhante comentario 'Ih, maneiro, o saco incha!' enquanto observava o processo dentro do micro (nao o dele, italianos odeiam microondas e ninguém tem em casa; isso foi no cinema). Tah se achando O japones up-to-date, todo inteirado nas novidades tecnologicas. Com a maquina digital, entao... Tira foto até dos perus no quintal do vizinho.

Postado por leticia em 10:39

Alias, falando em blog, o

Alias, falando em blog, o onipotente e onipresente Hiro the japa me indicou à Luciana, garota esperta e descolada que além de ter um blog otimo estah organizando uma lista de blogs de brasileiros que moram no exterior. Jah visitei quase todos, alguns cheios de erros de Portugues que me deram calafrios, outros muito legais para os quais linkarei quando julgar oportuno.

Postado por leticia em 10:12

A TV Italiana III -

A TV Italiana III - O Que Dah Pra Assistir

Aqui, fora os TG (telejornais), que podem também ser divertidissimos quando alguma coisa dah errada (sao varios os ataques de riso de ancoras que se embolam em alguma palavra complicada), soh dah pra ver dois programas. Um é 'La Prova del Cuoco' (A Prova do Cozinheiro), com uma loura lindissima, meio gordinha e absurdamente simpatica e engraçada; minha mae assiste pela RAI International, ainda que nao entenda nada de italiano. Foi de onde a Ana Maria Braga tirou a idéia, copiada cuspida e escarrada, daquela corrida de chefs que tinha no programa dela, o tomate vermelho contra o pimentao verde, dois chefs ajudados por pessoas comuns, que em 20 minutos tem (circunflexo no E) que preparar pratos com ingredientes até aquele momento desconhecidos, comprados por esses 'ajudantes' dentro de um 'budget' pré-determinado. Enfim, o programa é divertidissimo, além de culturalmente util porque todo dia falam de um produto em particular (ontem foi abobora, de todos os tipos, cores e formas; outro dia foram os cogumelos, enfim, tem de tudo) e dao uma aula de cultura gastronomica. As receitas em geral sao otimas (ou pelo menos parecem otimas), e como passa na hora do almoço, a gente come lambendo os beiços, pensando nas receitas dos outros.

O outro programa é o Striscia la Notizia, que apesar de ter duas garotas ridiculas e sem sal dançando quase peladas entre una noticia e outra, é espetacular. Nao soh é de utilidade publica, porque volta e meia eles desbaratam um esquema ilegal qualquer, mas eles sacaneiam absolutamente todo mundo. Lembram que eu falei do troféu Anta de Ouro, que eles deram ao Rubinho depois daquela palhaçada com o Schumacher? Pois é, sao eles.
Quase todos os dias tem alguma coisa rolando em Napolis, que se voces nao sabem, saibam agora que é a capital mundial da 'fregatura', ou seja, da picaretagem. Eles adoram tentar entrevistar policiais que andam de moto sem capacete. Uma vez pegaram o comissario chefe da policia de Napolis que andava pra lah e pra cah de moto, lépido e fagueiro, sem capacete (que em italiano se chama 'casco', nao é otimo?). Na maior falsa inocencia, lah vai o reporter:
- Bom dia, comissario, por que o senhor estah sem capacete?
- (cara de bunda) Eu vou soh ali e jah volto, a distancia é curta, deixei o capacete no escritorio...
- Mas comissario, nos acabamos de ver o senhor vindo pela avenida principal, em meio aos onibus e carros, sempre sem capacete.
- Nao era eu, voces estao malucos.
- Nos filmamos, comissario, dava pra ver o seu rosto.
- Vao tomar no piiiiiiiiiii

Essa semana eles estao se dedicando às balsas de emergencia, todas fodidas, nas barcas que ligam a Sardenha ao continente, e ao esquema de cobrança ilegal pra assinar a sanatoria, a legalizaçao dos extra-comunitarios em situaçao irregular na Italia - é o que eu fiz, o pai do Mirco me contratou como 'badante' (domééééééééstica, ela era domééééstica...) pra poder me legalizar aqui depois que o meu visto de estudo acabar, em uma semana.

Mais comentarios sobre a vida à la Italiana no OTIMO blog da Grazi.

Postado por leticia em 10:06

Meteorologia à Italiana Aqui nao

Meteorologia à Italiana

Aqui nao tem 'garotas do tempo', quem dah a meteorologia sao coronéis da aeronautica, que vao fardados à TV explicar que amanha tem uma 'perturbaçao' vinda da Noruega, ou que o vento Scirocco estah soprando do Marrocos e deixarah todos os carros empoeirados. Dao detalhes super especificos que ninguém entende, que nao interessam a niguém, e que no final das contas nao adiantam nada, porque, como toda boa previsao meteorologica, é muito pouco confiavel.

Postado por leticia em 09:55

A Propaganda Italiana Tem


A Propaganda Italiana

Tem uma (soh uma) que eu adoro. Dois engenheiros, de capacete numa obra analisando uma planta, os dois com a mao direita enfaixada. Dialogo:
- Madeira ou metal?
- Metal...
- Ui.

Flashback explicativo: um dos dois homens sentado à mesa com o filho, enquanto a mulher os serve. Ela deixa na mesa um pirex cheio de coisinhas tipo croquetes, douradinhos, bonitinhos. Enquanto ela se vira o marido estende a mao pra roubar um, a mulher ve e TUM! na mao dele com uma espatula de metal.
Eh uma propaganda de bastoezinhos de presunto empanados.

Postado por leticia em 09:53

22.10.02

A Televisao Italiana parte II

A Televisao Italiana parte II

O Mago Michel ataca novamente. Hoje ele botou um casal de modelos dentro da banheira e fez o que ele mesmo chamou de 'minestrone' - vulgo sopao: pimentoes de todas as cores, berinjelas, funchos, todos boiando junto com os modelos dentro da banheira, numa agua branca de creme de leite. Um espetaculo.

Postado por leticia em 14:40

Aqui os pés de azeitona

Aqui os pés de azeitona sao protegidos por lei. Voce nao pode cortar nem um que esteja dentro do seu quintal, do seu jardim, da sua sala de estar. Por isso volta e meia se ve um pé de azeitona, lindinho com aquelas folhas meio azuladas, perdido no meio de uma plantaçao de qualquer coisa. Eh lindo :)

Postado por leticia em 14:38

This is my new blogchalk:Italy,

This is my new blogchalk:
Italy, Umbria, Assisi, S.M. degli Angeli, Portuguese, English, Leticia, Female, 21-25. :)

Postado por leticia em 11:05

21.10.02

Momento Virgola, cachorra handicapped


Momento Virgola, cachorra handicapped

Postado por leticia em 11:54


Postado por leticia em 11:54


Postado por leticia em 11:53

Tiramisù da Arianna (para


Tiramisù da Arianna (para 40 pessoas)

20 ovos
20 colheres de sopa de açucar
2 kg de mascarpone
Mais ou menos 4 pacotes de biscoito Pavesini (funciona com biscoito champagne também)
Café com leite pra molhar os biscoitos (no pun intended)
Chocolate amargo ralado

Bater na batedeira os ovos e o açucar, por varios minutos, até virar um creme bem claro e sem cheiro de ovo. Umas colherzinhas de cha de café ajudam a tirar o cheiro. Adicionar o mascarpone, bater bem. Molhar os biscoitos em café com um pouco de leite, forrar o fundo de um pirex com o creme, e ir montando uma camada de creme e outra de biscoitos. A ultima camada é de creme. Ralar chocolate amargo por cima. Levar à geladeira, de preferencia em lugar bem escondido, senao nao neguinho detona e nao sobra nada pra contar historia.

Postado por leticia em 11:49

Desfile de modas


Desfile de modas

Postado por leticia em 11:46


Postado por leticia em 11:45


Postado por leticia em 11:45

Postado por leticia em 11:44

19.10.02

E hoje tem porchetta de

E hoje tem porchetta de novo!

Postado por leticia em 15:24

17.10.02

Brigada, japa ;) Esse


Brigada, japa ;)


Esse é o Demo, cachorro da irma do Mirco e meu companheiro de corrida de manha :) Quase o substituto perfeito pro Legolas.

Postado por leticia em 22:18

Computador novo em casa, monitor

Computador novo em casa, monitor grande, DVD, gravador de CD, maquina fotografica digital. A gente jah quase nao sai de casa, agora entao :)

Postado por leticia em 21:55

14.10.02

Meia culpa.

Meia culpa.

Postado por leticia em 08:54

Ontem fomos ver Pinocchio, ultima

Ontem fomos ver Pinocchio, ultima maluquice daquele mala do Benigni. Apesar da grande comoçao nacional por causa do filme e do cinema lotado em Bastia provavelmente pela primeira e ultima vez na sua existencia, o filme é um saco. Nao soh porque ele, que faz o Pinocchio, berra o tempo todo e como ator deixa muito a desejar (assim como a sua mulher, que faz o papel da Fada), mas porque é simplesmente CHATO. Muito bonito visualmente, mas chatérrimo. Ah, e se voce soh conhece a versao da Disney e nunca leu o original de Collodi, vai achar que entrou no cinema errado: a unica coisa em comum com o longa da Disney é o nariz que cresce quando ele mente. Conselho de amiga: leia o original! Eh estranho, mas interessante.

Postado por leticia em 08:54

13.10.02

Musicas horriveis que tocam todo

Musicas horriveis que tocam todo dia no radio aqui, e eu adoro:

Luciano Ligabue - "Eri Bellissima" (Voce Estava Lindissima)
Mango - "La Rondine" (A Andorinha)

A radio aqui é quase tao farofeira quanto no Brasil, o nome da musica e do cantor tem importancia zero na programaçao, sao informaçoes dificeis de descobrir. Quando souber mais, aviso.

Beijos

p.s.: hoje fiz manjar branco pra sobremesa do almoço. Pra calda, em vez de ameixas secas em calda, doce de ameixa vermelha em conserva feito pela mae do Mirco.

Postado por leticia em 13:15

12.10.02

Nada mais a declarar.

Nada mais a declarar.

Postado por leticia em 08:53

07.10.02

A TV italiana parte I

A TV italiana parte I - 'Uno Mattina'

Um programa de variedades (classificaçao perigosa) que dura toda a manha. Em um certo momento se começa a falar de beleza, e chamam o Mago Michel. Eh um careca viado com sobrancelhas de diabinho, que entra no cenario da seguinte maneira: seguido de quatro rapazes de calça preta e blusa de oncinha dourada, carregando nos ombros uma moça de biquini de oncinha e peruca roxa, ao som do tema de Star Wars.

Nao para por aih: os rapazes deitam a moça numa mesa coberta de palha, e o Mago Michel começa a pincelar clara de ovo em neve nela, fazendo uma espécie de mascara para a pele. Por cima passa um creme de frutti di boschi - framboesas, amoras, berries, morangos - com clara de ovo, iogurte e aveia. A garota entao entra numa banheira, ele joga varias bacias desse creme de fruta dentro da banheira e por cima da garota. E o gran finale: segundo ele, toda noite se deve deixar um sutia no congelador pra usar no dia seguinte, pra firmar os seios. Ele vai e bota o sutia gelado na garota, por cima das framboesas.

Sem mais no momento.

Postado por leticia em 11:50

Duro é ver reportagens na

Duro é ver reportagens na TV sobre as eleiçoes no Brasil e ouvir o reporter dizer Rosé Serra, assim espanholizado. Cara, na boa, ESPANHOL EH UMA LINGUA MUITO CAFONA.

Postado por leticia em 11:11

Iguaria de ontem à noite,

Iguaria de ontem à noite, depois de Asterix e Obelix Missione Cleopatra:

Black Jacks na Penny Lane Tavern, vamos sempre lah (o site deles tah fora do ar)

In teoria é um aperitivo, pra mim é um jantar. Uma fatia de pao umbro, cascudo e sem sal, no fundo de uma cumbuca longa de ceramica, coberta de boa e farta mozzarella, cogumelos porcini pequenininhos maravilhosinhos por cima. Chega fumegante à sua mesa. Como diria meu patrao: it's enjoy!

Postado por leticia em 11:10

06.10.02

Finalmente tomei vergonha na cara

Finalmente tomei vergonha na cara e ajeitei o horario do blog, que agora é 'Western and Central Europe' em vez de 'Buenos Aires, Sao Paulo.

Ui, ver Buenos Aires e Brasil assim juntinhos um do lado do outro me dah até calafrios.

Postado por leticia em 14:51

Espero que o Hiro dessa

Espero que o Hiro dessa vez nao faça como duas eleiçoes atras, quando a gente ficou batendo papo no ICQ (ou era IRC ainda?) e ele simplesmente esqueceu de votar.

Postado por leticia em 14:48

Mas isso eu jah sabia.

Mas isso eu jah sabia.

:)))))

Postado por leticia em 09:33

02.10.02

Quer ver uma locuçao interjeitiva

Quer ver uma locuçao interjeitiva que eles usam que eu amo?

- Che ti prenda un colpo! [pronuncia: ketiprendunkolpo!]

Que nada mais significa do que 'que te venha um ...'. Colpo basicamente quer dizer um ataque cardiaco, infarto cerebral ou qualquer outra coisa fulminante. Pode ser substituido pelas formas mais criativas possiveis, gerando otimas combinaçoes. Aqui em Assis o italiano falado é, como em todo o pais, diferente do italiano standard, e o verbo prendere aqui vira pia (acento no a). E eles erram os pronomes, entao vira:

- Che te pie un ...! [kettipìeun...]

Eu aqui jah ouvi as seguintes versoes, uma mais maravilhosa do que a outra:

- Che te pie un vomito!
- Che te pie una colica!
- Che te pie un fulmine! (raio)
- Che te pie una paralisi!

- Che te pie una cosa! (quando no momento nao vem à mente nada de interessante, pode-se usar 'cosa' (coisa) no sentido de um ataque, um treco, um piripaque)

Quero que alguém ouse dizer que 'vai tomar no cu' é mais eficaz. Se bem que eles também mandam as pessoas tomar no cu. Ma va a fare in culo! Que falado fica assim:
- Mavaffanculo!

Postado por leticia em 14:18