Elena Ferrante que se cuide

Deixa eu contar a minha saga italiana de hoje.

O lance é o seguinte: na Itália, como em muitos países europeus, os correios (Poste Italiane) também funcionam como banco (BancoPosta). Na Itália as Poste Italiane também funcionam como operadora de celular (Poste Mobile). Eu tenho conta no BancoPosta desde que fui morar na Itália e quando eles lançaram um cartão de crédito pré-pago, a PostePay (é feminino porque “carta di credito” é feminino), aproveitei e fiz. E quando eles passaram a funcionar como operadora de celular, passei meu chip pra eles, pra facilitar a recarga. Sempre fiz tudo pelos diferentes apps do Gruppo BancoPosta, passando dinheiro da conta pra PostePay e pro celular pré-pago sem problema. Só que conforme novas atualizações dos apps foram saindo, a coisa foi ficando complicada. De modo que agora eu preciso da senha pra usar com o username pra acessar o app, de uma coisa chamada AppPIN que eu não me lembro de ter configurado, mas aparentemente configurei, porque ele não me deixa me registrar de novo, e uma coisa chamada PosteID, idem.

Pra fazer operações pelo app e pelo site você precisa escolher um de três métodos: ou escolhe receber uma OTP por SMS, ou usa esse PosteID que ao que parece é uma espécie de gerador de OTP in-app, ou usa um aparelhinho que parece uma calculadora. Esse aparelhinho funciona assim: você no site ou no app pede pra fazer a operação x, ele te dá um código, você enfia o seu cartão de débito na maquininha, digita o código, a maquininha te gera outro código, você digita esse segundo código no site ou no app, e libera a operação. Parece complicado – e é.

Quando voltei da Itália em janeiro desse ano, tive que reconfigurar o celular todo e ele travou o chip. Eu não lembrava o código pra desbloquear o chip, e na terceira tentativa ele bloqueou tudo e disse que só dava pra desbloquear com o código PUK. Que eu obviamente não tenho, porque ele tá no cartãozinho onde veio o chip há alguns anos, nem lembro onde guardei, e tá na Itália, não aqui. Beleza, o celular bloqueado por agora não me dá problemas, mas vai foder a minha vida quando eu for pra Itália em julho, pois chegar lá sem celular é uma merda.

Tá. Tô eu tentando com uma certa urgência recarregar meu cartão pré-pago pra pagar uma coisa importante online – deveria ser uma coisa simples, vai no app, faz, resolve, show. Mas nãaaaaaaaaaaaaao.

Primeiro que o site tem horário. De madrugada muitas funções são desativadas, inclusive a recarga do cartão pré-pago.

Segundo que o site não é nada intuitivo e você não acha as coisas facilmente.

Terceiro que: pra fazer essa operação pelo app, preciso usar um daqueles métodos acima. O SMS eu não recebo porque meu chip está bloqueado. O PosteID não consigo usar porque aparentemente falta alguma coisa na configuração, e pra resolver isso eu preciso ligar pra lá mas não posso ligar porque o chip está bloqueado porque falta o PUK. Pra recuperar o PUK, preciso ligar pra lá, mas não posso, porque o chip está bloqueado. A maquininha não está vendo o cartão quando eu coloco. OLSEGE, eu já tava às gargalhadas de desespero porque nada do que eu tentava dava certo.
Pedi pra minha cunhada ligar pra lá e tentar se passar por mim pra resolver. Ela liga com os meus dados todos, mas a mulher suspeita que ela não sou eu (ela disse que meio que gaguejou na hora de ditar o CPF) e não deixou ela fazer nada. Implorei pra ela ligar de novo; felizmente a outra pessoa com quem ela falou resolveu e mandou a porra do PUK.

De posse do PUK, desbloqueio o chip. Beleza, agora é mole, vou fazer por SMS.

Não funciona. Diz que o sistema tá com problemas.

Eu continuo rindo loucamente e tento configurar o PosteID. Não funciona porque o app tá instalado tanto no celular italiano quanto no brasileiro, e deu tilt lá – ele fica mandando eu ler o código QR que aparece no app do outro telefone, mas não aparece nada.

A essa altura já tô rindo das lágrimas escorrerem e xingando deliciosamente em italiano. Resolvo voltar praquele instinto básico que tá no DNA de todo brasileiro: a gambiarra. Achando que é mau contato na maquininha, enfio um cartão de visitas por baixo do cartão de débito e a maquininha milagrosamente lê, de modo que consigo finalmente ir adiante com a recarga.

A tela mostra um ponto de exclamação amarelo enorme e os dizeres: “ver mensagem na sua caixa de mensagens”. “Caixa de mensagens” é um link; clico e obviamente vou parar não diretamente na caixa de mensagens, mas na homepage do banco. Lá vou eu procurar a caixa de mensagens pra saber por que a operação não deu certo (afinal de contas, ponto de exclamação amarelo). A mensagem? Sua operação foi concluída com sucesso.

A próxima pessoa que disser que o Brasil é um país atrasado vai levar um tapão na orelha daqueles de deixar surdo a tarde inteira.

3 ideias sobre “Elena Ferrante que se cuide

  1. Estou dando gargalhadas!!! É mesmo de chorar passar por tudo isso pra completar a operacao. Se tem uma coisa que é boa pracarai no Brasil é o tal do internet banking. E desde quando triângulo amarelo significa sucesso na operação???
    Ah, amei o olseje! 🤣🤣

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *