28.05.02

Meu reino por um limao

Meu reino por um limao galego! Esse diabo de fruta que eles chamam de limao, aquele amarelo com duas pontinhas, é HORRIVEL, tem gosto de bala, eu quero um limao verdeeeeeeeeeeeeeeee

Postado por leticia em 14:39

27.05.02

Na minha turma tem um

Na minha turma tem um indiano que fede mais que galinheiro sujo. Sem brincadeira, eu e Silvio quase morremos intoxicados hoje ao entrar no elevador do qual ele, sozinho, tinha apenas saido. Fora que ele é de uma religiao estranha que nao corta o cabelo; o cabelo dele vai até a cintura, e estah sempre coberto, ou com um turbante ou com um lenço e por cima um boné vermelho (ele fica com a maior cara de sem-terra). Coitado, ele é super simpatico, e fala bem italiano, mas com aquele futum nao dah pra chegar num raio de cinco metros. Dah vontade de dar uma de Michael Jackson e andar com mascara no nariz.

***

Tem uma senhora polonesa absolutamente biruta na minha turma, nao sei se jah comentei. Louca, louca de pedra. Outro dia chegou ao cumulo de dizer ao professor de Literatura Contemporanea que ele estava errado, que seu modo de ensinar nao era escolastico, e que preferia o professor anterior, e que nao sabia por que tinham mudado de professor. Hoje tem aula dele de novo, estou doida pra ver o que ela vai aprontar. Quase todo dia tem showzinho. Aguardo ansiosamente.

***

Dudu... Eu jah vi Star-Waa-aaaars, lalalala-laaaaa... (Mas nao o Aranha. O Aranha aqui soh em junho. O paizinho atrasado esse aqui. Fora que Homem-Aranha em italiano é Uomo-Ragno, pronunciado ranho - essa palavra mesmo, sinonimo de catarro. Eh dose...)

Postado por leticia em 15:47

26.05.02

Soh pra constar: eu também

Soh pra constar: eu também conheço o Hiro.

Postado por leticia em 21:52

Acabei Lessico Famigliare, comecei Gli

Acabei Lessico Famigliare, comecei Gli Indifferenti, de Alberto Moravia.

***

Ontem fui a Spello, cidadezinha aqui perto, com a Ria, a filipina. Nao tem muito pra ver, mas é um lugarzinho lindo, muito charmoso. Fora que o dia tava lindo. Almoçamos bem, e viemos a Assis, que ela ainda nao conhecia, e podia ver sem ter que pagar outra passagem. Explico: de Spello a Perugia, onde ela mora, se passa necessariamente por Assis. Antes de entrar no trem precisa convalidar o bilhete, tem umas maquininhas amarelinhas que carimbam o bilhete com o local e a hora da convalida. E o bilhete vale por até seis horas da convalida. Ora, de Spello a Assis sao menos de dez minutos, entao tinhamos quase seis horas pra ver Assis, e depois ela podia voltar a Perugia com o mesmo bilhete. Bom, né?

Enfim, esse fim de semana teve a reuniao nacional dos Bersaglieri, que sao uma divisao do exército cuja funçao principal é correr, embora NINGUéM saiba me explicar por qual motivo. Usam um chapéu preto com penas de faisao, acho, muitas penas, furta-cor. E a reuniao esse ano foi aqui em Assis. A cidade tava cheia deles (além dos usuais japoneses e alemaes), e toma de musica de banda militar, e toma de gente desfilando com aquele chapéu ridiculo e botas e todo um uniforme pesadissimo pra quem tem que correr, e toma de esposa de Bersagliere com lencinho cor-de-rosa com o nome da cidade de origem. Que mundo estranho.

***

Hoje fiz a massa do almoço. Quer dizer, Arianna começou a fazer, misturando os ovos e a farinha, e depois eu continuei, passei na maquininha e tudo. Eh legal, e nao é tao dificil. Mas pra ter uma idéia de quanto é comum fazer massa em casa por aqui: a mesa da cozinha vem com uma tabua embutida e um rolo, exatamente com este proposito.

***

Semana que vem Mirco vai a um curso na Espanha, e acho que vou aproveitar pra dar uma rodada pela Toscana. Oba!

Postado por leticia em 21:32

23.05.02

Na falta de coisa mais

Na falta de coisa mais interessante pra contar:

Terminei aquela porcaria que eu tava lendo e comecei Lessico Famigliare, de Natalia Ginzburg, muito engraçadinho.

Porcheta é com um t soh, e nao dois.

Esse fim de semana acho que vamos a Urbino, matéria da nossa aula de historia da arte de hoje. Eh uma cidadezinha microscopica mas muito bonita, e excelente exemplo de arquitetura do Renascimento.

Postado por leticia em 14:53

20.05.02

Pois é, entao, sabado foi

Pois é, entao, sabado foi realmente dia de porchetta. Enquanto o Mirco foi a um enterro, eu fiquei ajudando a pegar mesa e cadeira emprestadas do vizinho, limpar as cadeiras, catar pratinho de plastico, varrer o chao da garagem, e todo o tipo de atividade envolvida em eventos sociais deste tipo. E aih começou a chegar gente, chegar gente, chegar gente, e realmente juntou uma bela cabeçada. Tudo isso foi pra comemorar o aniversario do Ettore, o pai do Mirco, que é hoje. Mas foi super divertido. Metade dos velhos (sim, porque aqui soh tem velho, né. De criança soh tinham tres, das quais dois eram gemeos.) eu conhecia do funeral do avo do Mirco, entao soh a outra metade ficou me olhando como se eu fosse bicho no zoologico. Ser a unica extra-comunitaria da cidade dah nisso ;) Nao que eu me incomode, jah me acostumei, e acho até engraçado. Mas enfim.

Enquanto me explicavam como se faz a tal da porchetta, formulei uma teoria gastronomica revolucionaria: italiano é meio chines, eles comem praticamente de tudo. Desde urtiga até orelha de porco. Pois bem. A porchetta nada mais é do que o porco desossado e enrolado como um tapete, posto pra assar por horas a fio. Fica uma delicia, e se come como recheio de sanduiche (num pao obviamente sem sal. Alias, o conceito de pao aqui na Italia deixa muito a desejar, embora todos os outros tipos de massa sejam espetaculares). Uma delicia! Mas lah pras dez e meia eu nao me aguentava mais em pé de sono (porque tinha acordado cedo pra ir a Perugia malhar, isso é que é vontade!) e estava morta, e fui dormir. Mas escutei a farofada lah embaixo até tarde da noite.

***

Aih, ontem à noite, fomos ao cinema mais proximo, na cidade de Bastia aqui do lado (cinema administrado pelo governo, porque o publico é pouco e nenhuma entidade privada seria capaz de pagar o aluguel etc), ver Star Wars Episodio II. Apesar de ser dublado, de ter um som de merda, eu gostei. Eu nao consigo nao gostar, mermo sabendo que nao é lah essas coisas. As roupas da Amidala estao espetaculares! E o Jar-Jar Binks aparece pouco, quase nada. Mas o garoto que faz o Anakin adolescente é meio caixa-eletronico, meio sem expressao. Mas eu gostei do filme sim senhor.

***

Sexta-feira (vejam que blog mais cronologicamente descoordenado...) à noite estava eu jantando e batendo papo na cozinha quando me cutuca a mae do Mirco, Arianna: Olha ali aquele brasileiro, coitadinho!

Era o Rubinho, que recebia o troféu Tapir d'Oro (espetacular!) que o programa Striscia la Notizia (algo do tipo 'destrinchamos a noticia') de vez em quando dah a alguém que faz um ato realmente idiota. A cara do Rubinho foi bem de anta mermo. Recebeu aquele troféu, que eu jah vi inclusive pra vender aqui em loja de quinquilharia, com aquela sua famosa cara de bunda. Heh! :)

***

Na sexta-feira, no trem, terminei o Marcovaldo. Agora estou lendo uma porcaria que a Sabine me deu (ela distribuiu os livros pra galera pra nao ter que levar peso na mala). Chama Heartwood, de James Lee Burke, e se passa no Texas, e é cheio de metaforas idiotas, e um dos personagens é uma india cega de nascença, e o personagem principal se chama Billy Bob, e uma outra se chama Peggy Jean, e a unica desculpa que eu tenho pra estar lendo esta bosta é que livros lidos pela metade me dao nervoso e eu simplesmente TENHO que terminar de ler o que eu comecei.

Postado por leticia em 16:00

18.05.02

A minha academia é muito

A minha academia é muito maneira. Eles fazem um programa de malhation pra voce, e fica tudo armazenado no computador, e numa espécie de chave de plastico que fica sempre com voce. Todos os aparelhos tem um lugar pra enfiar a chavinha, e na tela aparece o que voce tem que fazer, quantas repetiçoes, e qual é o proximo exercicio. Tambem conta as repetiçoes, pra voce nao se perder (eu sempre me perco, acabo fazendo demais ou de menos). Eh muito Sao Paulo, né nao?

***

Hoje o pai do Mirco resolveu juntar uma cabeçada pra comer a tal da porchetta, que seria tipo um leitao à pururuca soh que nao eh leitao, eh porcao, e nao é bem pururuca. O bicho estah no forno desde ontem, um forno enorme, de jardim (eu nem sabia que existia forno de jardim, mas existe, e funciona a lenha). Segundo a mae do Mirco, devem vir umas 70 pessoas. Medo.

***

Enquato isso, hoje fui entregar flores na casa de um amigo do ex-chefe da irma do Mirco. O companheiro desse amigo, jah velho (me desculpem, mas pra mim velho viado é o fim da picada, o homem tinha quase 80 anos e vivia com um companheiro. Eu acho muito engraçado), morreu, obviamente de AIDS, e o enterro é hoje. A unica floricultura aberta em Perugia tem como unica funcionaria/diretora/proprietaria uma senhora que além de ser obviamente maluca estava muito resfriada, e se recusou a ir entregar as flores. Lah fui eu, entregar o raio do bouquet. Eh mole?

Postado por leticia em 14:51

17.05.02

Ontem fez calor em Perugia!

Ontem fez calor em Perugia! Calor mermo, eu dentro do onibus, parada no engarrafamento, o sol na minha cara, cozinhando! Me lembrei dos tempos de Andrews, quando pegavamos, eu e Erica, o 157 pra voltar pra casa na hora do almoço. A gente assando, morrendo de fome, suadas, fedidas, e a Sao Clemente toda parada. Mais ou menos isso.

***

Também ontem comecei a malhar. A academia é toda high-tech, gostei. O pessoal é simpatico, as aulas sao otimas, o equipamento é novo.

Estou toda doihda, mas feliz.

Postado por leticia em 09:19

15.05.02

Um sol em Roma! Fui

Um sol em Roma! Fui encontrar a Erica e o marido, a cujo casamento nao pude estar presente, por motivos geograficos. Um camelo italiano perto do Castel Sant'Angelo nos escuta falando portugues, vira pra mim e solta:
- Cala a boca, Magda!

***

Como é bom ser capaz de reconhecer de longe uma cidade, mesmo sem nunca ter passado por ali de trem, ou sem conhecer bem a cidade :) De loonge, looonge, de dentro do trem, vi uma fortaleza lah no alto da colina (sao tantas colinas, e tantos castelos), pensei: Spoleto. Dito e feito. Fiquei feliz. Sou boba, né :)

***

Comi queijo sentada na Piazza San Pietro, pegando sol :) Alias, estou com um bronzeado que em terras tupiniquins jamais obtive. Bronzeado de Roma é muito mais chique que de Copacabana, admitamos.

***

Conselho: se for a Roma, perca-se! Eh muito bom se perder em Roma!

***

Momento radio-relogio: maquiagem em italiano é 'trucco'. Nao consigo imaginar um sinonimo melhor pra maquiagem do que truque.

***

E o momento literario: terminei La Coscienza di Zeno no trem, e comecei Marcovaldo, de Italo Calvino.

***

E o momento gostaria de poder estar em dois lugares ao mesmo tempo: perdi uma festa super tradicional em Gubbio, aqui perto de Perugia. Nao sei bem o que é, mas sei que envolve figurinos medievais (*lambe os beiços*) e uma competiçao entre os grupos rivais.

***

Momento too much information (mas nao resisti, estou loquaz hoje, é a atmosfera [finalmente] primaveril): comprei uma lamina de barbear, obviamente nao pra me barbear mas pra raspar as pernas, todo futurista e cheio de guéri-guéri, como diz meu pai. Todo 'menininha', em vez daqueles prestobarba vagabundos que eu usava ;)

Postado por leticia em 22:14

12.05.02

Outro dia abro a revista

Outro dia abro a revista Panorama (a Epoca deles) e leio um artigo de duas paginas sobre... mosquitos, que aparentemente sao uma praga por aqui, e a cada ano a coisa piora. Tudo completinho: nao deixar recipientes que possam juntar agua parada, usar mosquiteiro e repelente, aquela lenga-lenga toda. Tem que rir pra nao chorar.


***

Outro dia fui cortar o pao pro jantar e achei meio escuro. Depois fiquei sabendo que era feito com farinha de trigo moido em moinho a agua. Barbaro!

***

TODOS os programas de televisao aqui tem garotas pouco vestidas e rebolantes. TODOS. De programa de receita a quiz show. Deprimente.

***

O horoscopo que aparece sempre na televisao eh de rolar de rir. Pra quem acha que o horoscopo do Globo é ambiguo, lah vai a previsao de Aries de ontem:
Nao falar de trabalho em reunioes de amigos. As opinioes poderao ser contrastantes.

Postado por leticia em 12:20

08.05.02

Ontem terminei 'Teodora', um livro

Ontem terminei 'Teodora', um livro sobre a Imperatriz de Bizancio, mulher do imperador Giustiniano. Antes li 'La Vita Quotidiana nel Medioevo', um livro escrito por um frances fodao que dah aula de Historia Medieval em Paris (coitado). Livro muito muito muito interessante; eu sempre quis saber o que vestiam, o que comiam, o que faziam etc as pessoas na Idade Média. Um livro muito esclarecedor, uma aula de Historia muito leve e agradavel. Ontem comecei 'La Coscienza di Zeno', de Italo Svevo, obrigatorio pra disciplina de Literatura Italiana Contemporanea, e que logo de cara nao me agradou muito. Comecei também 'Storia Medievale', de Massimo Montanari.

Isso obviamente nao interessa a ninguem a nao ser a mim merma. Gosto de listas, principalmente de listas de coisas de ler.

Postado por leticia em 14:47

Que tempo de merda. Chove,

Que tempo de merda. Chove, venta, faz frio. E eu aqui com duas horas pra matar depois dessa hora de internet, até o inicio da aula de historia da arte. Oh vida, oh céus.

***

Preciso saber se um celular precisa ser tri-band pra funcionar no Brasil. Estou usando um tijolo Motorola (o perseguiçao...) velho do pai do Mirco que pesa meia tonelada e funciona super mal (o sistema de SMS é meio portugues, voce tem que digitar o numero do telefone pra onde quer mandar a mensagem, mesmo que ele esteja na memoria do telefone. nao existe uma opçao de enviar mensagens pra numeros da memoria. é mole?). Preciso urgentemente comprar um outro, mas ninguem aqui, obviamente, sabe como funciona o sistema no Brasil, ou seja, nao sei qual modelo posso comprar. Alguem poderia me fazer o favor de procurar saber isso pra mim, antes que eu ganhe uma hernia de disco de tanto carregar esse peso telefonico?

***

Que desespero de comer Nutella, putz! Mas hei de resistir bravamente. (Ontem jah nao aguentei e tomei um sorvete de nozes divino.)

***

E que angustia de nao poder ir ao casamento da Erica!

***

E hoje vou dormir debaixo do edredom de pena de ganso, huahuahuahua! Que chato :)
O frio, depois que se chega em casa, tem suas coisas de bom ;)

Postado por leticia em 14:42

07.05.02

Momento radio-relogio: Voce sabia que

Momento radio-relogio:

Voce sabia que em polones soh existem tres tempos verbais (obviamente, passado, presente e futuro), e que as variaçoes entre esses sao feitas com as malditas declinaçoes? Ah, e todas as palavras em polones sao paroxitonas.

Postado por leticia em 15:01

Nesse fim de semana eu

Nesse fim de semana eu descobri que a casa do Mirco nao tem duas cozinhas, tem tres. Diz a mae dele que no verao, quando é muito quente (embora nenhum deles saiba me dizer o quanto é 'muito quente', que pra mim é muito relativo), eles comem nessa outra cozinha/copa que é tipo um porao, onde eu nunca tinha entrado antes. Pois bem, no sabado a mae dele foi fazer pizza, e me levou lah pra baixo pra ajudar e aprender. Eu entro e vejo logo de cara tres presuntos defumados enormes pendurados, perto de varios salames feitos em casa (ficam embaixo das cinzas do fogo pra cozinhar/defumar/sei la). Varios vidros enormes de compota de fruta feita em casa. Varios vidros de banha de porco feita em casa. Varios vidros enormes de molho de tomate feito em casa. E uns pezinhos de manjericao no quintal.

Muito maneiro :)

Postado por leticia em 15:00

Ontem, numa inacreditavel palestra sobre

Ontem, numa inacreditavel palestra sobre tratar por tu ou voce (...) aqui na universidade, fiquei sabendo que em Portugal 'voce' é mais formal do que 'tu' e menos formal do que 'o senhor' ou 'a senhora'. Isso depois de conter as risadas, ouvindo um italiano falando portugues com sotaque de Portugal.

Isso é que é discutir o sexo dos anjos, né nao?

Postado por leticia em 14:53

O frio meio que voltou,

O frio meio que voltou, e eu estou de dieta. Desnecessario dizer que meu humor estah o pior possivel. Vai todo mundo pentear macaco.

Postado por leticia em 14:07

02.05.02

Espetacular artigo da Caros Amigos

Espetacular artigo da Caros Amigos sobre a farofada no Oriente Médio. Dica do Claudio, cujo blog, alias, leio sempre, embora ele nao saiba, e normalmente me faz chorar de rir.

Po, agora me bateu saudade do Claudio e do Zé, simplesmente as duas pessoas mais absurdamente engraçadas que eu jah conheci :) (peçam pro Zé contar o dia em que viu um palhaço pegando um taxi na rua).

Postado por leticia em 18:07

Ah! Cortei o cabelo! Estou

Ah! Cortei o cabelo! Estou linda :)

Postado por leticia em 17:51

Ontem, dia do trabalho, foi

Ontem, dia do trabalho, foi uma mega comemoraçao por aqui. Os restaurantes absolutamente lotados e absolutamente barulhentos, um transito horrendo, aquilo de sempre. Eles comemoram bastante, fiquei impressionada. Varias manifestaçoes tambem, contra as novas leis trabalhistas e de aposentadoria (does it ring a bell?).

***

Anteontem descobri um novo sabor de Pago (suco de fruta em garrafinha de vidro que se acha em tudo quanto eh boteco): manga com maracujah! Maravilhoso! E olha que eu nem gosto de manga. Mas soh de ver o desenhinho do maracujah no rotulo (e o nome tambem, que eles nem traduziram, uhuuuu) jah quase morri de felicidade. E o bichinho eh bom que doi. Soh eh super dificil de achar, nem no IperCoop, que eh o maior centro comercial da Italia central, eu achei o coitadinho. Mas aquela garrafinha jah deu uma matada de saudade basica :)

***

E hoje recebemos uma maravilhosa noticia: em vez do maluco que deu a ultima aula de Historia da Arte pra gente semana passada (um idiota de voz fininha que fica sentado no trono o tempo inteiro recitando os textos dele lah), vamos ter aula com um cara super simpatico, que resolveu que vai passar esse mes agora analisando a historia da arquitetura italiana :) Hoje jah fizemos um giro pelo centro de Perugia, com ele explicando as coisas todas. Impressionante como uma boa informaçao muda completamente a cara daquilo que vemos quotidianamente. Descobrimos mil relevos nos cantos das paredes, entalhes na parede externa dos edificios que nada mais eram do que medidas oficiais antigas pros mercadores nao roubarem quando mediam tecido, fios etc (tem entalhes de um metro e de meio metro), simbolos em alto-relevo das associaçoes profissionais... Fora que andar por esses lugares aqui na Italia eh uma senhora aula de historia.

***

Descobri um lugar bem no centro de Perugia que vende feijao preto (que eles chamam de feijao mexicano). Mas no momento estou absolutamente obcecada com a vontade de comer quibe. A vontade bateu ontem, quando descobri um pezinho de hortela no jardim enquanto ajudava a mae do Mirco a arrancar as ervas daninhas. E a vontade ainda nao foi embora. Mas o trigo pra quibe nao se acha nem por um decreto. Alguem se prontifica a me mandar um quilinho pelo correio? ;)

***

A Irina, uma amiga grega, vai fazer um jantar grego pra gente qualquer dia. Hmm :)

***

Estou muito bem, obrigada :)
beijaozaozaraozaozao
leti

Postado por leticia em 17:48