31.03.03

Tenho que admitir: adoro um

Tenho que admitir: adoro um quiz. Tem um que eu gosto bastante, Eredità (Herança), que tem uma parte que eu adoro: a "sacudida". Sao dadas dez respostas a uma pergunta, e os participantes tem que escolher as que NAO SAO a resposta certa. Outro dia fizeram uma otima: a pergunta era "como se chama o prato lesmas com molho de tomate em dialeto sardo?". Caraca! Mais cabeluda que essa, impossivel! Lembremos que dialeto significa uma outra lingua, e como obviamente nenhum dos participantes era da Sardegna, a coisa foi toda na sorte mermo. Como se alguem perguntasse pra gente como se diz bife com batata frita em russo, sacou? Outra otima: qual atriz foi eleita a QUINTA mais bonita do mundo em uma enquete feita no ano de (nao lembro)? O primeiro lugar geralmente neguinho lembra, mas o quinto é foda!

Foi nesse quiz que eu aprendi que marmellata (e marmalade em Ingles), palavra que significa geléia de fruta em italiano, veio da palavra "marmelada" em Portugues, que significa obviamente geléia de marmelo. Como eu jah comentei anteriormente uma vez, deve ser o unico "lusitanismo" presente em outras linguas...

Mas de vez em quando eles mandam mal. Hoje uma das perguntas foi:
Sorbonne é:
a) uma dançarina de strip-tease
b) uma escritora
c) uma universidade
d) um perfume

Oh, céus.

Postado por leticia em 20:10

30.03.03

Yes, nos temos baratas


Yes, nos temos baratas

Eu nunca tinha visto barata aqui, nem formiga (formiga, soh aquelas de campo mermo, nao aquelas pentelhas de casa que invadem o açucareiro). Mosca, no verao, tem aos montes, me sinto na Etiopia. Mas barata, nao. Tanto que nem tem palavra especifica pra barata: usam "scarafaggio", que como se ve, significa escaravelho - resumindo: besouro.

Ontem estou eu me preparando pra me recolher aos aposentos depois do trauma de Solaris, meu livrinho Red Dragon (melhor que o filme, que é uma merda, Edward Norton à parte) na mao, quando olho pro chao e vejo uma coisa assim baratal rastejando pra baixo da cama. Fui à sala chamar o Mirco, que curava seu trauma de Solaris com um Nesquick geladinho.

- Um bicho!
- Quale bicho?
- Uno scarafaggio...

Lah foi ele cumprir seu papel de Macho Detonador de Insetos Asquerosos, chinelo numa mao, lanterna na outra. Nada da barata.
- Deixa pra lah, vamos dormir...
eu: Tah doido? Jah vi baratas maiores e mais cascudas (essa era meio preta e mais arredondada, mais besouruda mesmo, mas pra mim, tem mais de quatro patas eu automaticamente odeio e desejo fervorosamente o seu exterminio), mas NAO dormirei jamé num lugar onde tem um inseto de paradeiro desconhecido! Vai que o bicho invade um orificio facial qualquer e eu tenho que ir ao hospital operar? Um amigo meu de Valença teve que ir ao hospital tirar um besouro do ouvido. Tudo bem que nao é fatal, mas eu acho que morreria assim mesmo, de nojo.

- Dai, "chatona", andiamo a dormire! (jah falei aqui do eruditissimo vocabulario do Mirco, nao?)

Dormi no sofah.

Hoje de manha, enquanto Baldo estah trabalhando com sua meia duzia de marroquinos, dois equatorianos e um iugoslavo, sem falar no Legolas que jah ficou cinza de tanta poeira de chao de oficina que entranhou no pelo, eu fui dar uma limpada basica na casa. Levanto o tapetinho do quarto e quem vejo? Seu Scarafaggio. Soh que ele nao contava com uma coisa: eu estava armada. Mirei o aspirador de poh, e lah foi ele, se afogar na poeira do saco do meu aspirador Philips roxo leeeeendo.

Postado por leticia em 13:13

O Bonequinho Viu, coitado... Eu

O Bonequinho Viu, coitado...

Eu acho que O Globo deveria criar uma outra categoria dO Bonequinho. Levantar e ir embora é pouco pros ultimos filmes que andamos vendo ultimamente. Eu criaria um Bonequinho Tah Pensando Que Eu Sou Otario?. Um que levantasse da cadeira com cara de odio, levantasse o punho, sabe.

Ontem vimos Solaris. Nem o George segura o tranco. Que coisa lenta! Que coisa parada! Que filme confuso! Quantas pessoas dormindo ao meu redor! (eu inclusive. Mirco, claro, depois de dez segundos de trialer jah estava nos braços de Morfeu, assim como o cara que tava do lado dele e sua respectiva namorada, e um cara atras de nos). Me senti realmente uma otaria, pagando 7 euros pra ver aquela lentidao toda. Tah pensando que eu sou otaria? Sou nao, agora jah aprendi: nem Confessions of a Dangerous Mind eu vou ver.

Detalhe pra reaçao do Mirco quando saiamos do cinema: mas cade esse seu amigo japa, que sabe tudo de cinema e nao te avisa pra nao ver essas merdas?

Pois é.

Postado por leticia em 13:12

29.03.03

Eu devo estar velha mesmo.

Eu devo estar velha mesmo. Hah muito tempo que nao vou ao cinema e saio satisfeita.

Ontem encaramos Chicago, no Turreno, uma grande e velha sala de Perugia, no alto da rua principal (o Corso Vannucci) que liga a famosa Fontana di Perugia à Piazza Italia, ponto final de tudo quanto é busao da cidade. No cinema, eu, Mirco, um casal no andar de cima, um solitario na fileira da frente, e quatro amigos sentados mais à frente. E soh. O multi-sala em Corciano roubou toda a clientela das pequenas salas peruginas.

Mas enfim. Obviamente eu sabia que era um musical. E eu nao gosto de musicais, mas fiquei curiosa (e afinal de contas, tinha o Richard Gere, né, moçoilas) e dei uma chance. Antes nao tivesse. QUE FILME CHATO! TODOS os dialogos musicados, TODAS as musicas chatas. Começo pelos pontos positivos, que alias sao poucos: o tango inicial das presidiarias, Queen Latifah (eu acho ela simpatiquérrima), o figurino (eu jah comentei que adoro figurino de filme?). Acabou. Porque o resto é desastre total. A Zeta-Jones é linda, mas nao tem fisico nem talento de bailarina, com aqueles ombros enormes, os quadris enormes, as coxas enormes, e nada da elegancia facil de quem cresceu dançando. A Renée sei-la-o-que é FEIA, feia feia - e nao estou dizendo isso porque qualquer uma com o capacete louro dela no filme ficaria horrorosa, mas porque é bochechuda e faz bico O TEMPO TODO. Nao dança nada, e ainda por cima tah quase tao musculosa quanto a Madonna. Até o Richard Gere nao escapou, coitado, fazendo finta de ator da Broadway, fazendo cara de inocente que "only cares about love" enquanto desce as escadas, rodeado de mulheres ridiculamente musculosas... Quequeisso, quase senti vergonha por ele. Na boa, eu sou partidaria do cada macaco no seu galho. Nao sabe cantar? Nao canta, cara. Nao canta na frente das cameras, poupe milhoes de pessoas de sentir vergonha por voce. Nao sabe dançar? Idem.

Saimos do cinema no inicio do julgamento da Roxie, quando a personagem da Zeta-Jones aparece com aquele diario cor-de-rosa ridiculo. Mirco jah tinha caido no sono no primeiro minuto do filme, eu estava a ponto de.

Ultimamente tem acontecido muito deu sair do cinema no meio do filme. Nao acho que meus gostos cinematograficos tenham mudado tanto assim, acho que o pessoal é que anda fazendo merda mermo.

Postado por leticia em 06:34

28.03.03

Pra voces nao acharem que

Pra voces nao acharem que é corujice minha e entenderem o quao espetacular é o meu cachorro:

O Legolas tah morando na oficina. O pai do Mirco (eu jah comentei que ele é uma mala?), mesmo nao estando em casa nunca, nao queria outro cachorro em casa (claro, se fosse o cachorro dele, nao teria problema, mas com o da filha e o da namorada do filho ele implica), entao Legolas foi transferido, novamente, pra outro lugar. Ele tah gostando: virou a atraçao da oficina, todo mundo brinca com ele, tem um terreno enorme do lado que jah virou seu banheiro exclusivo, e o Mirco o leva pra tudo que é lugar de caminhao, quando tem que entregar alguma peça. Ele jah tah tao acostumado que outro dia um dos operarios foi limpar o caminhao, abriu a porta, o Legolas subiu, sentou no banco do motorista e ficou lah plantado por TRES HORAS enquanto o equatoriano limpava o caminhao.

Enfim. O Mirco pinta peças de maquinas industriais pra uma grande empresa aqui perto. Eles fazem maquina de tudo: de contagem de dinheiro a fabricaçao de cigarros (eca), passando por maquinas de fazer raçao de cachorro (que aqui se chama "crocchette"). Segunda-feira lah foi Baldo entregar umas peças, e o Legolas, como todo bom escudeiro, todo sério sentado no banco do carona, "olhando as modas" pela janela, como diz minha mae. O sucesso na fabrica foi imediato: mas nem parece de verdade, olha que olhos que ele tem! Olha como ele fica sério! Olha que figura esse cachorro!

Resultado: ele ganhou nada menos que 30 quilos de raçao da melhor qualidade, que eles usam pra testar as maquinas que fabricam.

Hah! Scooby-Doo, te cuida, meu filho!

Postado por leticia em 17:56

27.03.03

Nao sei se sou eu

Nao sei se sou eu que to ficando velha e rabugenta, mas achei The Hours uma das coisas mais insuportavelmente chatas que eu jah vi. Quase tanto quanto Spider. E por que aquela musica que nao para nunca, nunca, em nenhuma cena, jamais? Socorro.

Postado por leticia em 09:51

26.03.03

Cegonhas fofinhas? Japonesas malucas? FIGURAS

Cegonhas fofinhas?
Japonesas malucas?
FIGURAS DE PRATOS E TALHERES JUNTOS?

Neguinho nao tem nada pra fazer, fica procurando essas coisas sem pé nem cabeça e vem parar aqui. Eu, hein.

Postado por leticia em 16:00

O chefe idiota hoje me

O chefe idiota hoje me propos um contrato de trabalho. Disse que estah muito satisfeito com o meu trabalho, que sabe que eu sou mal aproveitada ali ateh porque nao posso fazer mais horas porque pra ele me pagar assim ilegalmente é complicado e caro (nao dah pra descontar os impostos), que eu tenho capacidade de aprender qualquer coisa, que seria capaz de administrar um inteiro setor da empresa (como se fosse uma empresa moooito grande...), que se eu topar a coisa seriamente vai me dar carta branca pra controlar a parte de compras.

Pena que nao depende mais de mim a decisao de ficar ou nao...

Postado por leticia em 15:46

24.03.03

Fotos cachorrais. Nao gostou, ciao.

Fotos cachorrais. Nao gostou, ciao.




Se alguma alma caridosa conseguir reduzir essa ultima a um tamanho mais assim conveniente, mando pro dogsincars.co.uk.

E quero ver alguém achar um cachorro mais espetacular que o meu. Quero soh ver!

E feliz aniversario atrasado (foi ontem) pra Newlands, super amiga de quem eu sinto muita falta. Queria tanto comer pouquinho, como ela...

Postado por leticia em 17:46

Nada de panico. Devo voltar

Nada de panico. Devo voltar em junho ou julho sim, pra aproveitar a minha passagem. Mas espero que nao seja definitivamente.

O fim de semana foi emocionante. Subimos o Subasio com os cachorros, briguei, desbriguei, perdoei pela segunda e ultima, dormimos vendo filme no sofah, ontem de manha ajudei o Mirco na oficina dirigindo o caminhao (aquele da famosa carona que começou essa historia toda) e aquele negocio que levanta cargas pesadas, almocei demais, fomos ao cinema ver 007 (mei forçadim, né nao), encontramos por acaso tres casais amigos do Mirco, cujos membros masculinos acompanharam o meu significant other nessa ridicula empreitada a Cuba, comemos numa pizzaria horrorosa mas o vinho tava bom e rimos muito, hoje fui a pé dar aula pro idiota do chefe depois do almoço, levei a bicicleta do Mirco pra consertar e vim com ela até em casa, quebrando tres dos 9 ovos que a Arianna tinha me dado. As galinhas da Arianna sao todas superdotadas e botam dois ovos por dia, cada uma.

***

Eu falei que tive que tatuar o Legolas? Acreditem se quiserem, mas na Italia se registram, por ano, mais furtos de cachorros do que de qualquer outra coisa. Entao fui lah tatuar o bicho. Ele agora tem placa: PG (de Perugia, claro) alguma coisa. O mais legal é que deram tranquilizante pra ele, mas o negocio soh foi fazer efeito meia hora depois, quando jah estavamos em casa. O grau de vermelhidao e de pernas bambas do coitado do bicho mereceram varias fotografias, infelizmente nao com a digital de Baldo, que estava na sua ridicula empreitada em Cuba.

***

A primavera chegou, e é linda. Abelhinhas pra todos os lados, botoes de flores pra lah e pra cah, folhinhas verdinhas se desenrolando, acordando da insuportavel hibernaçao invernal. Primavera na roça soh tem um efeito colateral: correr ou andar de bicicleta resultam, inevitavelmente, na invasao dos seus orificios faciais por toda essa flora e essa fauna renascentes. Abelhinhas, mosquinhas, mosquitinhos, joaninhas, besourinhos, borboletinhas, folhinhas, galhinhos, raminhos, florzinhas, petalinhas, polenzinhos, sementinhas, tudo isso vai parar nos seus ouvidos, na boca, no nariz, nos olhos. Cheguei em casa hoje parecendo uma ninfa, com folha até dentro do tenis.

Postado por leticia em 17:30

23.03.03

Amanha, fotos exclusivas de cachorros

Amanha, fotos exclusivas de cachorros comedores de neve.

Postado por leticia em 17:51

21.03.03

Em julho estou indo pro

Em julho estou indo pro Rio. Ou até antes. Ou até pra ficar.

Postado por leticia em 11:57

20.03.03

Falta do que fazer =

Falta do que fazer = falta do que escrever

Postado por leticia em 12:16

18.03.03

Graozinhos de sal da sabor.

Graozinhos de sal da sabor. Alguém entrou aqui procurando isso hoje.

Postado por leticia em 11:03

Pesquisando o interessantissimo mundo dos

Pesquisando o interessantissimo mundo dos cartuchos reciclados pra impressoras em Portugal, descubro uma cidade chamada Rebordosa. Tudo bem, aqui perto tem uma chamada Bastardo.

Postado por leticia em 10:59

17.03.03

Nunca me senti tao sozinha

Nunca me senti tao sozinha quanto hoje de manha, deixando minha mae no aeroporto e voltando pra casa sozinha de carro, chorando rios, eu e o Legolas.

Passo na Arianna pra almoçar. Liga o Mirco: o voo de Cuba atrasou e eles perderam a conexao de Madrid. Soh tem outro voo às deis da tarde, mas que os deixa em Milao, em vez de Roma, que é mais perto. Capaz deles voltarem soh amanha mermo.

Chego no escritorio pra dar aula pro chefe idiota, e ele estah ocupado com um cliente e nao pode ter aula. Estou sozinha aqui, Marta soh chega às 3.

Eita diazinho...

Postado por leticia em 14:07

14.03.03

E vamos ao risoto, que

E vamos ao risoto, que saiu espetacular, modéstia à parte.

Primeiro o caldo vegetal, porque risoto nao se faz com agua, mas com caldo: fervi uma cenoura média, uma cebola média, um pedaço de aipo, meio dente de alho, um raminho de alecrim, e meio tomate que eu salvei do mofo. Numa outra panela refoguei uns pedacinhos beeeem pequenininhos de peito de frango, assim quase carne moida, em cebola dourada no azeite. Na verdade nem precisava do frango, mas é que eu sou carnivora e gosto do saborzinho da carne em tudo que eu como. Quando o bichinho pegou uma corzinha basica, juntei duas abobrinhas cortadas em cubinhos e deixei cozinhar um pouco - UM POUCO, nada de abobrinha molenga, olha lah, hein!

Na panelona T-Fal de cabo nova refoguei cebola no azeite (o ideal é usar o scalogno, um tipo de cebola mais delicado, mas nao tem tu, vai tu mermo, ataquei de cebola comum), botei o arroz*, deixei fritar um bocadinho, joguei meio copo de vinho branco tabajara, deixei evaporar, e fui adicionando o caldo vegetal aos poucos, mexendo sempre. Haja braço pra fazer risoto, é um saco. Mas enfim: mais ou menos na metade do cozimento do arroz, joguei umas folhinhas de radicchio cortadas em pedacinhos. O risoto ficou meio lilas por causa do radicchio, uma coisa foférrima :) Quando vi que o arroz tava querendo ficar cozido, juntei as abobrinhas com os microfranguinhos. Quando o arroz fica al dente (se nao gostar de al dente e quiser mais cozido, é soh cozinhar mais, oras!), bota-se um pedacinho de manteiga, um pouco de parmesao, mexe-se bem e deixa-se repousar, tampado. No nosso caso o repouso do risoto durou uns 2 segundos, porque estavamos morrendo de fome. Mais parmesao em cima, e pronto! Mas um parmesao decente, né, crianças, nada daquelas coisas pré-raladas cheias de casca de outros queijos nojentos.

* Na verdade usamos uma mistura de tres cereais que vimos nos supermercado outro dia e resolvemos experimentar: é arroz arborio, cevada e trigo. Bonzao.

Batemos dois pratoes cada uma. Nem precisamos comer o peito de frango recheado com linguiça e alecrim assado em caminha de cebola que mamae fez ontem.

***

Amanha é dia de gastronomia toscana: vamos a Firenze e quero fazer mamae experimentar a ribollita. Vou ver se acho uma receita decente pra voces, a bichinha é boa demais. E olha que eu nao sou fa de verduras e legumes.

buonasera!

Postado por leticia em 21:57

Aih eu entro no banco

Aih eu entro no banco depois do almoço e vejo todos os velhinhos da fila se entreolhando, sacudindo a cabeça e rindo. Olho pro unico caixa aberto (se chama Claudio, e é um mal-humorado cronico mas muito engraçado) e vejo a seguinte figura debruçada sobre o balcao: alta, cabelos de raiz escura e ponta amarelo-blondor trançados e em maria-chiquinhas, top com a barriga de fora (hoje tah frio pra cacete), calça jeans justa e super saint-tropez quase caindo pernas abaixo porque a criatura tinha menos bunda do que eu, meias pretas e TAMANCOS DOURADOS DE TIRAS E SALTAO. O top era super decotado, e de dentro dele pululavam dois peitos que, notava-se, nao tinham sido sempre assim, digamos, enormes. E entao a criatura começa a falar. E entao percebe-se que nao era umA criaturA, mas um criaturO. Um super hiper mega traveco, de voz grossa, traços masculinos no rosto, pezao estilo lancha, maozonas, pomo de Adao, e peitos. Fumava, e falava MUITO alto (alias, coisa que me irrita deveras). Se despediu com um "Ciao, Claudio, ti saluto!" gritado em um vozerao de William Boner, e saiu. Saiu tao intespestivamente que os oculos de sol estilo abelhao cairam e ficaram pra tras. O velhinho de 90 anos que tava parado na fila em frente à porta saiu do banco pra devolver os oculos. Quando voltou, TODO mundo na fila dando risada, perguntando se o velho tinha gostado "dela". Esses italianos sao otimos, tudo é motivo pra conversar e dar risada :)

O melhor foi a primeira velha da fila, toda inocente, que foi perguntar ao Claudio se a figura era homem ou mulher. Resposta do Claudio:
- Se chama Roberto.
A velha quase infartou. Virou pro pessoal da fila e falou:
- Mas era homem!
O pessoal rachando de rir, e ela indignada:
- Mas como é que voces sabiam? Eu nao reconheço essas coisas nao! Esse mundo de hoje...

Moral da historia: o suspiro de alivio que eu dei ao saber que o Roberto nao é brasileiro, mas ali de Bettona mermo, foi tao profundo que deve ter baixado as reservas de oxigenio do banco. Mais uma compatriota assim estranha eu nao ia aguentar nao.

Postado por leticia em 21:45

Arezzo é linda, mas Siena

Arezzo é linda, mas Siena é mais ainda. Siena é um desbunde. A Piazza del Campo é um desbunde. O Duomo listradinho é um super desbunde. Mamae adorou, Legolas idem. E nem nos perdemos na estrada pra voltar, hohoho.

Hoje nao fizemos nada. Nao estah no plural por acaso: realmente nao fiz nada, o escritorio hoje tava num mormaço danado, e nao soh porque morreu a avoh da Antonietta, a "garota do almoxarifado". A coisa tava lenta mermo. Minha mae é que se divertiu: foi a pé de casa até o centro de Bastia (45 minutos andando com pé se recuperando de fratura), fez mil amizades, pagaram cafezinho pra ela, emprestaram o celular, ela me ligou pra dizer que me esperava em frente à barraquinha de porchetta di Costano (Costano é a cidade oficial da porchetta), quando cheguei ela tava parada sozinha na praça rodeada de sacolas por todos os lados. Me dei bem nessa historia toda: ganhei uma panelona de T-Fal com cabo! Aqui na Italia eles sao meio portugueses, como jah devo ter comentado antes, e as panelas quase todas tem cabo curto, que inevitavelmente queima a tua mao se voce esquecer o pegador de panela (aquele de matelasse que a sua avoh provavelmente sabe fazer). Eles também sao avessos a tudo que é tecnologicamente revolucionario, tipo microondas, T-Fal, etc. Tem (circunflexo) medo. Eu juro que jah ouvir neguinho aqui dizer que nao usa microondas porque ainda nao se sabe se faz mal à saude. Na boa, eu nao to nem aih se o microondas faz mal, se o T-Fal da panela faz mal, se o tomate transgenico faz mal. Dentro de certos limites, se uma coisa torna a minha vida mais pratica, eu to topando. Até porque viver mais mas pior nao me parece tao agradavel - nem muito inteligente.

Postado por leticia em 21:12

To fazendo um risoto de

To fazendo um risoto de radicchio e abobrinha pro jantar. Se ficar bom dou a receita.

Postado por leticia em 19:16

13.03.03

Mesmo sabendo que tenho poucos

Mesmo sabendo que tenho poucos leitores, de vez em quando vou dar uma olhada nas estatisticas. Eh sempre de rolar de rir. Entraram aqui pessoas procurando:

- a importancia da quimica na cenoura
- pessoas feias nas barcas
- peixe cientifico dentao
- slogan de batata frita
- foda portuguese

Fiquei curiosa com a cenoura. Qual serah a importancia da quimica na cenoura, hein...?

Postado por leticia em 06:42

11.03.03

Hoje rolou Arezzo. E nos

Hoje rolou Arezzo. E nos perdemos na estrada. Perdemos uma hora e meia tentando chegar na superstrada. Desistimos e viemos pela estrada lerda mermo. Essas placas estradais italianas, vou te contar...

E amanha nao sei. To cansada e tenho coisas pra traduzir. Depois de amanha talvez vamos a Siena, mamae tah doida pra ver Siena. Eu jah vi, duas vezes, e recomendo. Com certeza a piazza mais linda da Italia... :)

p.s.: Marcinha, a revista chegou, sexta-feira. Ainda nao tive tempo de ler, mas mamae adorou todas as duas.

Postado por leticia em 22:42

10.03.03

On a lighter note, mamae

On a lighter note, mamae hoje fez uma carne assada show. Tudo bem que era vitela - nao me levem a mal, mas eu nao aguento mais vitela, aquela carne paaaalida, aneeeemica, sem gooosto - mas a bichinha ficou boa mermo.

Aih de tarde, depois da ronda dos bancos (jah comentei aqui que virei office-boy da oficina do Mirco?), fomos a Bevagna, città d'arte aqui perto de Foligno. Microscopica, mas bonitinha, e tao tranquila! Aih voce ve aqueles velhos de boina sentados em frente ao bar, discutindo a morte da bezerra, e entende como eles fazem pra viver eternamente. Porque os italianos sao imortais, sabe, todos matusaléns. Até eu, se tivesse nascido e vivido em Bevagna a vida toda, viveria pra sempre, naquela calma, naquela tranquilidade, naquele... tédio. Voce entende também por que nao tem jovem na cidade. Nao tem bissolutamente nada pra fazer. Mas é um charme, um charme total e absoluto. E nao vimos nenhuma loja vendendo souvenirs explorando Sao Francisco! Nada de pratos horrorosos de ceramica de Deruta! No maximo uns cartoes-postais, que eu nao comprei e me arrependi. Como minhas fotos ficam sempre feias, compro cartao-postal de tudo que é lugar aonde eu vou. Dessa vez dei mole.

Amanha ainda nao sei aonde vamos. To muito tentada em ir a Montefalco, ver se eu descolo um Sagrantino assim com um descontinho basico...

Postado por leticia em 20:12

Mirco liga de Cuba. Tah

Mirco liga de Cuba. Tah achando tudo uma merda, horroroso, velho, feio. Tah pau da vida porque foi comprar pao e nao venderam pra ele porque ele nao tinha o tal do ticket. Tah de saco cheio do calor infernal. E pensar que ele saiu daqui todo empolgado, como todo europeu que nao tem nada melhor pra fazer e vai passear na américa latrina - Cuba, musica latina, calorzinho, praias, bundas... Aquela velha historia da grama do vizinho ser mais verde do que a sua, sabe comé?

Tem lugares pra onde eu soh iria se me pagassem muito bem pra isso, e Cuba é um deles. Eu quero mais é muita Roma, muita Europa, muita Australia e Nova Zelandia, muito conforto, ar condicionado, agua geladinha, transportes que funcionam, paises com historias interessantes, museus lindos, arquitetura deslumbrante, gente mais ou menos bonitinha (nao necessariamente tudo isso junto. Lembremos que o paraiso nao existe - e, cah pra nos, se existisse seria MUITO chato). E, muito importante, nada, NADA de Espanhol. Nada que me remeta a coisas tipo Maria do Bairro. Nada de esses pronunciados com a linguinha de fora.

Na boa, eu jah venho dizendo isso hah séculos mas fiquei quieta quando o Mirco me comunicou que tava indo pra Cuba: se eu quisesse morrer de calor e ver gente pobre e feia rebolando ao som de musica chata e comendo feijao, ficava dando voltas nos suburbios do Rio em pleno Carnaval. Vou sair do conforto do meu lar pra fazer "escrotour", como diz o meu pai? Eu, hein.

Tem vezes que a sua grama é mais verde do que a do vizinho, sim senhora. Deixa esses italianos dez dias sem pao pra ver se eles nao voltam concordando comigo.

Postado por leticia em 20:07

Aproveitando o ensejo (porque tudo

Aproveitando o ensejo (porque tudo é motivo pra fazer um vuduzinho contra Paulo Coelho), descrevo o meu desespero ao ler o email de uma amiga hoje de manha.

Aquela amiga japonesa, a das meias e dos biscoitos nao identificados. Pessoa maravilhosa, divertidissima, miraculosamente boa em italiano, engraçada, comilona. Hanae me manda um email perguntando se eu jah ouvi falar de Paulo Coelho. Estremeci, mas continuei lendo. Ela diz que tem todos os livros dele traduzidos em japones! O cara foi contaminar o mercado literario lah no Japao! Putz grila. Eu preferia a volta da peste bubonica.

Postado por leticia em 19:51

Eu sonho com o dia

Eu sonho com o dia em que as pessoas vao entender que o espaço vai depois da virgula ou do ponto. Nao antes. E TEM que ter espaço depois da virgula e do ponto. Tao simples, e tao transformador...

Postado por leticia em 19:07

09.03.03

Maria-fumaça O Legolas sempre foi

Maria-fumaça

O Legolas sempre foi maria gasolina, mas nao achei que esse interesse dele por paisagens que passam se estendesse aos trens. Achava que ele ia ficar com medo do barulho, se recusar a subir, sei lah. Que nada! Sexta-feira de manha fomos a Perugia de trem, e ele nao soh achou interessantérrimo como também se estendeu no chao e dormiu rapidinho. Visto que a coisa tava indo bem, ontem ousamos mais e fomos a Roma. Deixamos o carro na estaçao de Bastia, pegamos o trem pra Foligno - ele sentado no chao, com a cabeça apoiada no cinzeiro da janela, observando a paisagem - e dali pegamos a conexao pra Roma Termini.

Entao esse foi o resumo do dia do meu cachorro ontem, chegando em Roma:
- Almoço de raçao tabajara italiana num OTIMO restaurante atras da Fontana de Trevi.
- Xixi numa lata de lixo da Piazza della Rotonda, em frente ao Pantheon.
- Arrepios de pelo das costas quando viu os hominhos vestidos de gladiadores que passeiam por toda a cidade cobrando pra tirar foto com os turistas.
- Xixi num poste de luz em frente ao Foro Romano.
- Coco (devidamente coletado e jogado no lixo) num dos gramados laterais do monumento a Vittorio Emanuele II.
- Agua bebida da fonte da Piazza di Spagna.
- Corridas e muitos xixis na Villa Borghese.
- Mais xixis ao longo da Via Veneto.
- Lambidas no resto de sorvete que ficou no copinho da sorveteria mais gostosa de Roma (e provavelmente a mais cara também, e com sua devida brasileira bunduda atendendo, obviamente casada com italiano).
- Descanso deitado no chao da Piazza del Quirinale enquanto eu pedia informaçoes.
- Soninho merecido no chao do trem, no longo percurso Roma - Terontola e depois Terontola - Bastia.
- Latidos e choros enquanto estava preso na garagem com "i ragazzi" (os outros cachorros da mae do Mirco) e nos jantavamos ganso e coelho assados, batatas arrosto com semente de erva-doce, vinho branco, torta al testo, prosciutto crudo, salame feito em casa, e de sobremesa docinhos comprados na Pasticceria D'Angelo de Roma, crostata de damasco, de chocolate, e de geléia de marmelo e uva-morango.

Eu voltei de Roma com uma bolsa fake da Prada MA-RA-VI-LHO-SA, mamae voltou com uma fake da Louis Vouitton que acho que ela jah se arrependeu de ter comprado, e o Legolas voltou com varias novas amizades humanas e caninas no curriculo (ele fez um sucesso indescritivel. Modéstia à parte, meu cachorro é um espetaculo.), mas sem unhas. Caminhamos tanto que as unhas dele gastaram. Juro.

***

Hoje ainda nao tivemos saco de fazer nada. Passeamos a pé aqui em volta, todos os 1.578,98 cachorros da zona latiram quando o Legolas passou, aspirei a casa (provavelmente acordando o vizinho de baixo. Foda-se, ele fuma, e voces sabem que eu nao respeito gente que fuma), e fiz o almoço: macarrao tipo conchinha com ervilha, presunto em cubinhos, funghi porcini e Philadelphia pra dar liga (creme de leite engorda muito). Mamae temperou a carne que vai assar amanha pro almoço e o peito de frango que vai rolar no jantar. Os dois estao dormindo ali na sala, e eu também jah to indo. Mais tarde vamos ao Lago Trasimeno. O dia tah lindo e é um desperdicio ficar em casa, até porque nao tah frio (ou seja, soh uma malha de lah jah resolve, nada de casacao e cachecol, chega de ser mulher-cebola, cheia de camadas de roupas!), mas estamos cansados. Nohs tres.

Postado por leticia em 13:57

07.03.03

A Sina Mulheres de


A Sina

Mulheres de cabelo ruim formam uma espécie de sociedade secreta. Sabe gente (estupida) que fuma, que quando fica sem (a merda do) cigarro é soh pedir pra um outro idiota qualquer que esteja fumando, que dificilmente lhe negarah um cigarro? Sabe judeu, que é bem recebido por outros judeus em todo o mundo? Pois é. Mulher de cabelo crespo é assim. Afinal de contas, quem carrega um fardo desse tamanho tem mais é que ser solidaria com outras semelhantes sofredoras.

Qualquer creminho novo que sai, e logo todo mundo fica sabendo. A noticia corre mais rapido que pivete carioca. Começam a rolar varias trocas de amostras, potinhos pra cah, potinhos pra lah... "Trouxe um pouquinho pra voce, ficou otimo no meu cabelo..." "A Lulu experimentou, achou um espetaculo! E olha que o dela é bem crespo jah na raiz!" "Ah, mas o meu é mais seco, serah que resolve?"

Se o creme é importado e caro, começam os contrabandos, as vaquinhas pra comprar um pote e experimentar. Eh muito engraçado :) Eu e minha mae, eu mais do que ela porque o dela é ondulado, o meu é pixaim mermo (pixaim é com x ou ceagah?), nao podemos ver um creminho com uma neguinha no rotulo que compramos logo. Tudo que usamos no cabelo é da linha afro. E qualquer novidade vira imediatamente o assunto do momento...

Eu atualmente estou me dando relativamente bem com um leave-in (porque cabelo ruim PRECISA de leave-in) da Image, o Intrakera. Estou usando hah mais de um ano - comprei logo o vidro de meio litro. Eh horroroso, uma coisa verde gosmenta, mas dah uma segurada no volume. E depois tem que rolar sempre uma coisa oleosa. Jah tive minha fase oleo Nujol, mas passou rapido ;) O oleo da Frizz-Ease é OTIMO, mas caro e aqui é dificil de achar. Aqui na Italia descobri um negocio chamado Oil Non Oil, com proteinas da seda, sei lah. A embalagem é absolutamente hedionda (e portanto ficou otima em cima da minha Comoda Hedionda), mas o bichinho é legal, o cabelo nao fica grudento, melecado.

Aih minha mae vem do Brasil e me traz, além do cachorro, do onipresente guaranah e do benditissimo e louvado suco de maracujah de garrafa, varias novidades cabelo-crespais. Um shampoo da Ox, que ela diz que ficou otimo no cabelo dela, embora as coisas da Ox normalmente tenham um efeito assim ligeiramente devastador sobre o meu pobre bom-bril. Creme de mocotoh Ebony (mais pobre, soh Neutrox rosa). E um oleo de silicone que eu nem sei de que marca é, sabe aquelas coisas que a manicure te vende e provavelmente ela merma fez em casa, usando ingredientes estranhos e de qualidade duvidosa que eu prefiro nao saber quais sao? Pois é. Hoje lavei o cabelo com o shampoo da Ox, usei creme Seda Neguinha (esqueci o nome do ingrediente ativo, mas sei que é alguma coisa amazonica e tem uma neguinha no rotulo, é comigo mermo!), depois taquei o creme de mocotoh Ebony e o tal oleo nao-identificado. O maximo que pode acontecer é essa mistura criar um efeito napalm sobre a minha cabeça e destruir todos os meus cabelinhos. Mas sabe que de repente é uma boa? Vai que depois que começar a crescer do zero o bicho resolve vir liso, que nem de japonesa...?

***

Agora tchau que vou levar Mami e meu exaustissimo e lindissimo cao, que alias se encontra nesse momento estirado sobre o tapete Ikea aqui do "escritorio" em casa, pra dar uma volta em Perugia. Espero que nao chova, porque chuva detona qualquer cabelo ruim.

Postado por leticia em 08:27

05.03.03

Meu cachorro chegou sao e

Meu cachorro chegou sao e salvo, cada vez mais lindo, maravilhoso e espetacular. Aqui no prédio nao pode ter cachorro, mas hoje conseguimos infiltra-lo aqui, porque ele e o Demo andaram meio que se desentendendo e ficamos com medo de deixa-los juntos.

Estou com um cachorro contrabandeado em casa :)

Postado por leticia em 22:26

01.03.03

Borboletas no estomago Minha mae

Borboletas no estomago

Minha mae me liga bem quando eu estou descongelando mariscos pro almoço. Chegam quarta-feira a Roma, ela e meu cachorro! Fiquei tao emocionada que me estabanei toda na cozinha. Menos mal que os mariscos congelados jah vem limpos e temperados, é soh descongelar e comer, nao tinha muito o que estragar e por isso o almoço saiu direito.

Quarta-feira lah vou eu sozinha no Xsara do sograo, buscar os dois pimpolhos em Roma. Mirco nao vai porque nao cabemos todos no carro - afinal, segundo informaçoes de primeira mao do meu pai, a gaiolona onde meu cachorrao vai viajar é tao grande que poderia ser chamada de quitinete. Nao podemos esquecer que mami estah trazendo coisas tupiniquins - poucas, muito poucas, mas incluindo suco de maracujah de garrafa, jah tah de bom tamanho.

Po, gente, meu cachorro! Meu labrador negao, o cachorro mais lindo e esperto do mundo!

Nao é que eu nao sinta falta da minha mae. Soh que minha mae liga, escreve (uma vez na vida outra na morte), me manda coisas (uma vez soh e chegou com 2 meses de atraso), pode ficar sabendo da minha vida através do blog (embora ela soh tenha lido pela primeira vez na semana passada). Mas eu nao tenho como entrar em contato com o Legolas, nao posso faze-lo entender que ele nao foi abandonado, que ele nao fez nada de errado, que eu nao o deixei com a Carol porque deixei de gostar dele. O coitado do bicho deve estar até agora tentando entender por que diabos ele foi deixado ali naquela ilha na Barra, na companhia de um outro labrador (foférrimo!) que ele nao conhecia, e onde meu irmao soh deve ter ido visita-lo umas tres vezes desde julho, quando eu vim pra cah. Lembro do dia em que fui à ilha com meu pai, ficamos a tarde toda vendo se eles se davam bem, e no final fui embora aos prantos naquele barquinho, observando o meu negao sentado no cais, com cara de quem nao tah entendendo nada, de quem foi largado sem saber o porque (circunflexo).

Quem faz mal aos animais merece muita agulhada debaixo das unhas, muito olho furado, muita queimadura de cigarro, muitos chutes no saco ou boladas no peito, muitas gotas d'aguas chinesas na testa. Entre outras coisas.

Postado por leticia em 16:12