27.04.02

Uma das atividades preferidas dos

Uma das atividades preferidas dos italianos é o que eles chamam 'bestemmiare': nada mais é do que adicionar belos adjetivos a nomes santos. Exemplos: Dio sporco (Deus sujo), Dio maiale (porco), Dio stronzo (escroto), Dio schifoso (esse é o meu preferido: nojento), porca Madonna, etc.

***

Essa semana o Silvio (um dos brasileiros da minha turma) me emprestou um CD do Falamansa e um do Gilberto Gil (de forro/baiao, bem entendido, nada daquelas chaturas usuais dele). Mal sabe ele o bem que me fez, salvou meu humor, depois desse clima funebre todo :)

Hoje, vendo um programa meio Discovery Channel, embora obviamente muito tabajara e superficial, aparece, depois de uma curta reportagem sobre os caçadores de sal na Africa, uma sobre Santa Teresa, com bondinho e tudo. Chorei.

Postado por leticia em 18:23

24.04.02

Segunda-feira morreu o avo do

Segunda-feira morreu o avo do Mirco (aquele que em janeiro, embora jah todo metastatizado e semi-devorado pelo cancer capinava a horta e pegava lenha pra lareira). Chegamos na casa dos avos e tinha um monte daquelas velhinhas italianas de saia e sapato de salto baixo rezando um terço. Aih ontem foi o enterro: depois de horas de velorio em casa mermo (um monte de velho em peh no quarto olhando pra cara do morto em silencio - os velhos em silencio, nao o morto - alias, todos em silencio), fomos a peh pra igreja (espetacular! veio ateh guarda de transito parar o trafego pro cortejo funebre passar! nao que tivesse muito trafego pra parar, mas enfim), onde rolou uma missa breve. Depois todos pro cemiterio, que eh novo, e parece um shopping center - absolutamente horrendo. à noite, outro terço. Hoje tem tambem, mas o Mirco se compadeceu de mim e me deixou ficar em casa, em vez de me levar pra igreja pra ouvir ave-maria em italiano - eu que nem em portugues sei rezar.

***

Amanha eh um super hiper mega feriado, e este vai ser o maior feriadao dos ultimos anos (aqui eles chamam de ponte, jah que se faz uma ponte mermo entre um feriado e o fim de semana). Com esta bosta de tempo provavelmente eu nao vou sair de casa. To doida pro sol sair decentemente, tem tanta coisa aqui na Umbria pra ver!

beijos berinjelonicos (fiz um macarrao com berinjela show pro jantar)
leticia

Postado por leticia em 21:02

Gente, plizi, esqueçam o email

Gente, plizi, esqueçam o email da TIM, eu nao consigo entender nada que a mulherzinha diz (quando fala a voz de homem, entao, que acha que estah lendo em espanhol, eu desligo imediatamente - voces sabem como sou alergica a espanhol).

***

Aqui eles comem muito um treco chamado finocchio (leia-se finohquio), que em portugues eh funcho, ou nada mais nada menos do que o bulbo, a raiz da erva-doce. Eh do tamanho e da cor de um repolho pequeno, em camadas como uma cebola, e tem cheiro e gosto de erva-doce. Dizer que eh hediondo seria pouco.

O Mirco eh viciado em finocchio.

Estou curiosa pra saber que doença reumatica eu tenho (os resultados dos exames que eu fiz antes de viajar, lembram, estao alterados - muitos deles estao alterados.), espero o parecer do Telmo, meu professor de Ortopedia. Enquanto isso, hoje esfriou de novo, e minhas maos, alem de absolutamente vermelhas e inchadas nos knuckles, tao doendo PRA CACETE.

***

Aprendi a gostar de aspargo, alcachofra, pao com azeite e um pouquinho de alho, atum. Tudo isso em um mes. Ah, viajar...

Postado por leticia em 20:56

23.04.02

*dois quilometros de gargalhadas* Pra

*dois quilometros de gargalhadas* Pra todo mundo que me mandou email pelo endereço da TIM, mil desculpas, mas eu nao entendi nada!!! Porque o email me vem ditado e nao escrito, e obviamente a mulherzinha italiana da TIM nao consegue ler direito! Esqueçamos o email, vou descobrir um jeito de voces me mandarem SMS. Mas beijos anyway, Dudu, Hiro, Brenda, Cleiton etc.

Postado por leticia em 21:39

Perugia, 22.04.2002 Estou na praça

Perugia, 22.04.2002

Estou na praça central de Perugia, sentada nos degraus da escadaria da igreja, pegando sol, como todo mundo. Quando sai um solzinho a galera, cansada do frio de quase seis meses, sai catando qualquer nesguinha de sol que encontra pela frente. A essa hora (a hora do almoço, ou melhor, aquela pausa depois do almoço) a praça tah lotada, tem gente em todos os degraus, em todas as cadeiras de todos os cafes que rodeiam a praça, tem gente subindo e descendo a rua principal (que se chama Corso Vanucci e eh linda, eh rua de pedestres), gente jogando bola perto da fontana, gente arregaçando mangas e pernas das calças pra pegar uma corzinha (especialmente os estudantes alemaes), gente tirando casacos e cachecois, gente tomando sorvete e tomando agua mineral, infelizmente tem gente (ou seria animaizinhos?) fumando, mas tambem tem gente normal falando no celular, tirando fotografia, lendo jornal, rindo, passeando com o cachorro, desafiando os carros que passam, desfilando enormes oculos de sol coloridos, tem um africano chato que jah veio me encher o saco pedindo uma caneta (eh mole? parece que minha fama de anti-esmola ainda nao chegou aqui), tem meninas de bota com calça Capri, tem menina de saia por cima da calça, tem menino de cabelo comprido com trancinha, tem menino cheio de gel no cabelo (alias, quem vir um menino/adolescente/homem adulto italiano sem gel no cabelo ganha um premio).

Tem uma menina colorida na minha frente. Eu sei que eh alema porque ela sacou da bolsa um dicionario que eu, com meus olhos de lince que enxergam a distancias telescopicas, detectei ser alemao-italiano. Ela tem cabelo laranja, olhos azuis, camisa roxa, casaco azul, calça amarela, meia listrada de todas as cores, sapatos vermelhos. Fiz uma foto :)

Sinto que minhas maos, absolutamente detonadas pelo frio, retornam lentamente à vida com esse solzinho danado de bao.

Postado por leticia em 21:36

20.04.02

Newlands sumiu! Me ligou uma

Newlands sumiu! Me ligou uma vez soh, e me deu um telefone de hotel que nao funciona!
Deixo aqui meu protesto :P

Postado por leticia em 07:01

Ah: como DDI nao eh

Ah: como DDI nao eh brinquedo nao, recebo e-mails pelo celular pelo seguinte endereço:

3331749671@tim.it

Nao eh lindo? Eu tenho um celular com aquele cartaozinho igual o Ronaldinho na propaganda ;)

Postado por leticia em 06:53

Saudade tambem, Hiro(agah-ih-erre-oh) :)

Postado por leticia em 06:51

18.04.02

Ontem foi meu aniversario. Ganhei

Ontem foi meu aniversario.

Ganhei um monte de presentes internacionais: da Hong uma bolsa chinesa, da Rai um colar filipino de perolas lindinho, da Jiulia que eh alema uma torta de pessego que eu obviamente nao comi porque nao tinha chocolate, da Sabine (a canadense-francesa) um livro, do Mirco um sueter da Burberry. Almoçamos todos juntos, voltei pra casa cedo (longa historia envolvendo um seguro-saude pra estrangeiros na Italia), fiz faxina, tomei banho, viemos jantar em Perugia - os de sempre, mais o Daniel que tambem eh brasileiro, de Criciuma. Uma mesa super globalizada :) A atraçao da noite foi a Sabine, que quando bebe fala coisas do tipo 'entao te encontro às 28 horas', ou entao 'ne vale il pene' (vale o penis) em vez de 'ne vale la pena' (vale a pena).

Foi bom :)

***

As caras no trem, no onibus, na estaçao começam a ficar conhecidas. No trem pra Perugia de manha tem a mulher do cabelo bolo de noiva, tem a garota que usa uma base tao escura no rosto que parece que acabou de voltar do Caribe, tem a mocinha que usa um rimel vagabundo que deixa os cilios todos cheios de gruminhos, tem as 3 meninas que se maquiam dentro do trem, trocando produtos Christian Dior pra lah e pra cah (sao todas horrorosas), tem a senhora de franjinha com cara de mexicana, tem as crianças que fazem bagunça e gritam 'Perugia Merda!!!' quando o trem chega na estaçao, tem o controlador dos bilhetes que fala num dialeto incompreensivel, tem o orelhudo e a senhora gorda na bilheteria da estaçao em Assis, tem as duas mulheres simpaticas na bilheteria da estaçao em Perugia, tem o pessoal que atravessa o trem pra chegar no outro binario na estaçao em Perugia, tem uma menina loirinha que sempre chora dentro do onibus, em geral quando fala de meninos, tem o motorista de onibus que erra o caminho uma vez ou outra, tem a senhora gorda e loura que trabalha no departamento de assistencia aos alunos da faculdade de direito (vejo o letreiro no predio quando ela entra), tem a chinesa horrorosa que soh anda de coquinho, tem uma mulher estranhissima que estah sempre de poncho passeando pelos vagoes do trem, tem mais um monte de gente estranha que jah faz parte do meu cotidiano. Eh engraçado :)

A televisao aqui soh fala da greve geral que rolou na terça-feira. Igualzinho no Brasil: a oposiçao diz que o pais parou, Berlusconi disse que a greve foi de 'proporçoes limitadas', a policia jah dah um outro numero intermediario de participantes. A minha vida nao foi complicada em nada, porque minha aula terminava depois das cinco (horario previsto pra volta do funcionamento dos trens e onibus) e soh uma professora deixou de dar aula. Mas a gente ouviu uns gritos de multidao daqui de dentro da sala de aula (estamos bem perto do centro, e a manifestaçao aqui em Perugia foi obviamente na praça principal - que eh linda).

Soh hoje consegui legalizar minha situaçao aqui na Italia. Eh mole? Tutto il mondo è paese, como dizem os italianos (o mundo eh provinciano, ou o mundo eh todo igual, whatever).

Postado por leticia em 15:53

16.04.02

Caçadores do Carimbo Perdido, ou

Caçadores do Carimbo Perdido, ou I've been to Slovenia and didn't even get a lousy t-shirt for my friends

No ultimo fim de semana fomos de carro a Trieste. Ainda bem que fomos seguindo o carro de um amigo do Mirco que tambem ia pra lah, porque o senso de direçao dele eh um horror e era capaz da gente ir parar na Sicilia. A viagem nem eh tao longa (460 km), mas a estrada de Ravenna a Veneza, apesar de SUPER movimentada, soh tem uma pista pra cada lado. Resultado: trafego lento + acidentes ateh nao poder mais.

O pouco que vimos de Trieste no sabado à noite foi o suficiente pra entender que a cidade eh muito bonita e muito limpa. Alias, no dia seguinte confirmamos essa primeira impressao.

Mas o que eh que eu fui fazer em Trieste? Loonga historia, que infelizmente nao pode ser contada em detalhes, mas basicamente eu precisava de um novo carimbo no meu passaporte, com entrada na Italia dia 14 de abril. Como Trieste eh uma cidade de fronteira com a Eslovenia, lah fomos nos. Eu nunca tinha estado em uma fronteira antes, e achei tudo muito estranho. Nao que haja qualquer coisa de especial - talvez seja exatamente por isso. A gente fica morrendo de medo, sem saber o que fazer, pedindo permissao ateh pra estacionar o carro e entrar no free-shop. Vai que na Eslovenia eh proibido, sei lah, estalar os dedos, a gente nao sabe, estala o dedinho da mao direita e vai preso?

Mas no final das contas foi tudo bem, a viagem de volta foi tranquila, fora o transito na Toscana e em Perugia. Chegamos emocionalmente exaustos, mas aliviados. Amanha pego meu permesso di soggiorno.

***

O tempo estah melhorando lentamente. Esses dias tem feito um solzinho, apesar de estar sempre frio em Perugia, venta sempre, sempre, sempre.

Quero fazer um comunicado serio: se voce fuma, eu AUTOMATICAMENTE TE ODEIO. Odeio absolutamente todas as pessoas que fumam no mundo, e quero que vao todos voces catar coquinho num iceberg bem isolado lah nos confins da Groenlandia. E estou falando serio. Te odeio!

Postado por leticia em 21:26

13.04.02

Outro dia um dos cachorros

Outro dia um dos cachorros do Mirco me seguiu, pra variar, ateh a estaçao. Chegando em Bastia (o meu itinerario diario eh Assis - Bastia - Ponte San Giovanni - Perugia), escuto um monte de gente falando como se fosse com uma criancinha: aaaaaah que lindinho, que coisa fofinha, ta sem bilhete, tah, meu amor? De quem eh essa coisa linda?

Era o cachorro. Simplesmente subiu no trem atras de mim na maior naturalidade. Tive que descer em Bastia, pegar outro trem ateh Assis, deixa-lo lah e voltar pra Perugia. Nao eh otimo? :)

O curso eh barbaro. Eu ando sempre com uma Filipina, uma Canadense Francesa, o catarinense Silvio e a Chinesa Hong (cujo nome quer dizer arco-iris). Estou achando tudo otimo.

Hoje estah um sol show de bola, uma brisa fresca... Eh o Sirocco, o vento da Africa, que deixou Roma toda empoeirada ontem, cheia de areia :)))) Depois do almoço vamos à Eslovenia (longa historia).

beijos a todos
leti

Postado por leticia em 11:30

05.04.02

Que frio mais chato, chega,

Que frio mais chato, chega, jah eh abril, pelamordedeus, vai embora, frio!

Depois dessa pequenae suave introduçao, vamos ao post de hoje, que serah breve porque nao tem tanta coisa assim pra comentar:

O curso aqui na universidade pra estrangeiros jah começou, e estou adorando. Tem um pouco de tudo: gramatica, historia, filologia, laboratorio de linguistica (que eh engraçadissimo, parece uma torre de controle da nasa, todo mundo com aqueles fones enormes nos ouvidos, um microfoninho estilo Madonna saindo da orelha, repetindo frases ateh a pronuncia sair direitinho - ou nao!)... O predio eh lindo, como todo os predios aqui na Italia. Mas a coisa mais legal eh, obviamente, a variedade de nacionalidades. Fiquei amiga em particular de uma senhora canadense-francesa que fala italiano com aqueles erres franceses lindos, de uma filipina que se chama Carmina Maria, e de um outro brasileiro de florianopolis. No nosso nivel (o mais avançado, huahuahua) somos 3 brasileiros, e o resto eh uma Babel. Ontem na aula de historia medieval tinha 12 pessoas, de 11 nacionalidades diferentes, indo de turca a estoniana, passando por argentino, armena, polonesa, russa, chinesa, filipina, japonesa, coreana, vietnamita. Muito bom, neh? :) Os japoneses, como sempre, tomam de assalto o lugar - hah duzias deles espalhados por tudo que eh lugar. E tem, obviamente, uma dificuldade enorme pra aprender a lingua, por isso na minha turma nao tem muitos. Tem uma chinesa cujo nome significa arco-iris. E eu aprendi que Filipinas, em lingua filipina, se pronuncia Pilipino. Tambem aprendi que tenho que fechar os ouvidos quando o Mirco ou qualquer amigo ou familiar dele fala, porque o sotaque perugino eh absolutamente HORRENDO. E vou ter aula de linguistica com o cara que escreveu duzias de livros de italiano, inclusive dois que eu usei naquela porcaria de curso no Consulado. Aprendi tambem que os italianos nao comem nada salgado de manha, jogam uns biscoitos/tortinhas/bolo no leite (as xicaras sao grandes como baldes) e mandam ver. E que eles desprezam o nosso paozinho tipo brioche, macio e gostosinho. E que quase nenhum supermercado tem leite desnatado. E que Perugia eh a unica cidade por onde passei onde as pessoas realmente carimbam o bilhete do onibus (eh uma merda, outro dia vi um fiscal pegando um cara que nao tinha validado o bilhete. Tenho que começar a me comportar...). E que todos os telejornais tem uma parte enorme dedicada à leitura das manchetes dos jornais impressos (parece aquele programa da RedeTV! que tem uma criatura que fica lendo reportagens idiotas de revistas sobre novelas e artistas). E que eles nao gostam muito de spaghetti (nem eu, prefiro massas largas ou curtas). E que eles botam polpa de tomate na sopa. E que ninguem bota gelo na coca-cola. E que a pizza se come inteira (vem sempre uma pra cada pessoa), e sempre com a mao, e nem sempre tem queijo. E que um dos cachorros do Mirco odeia presunto mas eh tarado por queijo (vai entender...). E que os italianos comem sempre fruta de sobremesa, mas eh sempre meia fruta. E descascam tanto maças quanto peras (ebaaaaaaaaa, ninguem fica me olhando como se eu fosse uma fresca porque eu descasco fruta tambem). E que os filipinos nao usam faca, cortam a carne com colher (...).

Fiquei sabendo tambem que aquele demente do Kleber faturou aquela grana toda, mesmo sendo um imbecil (ou talvez por ser um imbecil, o que eh ainda mais grave). Acho melhor nem comentar nada, pra nao entupir a tela de palavroes.

muitos beijos tomatinicos e parmesanicos