30.01.02

Quer saber uma das (muitas)

Quer saber uma das (muitas) coisas que me deixam loucas? Gente que disponibiliza e-mail pra facilitar a sua vida e te poupar a chatura de falar no telefone, mas não te respondem. Estou há dias mandando e-mail pro CREMERJ pra saber como se cancela um registro, e quem disse que eles respondem? Enquanto isso, eu, que absolutamente ABOMINO resolver qualquer coisa pelo telefone e abomino mais ainda encarar um buzão neste calor até a Praia de Botafogo, onde fica o CREMERJ, vou ficando com a anuidade atrasada. Não quero nem saber - duvido que eu seja a única (pseudo)médica inadimplente no Rio de Janeiro... ;)

Postado por leticia em 18:33

29.01.02

Não sei quem foi (ou

Não sei quem foi (ou quem foram) que escreveu, mas me lembro de ter lido alguma coisa a respeito de uma teoria de que o destino de tudo que é país quente é ser forever subdesenvolvido. Não me lembro nem dos argumentos - a verdade é que nem são necessários argumentos, basta sair na rua num dia senegalesamente quente como hoje (e ontem, e provavelmente amanhã, e depois, e semana que vem... ô verão longo, putz) que fica perfeitamente claro que é impossível se esforçar um mínimo além do necessário com essa temperatura lá fora. Tudo fica prejudicado, desde o raciocínio até a movimentação no espaço. Alguém precisa inventar o ar-condicionado portátil, faz favor.

Nem precisa comentar que até agora não assimilei a idéia de estar de volta ao Brasil, né. Tudo bem, eu tava com saudade de botar umas roupas de menininha, saltinho, sainha. Mas passar hidratante depois do banho e já me sentir melada de suor é o fim da picada.

Postado por leticia em 23:05

19.01.02

Colóquio inacreditável apenas ocorrido aqui

Colóquio inacreditável apenas ocorrido aqui na ruazinha onde levo meu cachorro pra brincar.
[Introdução]
Como a maioria dos cachorros, o Legolas também tem tara por gatos. O objetivo dele é fazer o gato correr, pra depois ele correr atrás. Já testemunhei a seguinte cena várias vezes: o gato sentado no meio da rua e o Legolas sentado do lado, latindo, esperando o bichinho correr. Os gatos se escondem debaixo dos carros, e o Legolas fica latindo até o bicho sair dali debaixo, o que pode levar dias. Não querendo que ele ficasse latindo e incomodando a rua inteira, peguei um gravetinho e joguei no gato (qualquer pessoa normal há de convir que gravetos NÃO machucam). Aí começou a coisa: um cidadão, bem malandro, que estava entrando no seu carro na rua, inicia o contato:
- Não faz isso com o bicho não!
eu: "Não tô machucando, é só pra ele sair daí e o meu cachorro parar de latir."
"Deixa o gato quieto, os gatos moram aqui, a rua é deles!"
eu (absolutamente estupefata com esta afirmação absurda): "Como? Cê tá maluco? Esses bichos fazem barulho a noite toda, ninguém dorme nessa rua, eu não tô nem machucando o bicho, cê tá reclamando do quê?"
ele: "Se os gatos te incomodam, se muda!"

Peço a vocês que releiam essa frase para entender o impacto da coisa.

"Como é que é? Quer dizer agora que os gatos são mais importantes que as pessoas que moram na rua?"
Pensei com meus botões, mas nem se eles pagassem IPTU!

A criatura me vem com ameaças:
"Eu trago meu Rottweiler aqui e ele vai destruir o seu cachorro!"

Eu, pensando:
"Perco o cachorro mas fico rica, Rottweiler tem que andar de mordaça, duvido que o seu ande. Ter juiz na família é ótimo!"

Cara, na boa... Ainda estou salvando os gatos de infarto agudo do miocárdio, a única hora em que eles fazem exercício é quando fogem dos cachorros. Não têm nem o trabalho de caçar, porque tem um monte de imbecil aqui na rua que dá comida pra eles. Isso porque gato é o bicho mais esperto e independente do mundo. Agora, 'os gatos moram aqui' realmente foi demais. As pessoas tão ficando MUITO estranhas ou é impressão minha?

Postado por leticia em 21:48

15.01.02

o filme Acabo de voltar

o filme

Acabo de voltar do cinema com Hiro, e obviamente quando digo 'o filme' me refiro ao Senhor dos Anéis. Não gostei. Eu e japa conversamos longamente a respeito, e a conclusão é a de que sou incapaz de dar uma opinião imparcial, depois de ter lido os livros cerca de 12 vezes. Ou seja: não consigo imaginar como é ver o filme sem ter lido os livros. A impressão que eu tive foi a de que ficou muita coisa no ar, sem explicação; o ritmo é muito corrido; tem muito nome, e pra quem nunca leu fica meio complicado; pra quem nunca viu um mapa de Middle-Earth fica muuuito complicado entender de onde e pra onde a galera tá indo. Agora, visualmente, é espetacular. As tomadas são lindíssimas, o figurino é de chorar de emoção (e eu já nem gosto de figurino...), os cenários são belíssimos (nem precisa dizer que eu tenho todos, ou sob forma de cartão postal ou em livros, ou em mapas, ou de fundo de tela no computador). Muito, muito bonito, mas não gostei não. Agora vou ter que ler os livros de novo pra poder desassociar a imagem daquele mongo do Elijah Wood como Frodo.

Pra completar, Hiro ainda me põe Roberto Carlos pra tocar no carro! Piquei muita salsinha na tábua dos dez mandamentos, né não? ;)

Postado por leticia em 05:25

14.01.02

Rio de Janeiro Pois é,

Rio de Janeiro

Pois é, voltei... A ficha ainda não caiu, mas eu estou aqui, achando tudo muito estranho, achando minha cama muito baixa, meu quarto muito diferente, embora saiba que não tenha mudado nada, estranhando a voz dos jornalistas falando português na televisao (no momento está ligada na RAI, um programa que eu sempre assistia lá), estranhando os acentos do teclado no lugar certo, estranhando o mouse (Mirco é canhoto e eu já tinha me acostumado com os botoes invertidos do mouse dele), estranhando o pão macio que eu vou comer agora no café da manhã. Mas as coisas vão se ajeitando com o tempo :)

Postado por leticia em 10:29

12.01.02

Po, tenho andado na maior

Po, tenho andado na maior pilha pra escrever, e essa bosta de blog soh me decepcionando. Vejamos se eu me lembro do que queria ter escrito...


Dia 6 de janeiro foi dia de Epifania, e aqui rola um treco que eu nunca tinha ouvido falar: tem a tal da Befana, uma bruxa que dah brinquedos e doces pras crianças boas e carvao pras crianças mas. A Piazza Navona, no dia 4 em Roma, tava cheia de barraquinhas no melhor estilo quermesse vendendo basicamente Befaninhas de todos os tipos e tamanhos, mas como cameloh estah na moda, tinha duzias de barracas vendendo de bones do Roma a coisas de comer, passando por bijuterias e baloes das SuperPowerpuff Girls.

Estou adorando esse negocio de lareira. Eh meio que nem aquario, voce fica olhando o fogo e vai te dando um soninho... Jah estou craque em acender a bichinha (tu pensa que eh facil? tem a maior tecnica). O chato eh ter que descer com essa friaca braba pra pegar lenha do lado do galinheiro, e voltar carregando aquele peso todo. Todo dia. Eh meio sucks. Os cachorros eh que gostam da lareira; o Leo (Leone, pequenininho e preto, de onde tiraram o nome dele eu nao sei) deita ali do lado do fogo e tira o maior ronco.

Realmente esse pais eh o oh do borogodoh. Sabe o que os cachorros comem? Massa. Nos supermercados tem uns sacos enormes de massa de todos os tipos, spaghetti misturado com fusili, cada um de uma cor, especialmente pra cachorros. Acho que sao sobras, ou feitos com um grao de qualidade pior, sei lah. Muito engraçado!

E sabe o que os nenens comem? Papinha basica, tipo creme de arroz etc, mais comida de potinho sabor carneiro (socorro), com azeite e parmesao! Parece ateh uma paciente de 2 anos que eu peguei uma vez no hospital, e que tomava feijoada na mamadeira.

Eles tomam vinho em absolutamente todas as refeiçoes, isso todo mundo sabe. Mas misturam agua no vinho (com ou sem gas, alias, como eles gostam de agua com gas, eca), botam suco no copo ainda com um restinho de vinho, botam coca-cola no copo ainda com restinho de suco e vinho. Eita farofada.

Italiano nao sabe fazer fila. Simplesmente nao conseguem ficar parados um atras do outro. As filas tem o aspecto geral de um grande coagulo, uma aglomeraçao amorfa de gente que fala, fuma, ri, gesticula loucamente. Eh engraçadissimo! Fora que se demorar muito eles começam a rodar a baiana. Me diverti horrores outro dia no correio (o correio tambem eh banco, entao as filas sao homericas), os velhinhos reclamando, os jovens reclamando, criança chorando, aih entra um cara dizendo que tinha um carro bloqueando o carro dele, o dono do carro bloqueador jah tava no caixa e pediu 32 segundos (juro que ele falou 32 segundos), o outro ficou puto, chamava o velho disso e daquilo, o outro lah fora buzinava, uma coisa de louco :)

Tah rolando o maior stress aqui com o lance da seca e da poluiçao, que alias estao inter-relacionadas (eh assim que se escreve?). Nao chove decentemente hah meses, e jah falta agua no norte do pais. O ar nas grandes cidades estah absolutamente poluido, e eles tao começando a fazer rodizio de carro, que obviamente ninguem respeita, nem de longe. O governo bota à disposiçao da galera onibus que vao da periferia ao centro (se chamam navetta), implora pra galera deixar o carro em estacionamentos e pegar as tais navetta, mas quem disse que o povo obedece? Cara, eles sao uma comedia.

Os velhos italianos nao morrem jamais. Ontem à tarde, na casa dos avos do Mirco, eu olho pela janela e vejo a seguinte cena: o avo do Mirco, que tem algo perto dos 600 anos de idade, cancer disseminado (alias, a historia dele eh barbara, participou das duas guerras, andou da Africa ateh a Italia a peh, depois que saiu da prisao na Africa), CAPINANDO A HORTA, naquele frio. E avoh dele, que deve ter uns 599 anos, me entra pela varanda com um pedaço de lenha maior do que ela. Eh mole?

Bom, quanto a mim, nos ultimos tres dias trabalhei de babah pro priminho do Mirco, um garotinho de 7 meses que ri à toa mas absolutamente se recusa a ficar parado. Minha coluna estah em frangalhos, e minha paciencia idem. Mas ao menos foi uma graninha extra :)

Ontem de manha fui a Perugia de novo, um frio do cacete, meus pes e orelhas absolutamente congelados e desprovidos de sinais vitais. Fiz a inscriçao no curso avançado de italiano e cultura italiana, ou seja, dia 1 de abril (ha ha ha) iiiiinfelizmente (HAHAHA) tenho que estar de volta à Italia pra um curso de seis meses, pelo menos. Chaaaaatoooooo...

Amanha de manha estou voltando pro Brasil. Que vontade de comer pao de queijo, caramba!

baci a tutti

Postado por leticia em 11:48

05.01.02

Ontem fui a Roma encontrar

Ontem fui a Roma encontrar Luciana. O objetivo na verdade era encontrar a Valeria antes dela ir embora, mas quem disse que eu consegui achar a menina na quinta-feira? Acabou que rodamos, rodamos, nao fizemos nada de interessante (nao que andar em Roma nao seja interessante, eh modo de dizer, voces me entenderam), tava um frio do cacete, mesmo em Roma, que em geral eh mais quentinha. Dormi no albergue da juventude, como nos velhos tempos ;) Caramba, parece que foi hah uma vida atras que a gente dormiu dez dias seguidos naquele pardieiro, tomando aquele cafeh da manha de merda... Pelo menos mudaram o tipo de pao, o de hoje ateh que era bem razoavelzinho. Conheci uns brasileiros que tavam saindo de Roma dizendo que eh uma cidade tipo one-day trip. Nao tem que encher de porrada esse tipo de pessoa que faz um comentario desse genero? Precisa dizer que eram paulistanos? Nao, neh? (sem ofensa, Hunka e familia, Carol, Grace etc).

Aih hoje fui tomar banho no hotel da Lulu (eu tinha que lavar o cabelo, e eh um processo jah bastante complicado sem ter que ficar pulando no chuveiro pra nao morrer de frio, porque entra vento pelas frestas das janelas enormes do banheiro), depois fomos passear no bosque, resolver umas coisas (que acabou que nao resolvi foi nada, a Varig tava fechada), comprar uns macarroes maneirissimossssssssssssssss (e meio pornograficos), achamos o restaurante do Fabrizio, comemos suppli. Basicamente fizemos um giro, a cidade tah cheia de turista, principalmente os japoneses, que ficam sempre nos hoteis mais caros e alugam onibus pra ir comprar na Gucci e Prada e afins. Aliasssssssss comprei um anel na Furla que eh o bichoooooooo (dica de Lulu). Bateu uma crise de futilidade grau Barra da Tijuca, sei lah.

Mas entao... Meu trem pra Assis, que faz conexao em Foligno, atrasou (obvio), Mirco me pegou em Foligno senao eu ia esperar a tarde inteira pelo outro trem, fomos comer um troço chamado piadina, que eh tipo uma massa de pao metida a crepe, muito gostosinha a bichinha. E agora nao estamos fazendo nada de especial, talvez role uma night. MEDO DA NIGHT EM ASSISI (repito, terra de Sao Francisco).

Postado por leticia em 20:49

01.01.02

Eles aqui todos usam uma

Eles aqui todos usam uma mochila chamada Invicta, que ao que parece nao tem dois modelos iguais. Sao todas enormes, ridiculamente coloridas, uma coisa estranhissima. E tem a moda dos cabelos, com gel emplastrado na testa e arrepiado atras. E os casacos que parece edredom de matelasse, fica todo mund parecendo bonequinho da Michelin. Mas o bicho eh recheado de pena de ganso, esquenta mermo. E a onda agora eh o capuz ter borda de pelo. Outro dia rolou um escandalo na TV, descobriram que muitos desses casacos com pelo usavam pelo de gato e cachorro, foi um fuzue danado.

E o euro? Eh engraçadissimo, eles tao numa paranoia absoluta. Coitados, nunca tiveram que lidar com centavos, estao absolutamente desesperados, a lira eh uma das mais antigas moedas da Europa, se nao a mais. O governo paga curso de euro pros idosos e comerciantes, tem livrinhos e cartazes explicativos em tudo que eh lugar... Pra nos brasileiros que jah mudamos de moeda ene vezes, dah ateh vontade de rir. Mas eu paro e penso em quanto eh impressionante uma cabeçada tao grande (300 milhoes de europeus em 12 paises) passar a usar a merma moeda, o poder da coisa, e o tamanho do esquema economico que teve que ser ajeitado pra botar a coisa pra funcionar. E agora tem o termo extra-comunitario (somos nos, pobres mortais, distantes da comunidade europeia) pra fazer o complexo de inferioridade crescer. Nao soh somos sottosvilupati (subdesenvolvidos) mas agora tambem ganhamos o titulo de extra-comunitarios. Mas pelo menos Buenos Aires nao eh no Brasil... ;)

Postado por leticia em 20:23

Assis Como foram de Ano

Assis

Como foram de Ano Novo? Bem? Melhor que eu, acho meio dificil, mas enfim ;)
Aqui tah um frio do cacete, hoje almoçamos na casa dos avos do Mirco (aquele cappelletti basico feito em casa, mais peito de peru grelhado na lareira, que chatoooooooooo), depois fomos ao lago Trasimeno, em Perugia. Tem uma ilhota no meio (Isola Maggiore) que tem um castelinho e coisa e tal, bem bonito, e o dia tava lindo, um por-do-sol deslumbrante. Soh que perdemos o barco das 5:30, tivemos que entrar num boteco (obvio que boteco e modo de dizer) pra esperar o das sete, um frio do carambaaaaaaaaaaa, - 2 graus, umidissimo, no minimo traumatizante :P Agora estou esperando ele terminar de fazer uma sopinha basica, com galinhas da casa (tem galinheiro, coelheiro, horta. Ele fala assim: vou ali buscar manjericao e jah volto. O 'ali' eh o quintal.) e verduras da casa. O vida dura.

Cruzem os dedinhos por mim, começo a catar emprego por aqui.

Ah... E pelamordedeus, parem de me escrever dizendo que no brasil estreia o senhor dos aneis que provavelmente eu jah vi... Aqui soh sai dia 18 de janeiro, pode? Estou me coçando de curiosidade. Se for uma merda, me avisem - nao que eu nao vah ver, mas enfim, eh sempre bom saber.

Postado por leticia em 20:11