ikea e edredons

Eu sou fã de carteirinha da Ikea. Não porque ache as coisas ótimas; todo mundo sabe que móvel da Ikea é trash, não dura nada e coisa e tal. Na verdade isso pra mim é uma vantagem, porque quando encher o saco da decoração atual não vou ficar com remorso de jogar tudo fora e começar de novo (ao contrário da mentalidade reinante aqui, que ainda prefere coisas que durem a vida inteira. Deus me livre!). A única coisa da nossa casa que não é Ikea é a cozinha, coisa da qual aliás me arrependo porque nenhum outro fabricante de cozinhas tem tamanha variedade de sistemas de arrumação interna. Também não acho as coisas particularmente lindas; fora alguma peça verdadeiramente bonita aqui e ali, com um toque beeeeem diferente e que eu adoro, a maioria é ou totalmente normal, à beira do sem-graça, e há coisas muito feias também. Mas eu gosto da filosofia da coisa toda, de como as lojas são organizadas, das almôndegas, dos preços baixos, da possibilidade de montar as coisas do jeito que você quiser porque tudo é modular e compatível com todo o resto, do jeito que eles criam ambientes lindos com móveis simplérrimos. E dos tecidos. Ai meus sais, os tecidos!

Parece que é uma coisa bem sueca isso de usar tecidos e estampas pra decorar a casa, de mudar a palheta de cores de todos os tecidos de um cômodo pra mudar completamente a cara do ambiente. Então os tecidos são caprichados, bem diferentes, alegres, inusitados. Fiz capas pras almofadas da sala com um tecido branco estampado com silhuetas de animais feitos de origami (não achei no site pra mostrar) bem diferente :-)

Mas a minha atual paixão são as “fronhas” pra edredom. Isso foi uma coisa que eu descobri quando fui à Holanda pela primeira vez, porque na casa da Stefania era assim. Aparentemente nos países nórdicos não se usa o lençol de cobrir por baixo do edredom, mas sim uma espécie de fronhona gigante pra envelopar o próprio edredom, que assim não fica criando mafuá na cama cismando de se separar do lençol de cobrir. Tem uma outra vantagem, que é poder mudar a cara do quarto toda vez que se troca a roupa de cama. E tem outra vantagem ainda, que eu só fui descobrir depois: como não tem o lençol de cobrir, é uma coisa a menos pra ajeitar na hora de fazer a cama, e como o edredom é pesado, ele praticamente vai pro lugar sozinho, você dá uma jogada assim e ele vai! Fazer a cama é vapt-vupt.

Nós fomos outro dia com a Petulla e Moreno & cia e compramos esse, que fica lindo na cama. Tenho três bem alegres pra cama da Carol, dois dos quais não estão mais no site: um com uma paisagem estilizada com céu azul e uma colina verdejante, um com umas árvores estilizadas e compramos mais esse, que fiquei meio com o pé atrás porque parecia sóbrio demais mas no final das contas gostei.

E chega porque esse é simplesmente o post mais mal escrito que já saiu da minha cabeça.

19 ideias sobre “ikea e edredons

  1. Na primeira vez em que viajei pra França fiquei apaixonada pela idéia da fronha pra edredom, mas ainda não existia no Brasil. Alguns (poucos) anos depois, essa mesma idéia começou a ser veiculada por algumas marcas ótimas (e caréeerrimas) como a MMartan, e o negócio virou uma febre aqui no Brasil também. É uma pena que para algumas cidades o edredom só tenha função decorativa (como o Rio), e as estampas ainda sejam muito mais sóbrias que as da Ikea. Pena também que ainda não tenhamos full access à Ikea aqui no Brasil, e precisemos nos contentar com os “primos pobres” que ainda engatinham em matéria de versatilidade, riqueza gráfica (e qualidade, por que não?).

  2. Aqui no Brasil também existe capa (não chamo de fronha) de edredon. Tem na Tok&Stok, na M.Martan, na Alfaias, na Trousseau (onde custa os olhos da cara). É prático lavar apenas a capa e não o edredon todo, mas continuo usando lençol entre um e outro.

  3. D tem esse de bolinhas cinza. Nossos móveis IKEA não acabam e nossa cozinha é de lá. ADORO. Levo do edredom de 10 eurocontos e roupas de cama compatíveis prá todas os meus sobrinhos. E de vez em quando levo um jogo novo. E aqui ainda tem a HEMA, se a gente quiser variar.
    Manda meu beijo prá Stefania.

  4. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas realmente… Eu precisei de ANOS pra aprender a trocar esses diabos de fronhas de edredons! E nunca fico livre deles porque aqui dormimos com edredons faca sol, chuva, neve ou gelo. Nunca compro na ikea porque sou fresca e, apesar de gostar das cores, não posso dormir em cama feita com lençol grosso. Tem que ser percale (grafia sueca) ou algodão fino egípcio. Então só compro essas fronhas nas lojas Hemtex, as quais aliás evito porque saio de lá na bancarrota.

    • Maria, eu adoraria ter a Ikea aqui no Brasil, mas também só uso lençol 100% algodão e de preferência acima de 180 fios. Tem que ser macio e ficar geladinho no verão.

    • Eu tenho a pele super-hiper-mega-uber delicada, ainda mais com psoríase, mas confesso que essas frescuras de tecidos eu não tenho não (tenho outras, lógico). Aliás nem sei o que são os tais não sei quantos fios que se usam como padrão de qualidade… Quanto mais fios melhor, é isso? (olha a tapada)

    • Então tá explicado pq eu não gosto das fronhas da Ikea! Acho as estampas lindas mas o tecido em si é meio grosseiro, pelo menos dos únicos dois conjuntos que eu tenho em casa. E pra trocar dão mais trabalho, são mais pesados.

      • Tem tipos diferentes, Ione. Eu tenho um baratérrimo que tá na cara que é vagabundo (embora eu tenha há anos e não tenha desfiado ou furado ou desgastado nem nada). Tem alguns mais caros, mais leves, mais pesados, mais resistentes… Depende do preço ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *