04.02.06

de novo

Estamos considerando seriamente a possibilidade de ir ao Rio em março. Vai ser uma viagem curtíssima, e Gianni e Chiara querem porque querem torrar no sol em Búzios e/ou Paraty, mas melhor do que nada. Assim que eu souber com mais certeza, aviso quem de direito :)

Postado por leticia em 10:28

22.12.05

Semana que vem a escola não vai funcionar, e vou ter tempo de responder a todos os e-mails pendentes e de sentar aqui pra escrever. Juro.

Postado por leticia em 07:33

10.12.05

quando eu sumo assim, podes crer que é porque engordei.

pelo tamanho do silêncio, dá pra imaginar quanto.

também estou sem tempo, sem vontade e sem perspectiva. quando der vontade eu volto.

Postado por leticia em 14:06

09.09.05

Foi mal aê

Tempo, vontade, assunto, tá tudo em falta.

Postado por leticia em 14:11

21.08.05

jê suizarrivê

Cheguei.

A semana vai ser complicada porque Ettore, Arianna e a avó do Mirco foram pra Holanda visitar a Stefania, de modo que eu e Mirco vamos ter que ficar meio aqui e meio na casa deles, pra tomar conta da bicharada. Aos poucos vou escrevendo e subindo fotos, mas vai demorar. Aguardem e confiem.

Postado por leticia em 18:20

12.08.05

arrivederci!

Ci vediamo quando torniamo.

Se precisarem de mim, estou em leticiadaquer arroba gmail ponto com.

Postado por leticia em 13:09

10.08.05

chata de galocha, capa e guarda-chuva

Olha que nem é falta de assunto não. Ando com mil coisas na cabeça; enquanto dirijo, limpo a casa, passo roupa, durmo, escuto a fita do livro de inglês enquanto os alunos tentam decifrar o que os personagens dizem, enquanto faço tudo isso escrevo inteiros posts, artigos, crônicas, contos, capítulos na minha cabeça. Mas não ando com vontade de escrever. Preguiça, talvez. Cansaço, provavelmente. Falta de vontade mesmo, daquelas que batem e, felizmente, depois vão embora.

Estou relendo Harry Potter and the Order of the Phoenix mas não estou curtindo; na verdade leio querendo acabar logo pra entrar logo de uma vez no Half-Blood Prince e depois nos outros que estão me esperando e nos que a Amazon ainda não entregou. Sei lá, estou esquisita. Quando estou assim, melhor nem escrever pra não me irritar - e nem irritar vocês também.

Mas ontem fiz um cheesecake pro churrasco à americana na casa da Robertinha hoje. Acho que ficou bom. Roubei lá do site da Nigella (London Cheesecake é o nome da receita). Preguiça de linkar.

E, embora não pareça, estou muito animada com a viagem. Pena que não deu tempo de estudar francês tanto quanto eu queria. Fa niente.

Postado por leticia em 19:00

21.06.05

Depois dos muitos episódios de "não consigo enviar e-mail", agora parece que a coisa vice-versou: não estou recebendo nada pelo pacamanca. Como também não estou com tempo de responder, não faz muita diferença. Espero ter um pouco mais de calma amanhã pra postar direito e falar do Batman e do Godfather e do Hitchhiker's Guide to the Galaxy e de outras coisas. Se der, deu, se não der, não deu - vai ficar pro fim de semana.

Postado por leticia em 23:18

11.06.05

Ótimo post da Simone sobre Paris e as italianas bizarras, aqui.

E uma receita da Mary que eu nem ousei dar copy-paste e salvar mas que deve ser o ó, aqui.

E a sempre esperta Carola falando de adaptação, aqui.

E a pergunta que não quer calar, feita pela Fernanda, aqui.

E um pouco de MarinaW, claro.

Pra finalizar, uma pitada de Overheard, que voltei a ler depois de muitos, mas muitos anos de esquecimento de que ele existia. Adoro.

Postado por leticia em 09:07

19.05.05

errata

A dicionárica Lu acaba de informar que serpillo em português é serpilho. É primo do tomilho, e creio que a rima não seja à toa. Mas deve ser o primo pobre, porque eu sempre fui a rainha das ervinhas e nunca-jamais-em-tempo-algum ouvi falar de serpilho. Fisicamente, um não tem nada a ver com o outro. Alguém nessa família andou pulando a cerca... ;)

Postado por leticia em 18:41

16.05.05

êeeeeeeeeeeee!

E vocês tão esperando o quê, crianças, pra dar os parabéns pra Ane e pro Alfredo, que na sexta foram presenteados com a Isabella? Hein? Hein?

Postado por leticia em 16:10

02.04.05

promessinha

Vou tentar botar umas fotos amanhã, tá? Pegamos as fotos do Gianni hoje, e se der tempo amanhã boto alguma coisa aqui. Umas geleiras bizarras, umas raposas, umas emas, umas cascatinhas básicas, tudo muito simples, só pra ajudar vocês a entender os posts, sabe.

Postado por leticia em 00:59

30.03.05

read, forrest, read!

Vocês repararam que já comecei a postar sobre a viagem? Os posts estão enormes, e por enquanto nada de fotos, porque as do Gianni ficaram melhores e ainda não nos encontramos pra eu poder copiar todas pro meu computador. Mas em breve, em breve. Aguardem e confiem.

Postado por leticia em 14:12

14.03.05

fala que eu te escuto

Ah, crianças: enquanto eu estiver fora, é mais fácil se comunicar comigo pelo leticia arroba interludio ponto net (cortesia de Newlands) ou pelo leticiadaquer arroba gmail ponto com (cortesia da Ana - Aliáaaaaaaaaaaas, seu presentinho chegou! Adorei! Ainda vai demorar pra eu conseguir ler, mas eu chego lá :))) Muito obrigada!). NÃO VOU CHECAR O LETICIA ARROBA PACAMANCA PONTO COM, então só escrevam pra lá se não tiverem pressa nenhuma. Também não sei com que freqüência vou conseguir checar e-mail. Sabem como é viagem, né.

Postado por leticia em 09:07

25.02.05

Gente, alguém pode me indicar um bom hotel em Buenos Aires? Andamos dando uma olhada, mas achamos tudo meio cafoninha. Por favorrrrr?

Postado por leticia em 23:44

18.02.05

Sem tempoooooooooooo

Enxaquecadaaaaaaaaaaaaa

Sonhei com um lobo gigante na Gastao Bahiana e os cachorros que se recusavam a entrar no elevador pra fugir do lobooooooooooooo

Acordei cansadaaaaaaaaaaaaaa

Gianni conseguiu passagens relativamente baratas pra Iguaçu, El Calafate e Ushuaiaaaaaaaaaaa

Jantei um McChicken ontem e hoje acordei e fui direto liquefazer-me no banheirooooooooooo
(melhor não saber que coisa metem naqueles hamburgeeeeeeeers)

Traduções infinitaaaaaaaaaaaaas

Frio do caceteeeeeeeeeeeeee

Parabéns pra Daizaaaaaaaaaaaaa que ela mereceeeeeeeeeeeeeee (aproveitem e leiam o resto do blog e a historia do ciganinho eslavo pra voces verem que quando o mundo inteiro tem pinimba com um povo, algum motivo existeeeeeeeeeee)

Postado por leticia em 08:23

14.02.05

leiam

Nao tem como nao rir (e concordar, sobretudo). Ja' vejo meu pai lendo e dando risada e dizendo é isso mesmoooooooo.

:)

Postado por leticia em 14:26

11.02.05

la cicogna...

Vocês já foram dar os parabéns pra Carola?

Postado por leticia em 08:49

09.02.05

Pronto, terminei a mui sem-graça saga Dusseldorf.

Postado por leticia em 10:05

03.02.05

Então vamos ao relato da viagem. Organizei cronologicamente, então dêem um scroll básico ali pra janeiro que vocês vão achar.

Postado por leticia em 11:08

02.02.05

Semana passada fomos televisionalmente massacrados com assuntos Holocáusticos. Eu DETESTO esse assunto. Primeiro porque sempre fui fã de história antiga, medieval, renascimental, e sempre detestei história moderna e contemporânea. Segundo porque a hipocrisia, a visao monoteísta e parcial e a mentirada da mídia sobre esse assunto, com conseqüente ignorância da galera, me dão uma irritação sem fim. Então quando eu leio uma coisa assim (leiam também o outro post do Rafael, "Ainda Israel") é mais que justo que eu bote pilha pra todo mundo ler. Porque nunca é tarde demais pra rever seus conceitos.

Postado por leticia em 08:23

31.01.05

voltei!

mas amanha tem arroz, feijao e farofa pra 9

nao sei quando escrevo

muitas fotos

dusseldorf é legal, pena que é cheia de alemaes

o tempo tava uma bosta

ciao!

Postado por leticia em 19:45

25.01.05

saco

O defeito do meu e-mail é o seguinte: do nada, sem que eu tenha mexido em coisa nenhuma, às vezes no meio do processo de envio de vários e-mails previamente escritos, me abre a seguinte janela no meio da tela:

An error occurred while sending mail. The mail server responded: mail not accepted from blacklisted IP address. Please verify that your e-mail address is correct in your Mail preferences, and try again.

Normalmente ele volta sozinho ao normal em poucos dias, sem que eu tenha que mexer em nada – nem saberia onde mexer, já que não fui eu que mudei a configuração ou causei o problema. Só que dessa vez já tem MUITO tempo e tenho quilos de mensagens pra responder. Alguém sabe o que diabo pode ser isso?

Postado por leticia em 20:26

20.01.05

resposta

Oi Rosemary, tudo bem? Primeiro de tudo, obrigada pela sua educação.

Eu não entendi uma coisa: por que marroquino não é legal, e sim magrebino? Marroquino não é quem veio do Marrocos? Aqui quando usam magrebino é sempre em um sentido muito ambíguo, significando vagamente norte-africano. Como a minha experiência pessoal é com marroquinos mesmo, usei marroquinos.

A história das enfermeiras polonesas me veio à mente ontem porque naquela manhã eu tinha ouvido, na rádio RAI, uma matéria exatamente sobre isso. Agora que a Polônia faz parte da Comunidade Européia, profissionais poloneses que queiram vir trabalhar aqui não precisam mais fazer prova de conhecimentos lingüísticos – uma decisão tão idiota quanto a do Itamaraty, de não mais exigir fluência em Inglês pros novos diplomatas. Não importa de onde vem a criatura; se vai trabalhar num outro país, tem que falar a língua, oras! Nada mais lógico, mas enfim, lógica anda em falta no mundo. O problema é que aqui faltam enfermeiros (faltam tipo 40.000), já que, como no Brasil, e por motivos que ignoro, enfermagem é uma carreira considerada meio, digamos, meio coisa de Suely Maria. E aí neguinho sai pescando enfermeiros em tudo que é lugar, pagando uma baba (já vi anúncios oferecendo € 3.350,00/mês). Só que é uma coisa séria, né. Uma enfermeira que dá um remédio errado, ou faz um curativo errado, ou encaminha um paciente errado pra um procedimento porque não entendeu o que estava escrito no prontuário é uma coisa MUITO grave. Eu nunca tinha ouvido falar dessa história e fiquei meio assustada quando pintou isso no rádio. Mas talvez nem tivesse comentado se não tivesse caído como uma luva pra ilustrar o que eu queria dizer àquela mala que me escreveu.

Eu acho, sim, que a maioria dos extra-comunitários que caem de pára-quedas aqui (ou melhor, vêm de barquinho até Lampedusa) trazem problemas, de verdade. Talvez porque a Itália não tenha ex-colônias, por isso nenhum dos grupos extra-comunitários que vêm pra cá fala italiano, e isso dificulta enormemente a integração. Já falei aqui várias vezes de como é, de forma geral, distribuída a criminalidade aqui na Itália; não vou me repetir. Confirmo o que eu sei a respeito de marroquinos – de outras nacionalidades não posso dizer nada: CEM POR CENTO dos marroquinos que já passaram pela oficina, e são realmente muitos, deram algum tipo de problema, do mais grave, com advogado e Carabinieri e ameaças de morte no meio, à simples encheção de saco. Cem por cento é muito, muito mesmo, mesmo quando a amostra é relativamente pequena. Conhecemos outras pessoas que têm microempresas e contam histórias parecidas, com estatísticas semelhantes. Não dá pra fingir que isso é normal.

Um abraço,

Leticia

p.s.: explica mesmo essa história do magrebino que eu fiquei curiosa!

Postado por leticia em 08:34

19.01.05

como tem gente cri-cri nesse mundo!

Vamos por partes, como sempre.

Primeiro: eu respondo SEMPRE a TODOS os e-mails que me mandam. Quando não respondo logo de cara, é porque o e-mail deu tilt, coisa que infelizmente acontece muito freqüentemente. Qual seria o problema de dizer "não respondo a e-mail"? Assim como deixo bem claro, no TEMPLATE do paca, que não gosto de comments, não teria nenhum problema em dizer que não gosto de e-mail. Coisa mais sem lógica. E depois a idiota sou eu.

Segundo: eu não "não me dei bem" na Alemanha. Não gostei de Berlim, o que é uma coisa totalmente diferente, como qualquer pessoa semi-alfabetizada é capaz de compreender. Depois a idiota sou eu...

Terceiro: se eu falasse só de coisas bonitas e legais, esse seria um blog docinho e fofo. Eu não sou docinha e fofa e minha única intenção é divertir as pessoas – admitam, vocês se divertem, tanto é que continuam voltando. Provas disso são as inúmeras amizades que fiz com Brasileiras Legais que Moram na Alemanha e Não se Acham AAAAAS Alemãs, os e-mails educados e inteligentes que recebo de gente que não concorda com o que eu digo mas acha graça mesmo assim, e principalmente o fato de que a Alemanha é, desde o Incidente Berlim, o segundo país que mais visita o paca. Gozado, né?

As coisas mais engraçadas da vida são as cafonices, as gafes, os imprevistos, os incidentes bobos, as trapalhadas. Qual é o programa humorístico que faz piada de acontecimentos normais? As memórias mais duradouras de uma viagem são as coisas que deram certo ou o que deu errado? Eu falo de coisas boas aqui, sim, falo bem de pessoas sobre as quais tenho algo a dizer, falo de coisas bonitas, de comidas boas, de livros maravilhosos, mas tanto não tem graça que ninguém lembra. Já pararam pra pensar por que eu nunca falei dos meus outros vizinhos? Porque são todos normais. Os únicos vizinhos bizarros e incomodativos que eu tenho são a Suely Maria e seu companheiro com pinta de cafetão. Se eu começar a falar dos outros, que são tão normais que a gente nem lembra que eles existem, isso aqui vai ficar um porre.

Quarto: o botão "fechar" é serventia da casa. Em vez de ficar torrando o meu saco, vá fazer algo de mais útil, ou ler alguém que só escreva coisas com as quais você concorda.

Quinto: se eu caso ou não caso, isso é problema meu. Se todo mundo que não casa começar a ser rotulado disso ou daquilo, vai ser uma beleza. Conheço uma dúzia de brasileiras muito decentes e competentes e que escrevem muito bem em blogs muito badalados que se ofenderiam imensamente com esse comentário idiota.

Sexto: nome cafona não significa NECESSARIAMENTE baixo nível, mas vamos admitir que a probabilidade é grande. Pais bem educados dificilmente botam nomes esdrúxulos nos filhos, e pais bem educados têm mais probabilidade de criar filhos bem educados. Pura lógica, mas lógica requer inteligência, sabe, nem todo mundo é capaz de absorver esses conceitos óbvios. E prestaram atenção naquele "não significa necessariamente..." ali em cima? É importante, viu?

Sétimo: EU dizer que EU sou ex-médica é ofensivo pra quem, cara-pálida? Isso é assunto meu, se EU me formei e resolvi não exercer isso não é ofensa pra ninguém – é uma decisão minha e pronto, e não quer dizer absolutamente nada, a não ser isso mesmo: que eu me formei e resolvi não exercer. Se dizem que o Harrison Ford já foi carpinteiro (ex-carpinteiro, pois), isso é uma ofensa pros carpinteiros do mundo? Ora, por favor, vamos permanecer dentro dos limites da sanidade mental, tá?

Oitavo: parasita quem? Se eu pago todos os meus impostos direitinho e pontualmente, TANTO AQUI QUANTO NO BRASIL? Trabalho feito um cachorro, penso em três línguas diferentes por dia, cuido da casa, faço compras, mantenho vivas as minhas plantas, ajudo na contabilidade, levo a família inteira ao médico e meço a pressão de todo mundo, entrego faturas, pago contas, busco peças, atendo telefone, faço a contabilidade, vou ao banco falar com o diretor, brigo com cliente que não paga, dirijo caminhão e empilhadeira, dou banho nos 4 cachorros, ajudo a plantar tomate e tulipa, faço pequenos consertos em casa, traduzo, ensino, cozinho, organizo, arquivo, escrevo, perco o meu tempo dando satisfação a gente chata, não erro uma crase e ainda me chamam de parasita? E que história é essa de não cuspir no prato em que comi? O governo italiano por acaso me sustenta? Me dá alguma coisa de graça? Eu estou trazendo problema pros outros aqui? Quem traz problemas pro país são os marroquinos que se jogam na frente dos carros pra ganhar indenização, são as enfermeiras polonesas que botam em risco as vidas dos pacientes porque não entendem as instruções em italiano, são os chineses que trabalham por salários de fome e roubam o emprego dos italianos, são os mafiosos do sul que matam a torto e a direito. Tenho todo o direito de cuspir no prato, sim, porque eu ajudei a preparar a comida que estava nele.

E quer saber? Vá encher o saco de outro, faz favor.

p.s.: A data da viagem à Argentina ainda não foi decidida, porque ainda não sei exatamente quando vou poder ir.

p.s.2: No outro fim de semana (não esse, o outro) estaremos em Dusseldorf. Dicas...?

Postado por leticia em 20:41

18.01.05

i 1/2

Ah, meu e-mail deu tilt de novo e nao consigo mandar mensagens ha alguns dias. Assim que meu lindo servidor italiano parar de palhaçada eu respondo tu-di-nho que esta' encalhado na minha inbox, ta'?

Postado por leticia em 09:03

02.01.05

buongiorno!

Existe um modo de tirar os malditos smileys do Messenger? ODEIO aqueles negócios. Hoje a ciência já sabe que smileys ridículos vêm da mesma família que as .gifs animadas. Ambas espécies que deveriam ser extintas na marra. Ô coisas chatas!

Postado por leticia em 08:50

25.12.04

babbo

Ah, hoje é aniversário do meu pai. Mandem uns parabéns pra ele, mentalmente, por favor. Grazie.

Postado por leticia em 09:33

15.12.04

Decidi não comentar o episódio das agências de viagens de Turim e Palermo que levavam turistas italianos ridículos pra comer menininhas pobres e feias, aprendizes de caça-gringo, em Fortaleza. Realmente não há o que dizer. Prefiro ficar quieta.

Postado por leticia em 20:35

Meu e-mail anda estranho e nao deixa eu enviar mensagens.

Postado por leticia em 16:29

26.10.04

Vocês tão esperando o que pra ir lá ler o Serjones, que voltou à ativa?

E já foram dar os parabéns è Ane e ao Alfredo, que estão em dolce attesa?

E por que esses shows ótimos não chegam nunca aqui no interior de Madagascar? (Por falar nisso, a Nana, a.k.a. Merel, é outra que pode entrar pro clubinho Aquela Cachorra da Leticia Não me Ligou Quando Esteve no Rio. Foi mal, filhota querida!)

Postado por leticia em 13:47

18.10.04

sorry, it's all that I can say

Pois então. Tenho zilhões de desculpas a pedir, zilhões de pessoas que eu gostaria MUITO de ter encontrado/conhecido, mas que pelos mais variados motivos acabou não rolando. Tento me explicar: fiquei tanto tempo sem voltar ao Brasil que minha agenda ficou apertada, e as três semanas não foram suficientes pra descascar todos os pepinos e abacaxis pendentes, muito menos pra ver todo mundo que eu queria ver. Fora que nos primeiros dias tive aquela enxaqueca bizarra e inédita, e nos dias seguintes peguei um resfriado chatíssimo. Mas acho que posso citar como causa principal da negligência a minha famigerada preguiça social. Eu detesto falar ao telefone e morro de preguiça de entrar em contato com pessoas. Mesmo pessoas queridas. Sim, minha preguiça chega a esse ponto. Mais do que isso, porém, essa viagem ao Rio foi tão, tão estranha, foi tão realidade paralela, tão portal para outra dimensão espaço/tempo, que não deu tempo nem pra me reorientar, reposicionar meus pensamentos, ajustar as idéias. Foram três semanas desorientada, deslocada, perdidona mesmo. Perdida no limbo. Prometo que não vou mais deixar passar tanto tempo sem voltar, se for possivel. Pra dar tempo pelo menos de organizar as idéias na cachola e não olhar pro William Bonner falando na TV como se ele fosse um marciano, nem esquecer a ordem das ruas transversais de Ipanema.

Minhas desculpas oficiais vão, totalmente fora de qualquer ordem, cronológica, sentimental ou alfabética:

. À Marcinha Aguiar. Shame on me.
. À Cora, que mora do lado da casa da minha mãe. No comments.
. À Carol, que hospedou meu cachorro até minha mãe trazê-lo pra cá. Não tenho palavras.
. À Aninha, pra quem eu mandei e-mail antes de viajar, como pra todo mundo, mas o e-mail voltou e eu só fui ver quando voltei à Itália. Nesse caso tenho como comprovar minha inocência ;)
. À Bia Badaud, com quem excrusive eu queria tirar umas clássicas dúvidas lipoaspiratídicas.
. À minha tia Lourdinha, que eu adoro e não tenho absolutamente nenhuma desculpa pra não ter ligado.
. Ao Telmo, professor de Ortopedia e amigo, que tem uns horários de trabalho bizarros na clínica perto de casa (Ortopedistas Associados, na Miguel Lemos) e eu fui lá procurar várias vezes mas nunca dei a sorte de encontrar.

Provavelmente tem mais gente, mas agora não estou lembrando. De qualquer maneira, quem se sentiu ignorado/abandonado tem toda a razão. Podem me bater. Na próxima vez vou tentar me comportar melhor.

Postado por leticia em 10:52

15.10.04

Cheguei, ta'? So' que tenho ZILHOES de coisas pra resolver e nao tenho a menor idéia de quando vou poder escrever/botar fotos. O tempo horrivel aqui na Italia central também nao esta ajudando (leia-se péssimo humor rondando o meu céLebro). Leguinho esta' lindo, obrigada.

p.s.: O computador foi todo reinstalado e ainda nao ajeitei meu programa de e-mail (Duduzao, esqueci como usar o crack!), por isso sejam pacientes. Com certeza vou atrasar as respostas.

Postado por leticia em 00:05