31.07.02

Estou trabalhando numa loja de

Estou trabalhando numa loja de produtos alimentares tipicos da Umbria, bem na praça central de Assis. Paga como na pizzaria, mas a loja é ridiculamente pequena, o que significa que nao vou gastar meus pezinhos (pra nao falar dos sapatos) andando pra lah e pra cah. Fora que jah estou entendendo de ragu de javali, pato, cervo; vinhos; molhos de tartufo e tudo que é tipo de cogumelo; queijos de cabra ou nao, estagionados ou nao, com folhas de nogueira ou nao. O patrao é uma figura. Os clientes sao quase todos turistas. A Pamela (silaba tonica 'me'), que também trabalha ali, é divertidissima. Nao estou descontente nao :)

Postado por leticia em 07:25

28.07.02

Esqueci de dizer, embora nao

Esqueci de dizer, embora nao interesse a ninguém, que desde que cheguei li Pet Sematary, do Stephen King (gostei) e Interview with the Vampire, de Anne Rice (ODIEI). Agora estou lendo I Malavoglia, de Giovanni Verga, e o Decamerone de Boccaccio (o primeiro pra ler no trem, o outro em casa, com MUITA calma porque é dificil pacas, mas muito interessante. Recomendo.)

Postado por leticia em 14:46

Acabei nao comentando o jantar

Acabei nao comentando o jantar pra brasileiros na casa do Prof. Silvestrini. Foi bem divertido, apesar deu ser a unica carioca e ter que ficar escutando certos comentarios. Fizemos uma massa basica, tomamos vinho, admiramos a vista - um apartamentaço, o primeiro apartamento 'de verdade', moderno, em que eu entrei aqui na Italia. Com direito a vista do estadio de futebol do Perugia e tudo. Dormi no apartamentinho do Daniel e esposa.

Aih, ontem, eu e Mirco fomos jantarr com um casal de amigos dele em um restaurante-buraco lah no alto de Assis. Muito gostosa a comida, e o papo idem. Deixamos os dois em casa e fomos pegar a Susanne em Perugia, pra depois ir a uma discoteca enorme na saida de Perugia, chamada Gradisca. Como tinhamos que esperar o resto da galera pra botar a gente pra dentro, ficamos sentados do lado de fora admirando a fauna local. Cara, é de rolar de rir. A coitada da Susanne, acostumada ao asséptico jeito suiço de ser, ficou horrorizada com a nudez das garotas, embora estivesse frio, com a quantidade de maquiagem e com a altura dos saltos, com as caras e bocas tanto de homens quanto de mulheres, com cenas do tipo rapaz de blusa cortada e barriga de fora, outro de chinelo e calça que eu tenho certeza que era de pijama. Fora os espetaculares penteados, todos à base de gel. Eramos tres alienigenas ali fora. Depois de entrar descobrimos as verdadeiras dimensoes do lugar - enorme, parecia mais uma minicidade do que uma discoteca. Varios ambientes, mas soh um banheiro, com duas privadas. Pelo menos era ao ar livre, assim a fumaça de cigarro nao sufocou tanto.

Eu jah comentei que aqui na Italia tem uma profissao chamada 'cubista'? Sao as garotas que ficam dançando em cima de um cubo de acrilico ou qualquer outra coisa, ou em qualquer outro lugar bem visivel, pra 'animar' a galera da boate. Eh mole? No jornal de empregos aqui tem sempre alguém procurando cubistas, com ou sem experiencia. E quem é que precisa de experiencia pra rebolar em cima de um cubo?

Postado por leticia em 14:40

26.07.02

Neste exato momento a mae

Neste exato momento a mae do Mirco se encontra no quintal, depenando os 5 frangos que ela acabou de matar.

Postado por leticia em 17:21

25.07.02

Dados do ultimo censo, detalhadissimo,

Dados do ultimo censo, detalhadissimo, sobre a Italia:

14.463 km2 de superficie em risco de abalos sismicos
19.471 km de linhas de trem
57,8 milhoes de habitantes, mais 1,5 milhoes de estrangeiros
A Umbria, regiao onde estou, tem menos de 100 habitantes por km2.
A expectativa de vida é de 77,9 anos pra homens e 84,4 pras mulheres (uhuuuu).
65,7% das praias sao improprias para o banho.
Coleta diversificada de lixo: 27,8% em Milao, 0,7% em Napoli.
Soh 15,4% dos domicilios na Italia tem Internet. Aqui no Centro sao 17,9%.
Causa mortis mais comuns sao doenças cardiacas isquemicas, doenças respiratorias, doenças do sistema digestivo, e cancer de pulmao (nem precisa dizer que estao todas diretamente relacionadas ao fumo).ù
Os dados sobre o fumo com certeza estao errados, até porque deu muito diferente na TV: 24% de fumantes na populaçao em geral. Tenho certeza de que é muito mais.
Mais da metade dos italianos estah no seu peso normal. Os obesos sao soh 9%.
O crime mais comum (70%) é furto. Assassinatos correspondem a 0,1%. Roubam-se mais animais domésticos (4,2%) do que objetos deixados dentro do carro (4%). As coisas mais roubadas sao peças de carros (4,5). Vai entender...
Os dois maiores tipos de criaçao animal sao ovinos, seguidos de suinos. Os boizinhos, coitados...

Postado por leticia em 14:44

Ontem fui almoçar na casa

Ontem fui almoçar na casa da Verinha, fizemos um talharim com creme de leite e cogumelos, ficamos batendo papo com a Mé, italiana que mora com ela e foi embora ontem pra Formia, perto de Roma, onde ela mora, pra passar as férias. Batemos tanto papo, penteamos tanto o cabelo (eu nao, é claro, quem tem cabelo ruim nao pode se dar a esses luxos) que nao fiz mais nada - nao fui ao banco, nem a nada do que eu tinha que fazer. As aulas depois foram meio chatas, e eu acabei dormindo de exaustao na aula de cinco às seis, e desisti de assistir à de seis às sete. Fui ao supermercado, que fica do lado da estaçao de trem. Quando me preparo pra sair, vejo um bando de gente em pé perto da porta olhando pra fora com caras desconsoladas. Uma chuva!!! Mas uma chuva de vento, chuva forte como se estivessem virando um balde d'agua, daquelas chuvas que alagam o Jardim Botanico e forçam o pessoal a se pendurar nas grades, sabe? E pra tomar coragem pra atravessar a rua pra chegar à estaçao? Os pés todos molhados, o resto também, eu cheia de peso, leite na mochila, shampoo e iogurte na bolsa de ginastica, pao de forma na mao (aqui se paga pelas bolsas de plastico no supermercado,e nfio tudo na mochila), correndo feito uma baleia atraversando a rua. Espetacular.

Mais espetacular ainda o atraso do trem: 50 minutos. O coitado do Mirco parado em pé na plataforma me esperando hah horas, com meu celular novo na mao - porque o tijolao se aposentou, coitadinho, nao guentou mais nao.

Pra quem tinha o numero: continua o mermo, nao mudou.

Hoje a Susanne me deu uma lindissima e jah extinta barra de chocolate suiço. De vez em quando a familia dela manda um pacote, invariavelmente cheio de chocolate, além de outras coisas, e ela, sabendo da minha dependencia fisico-quimico-psicologica, me mantém mais ou menos abastecida.

Hoje também tem jantar para brasileiros na casa do professor Silvestrini, tudo organizado pelo Daniel, de Criciuma. Quero soh ver. Vou tomar banho agora à tarde na casa do Silvio e dormir na casa do Daniel e da mulher dele, a Luciana, que alias é muito bonita e simpatica.

Postado por leticia em 14:27

Dialogo surreal com a Polacca

Dialogo surreal com a Polacca Pazza ontem. Cenario: aula de historia medieval. Personagens: eu, Vera (gaucha), Martin (argentino), conversando em portugues. Talvez tenha sido isso que a enfureceu, mas quem vai saber?

Pazza: (ininteligivel) ...brasiliana...ragazza...studente...
eu: Senhora, qual é o problema?
Pazza: senhora nao, a senhorita é estudante, isso nao é certo, a senhorita esta errada.
eu: Senhora, se hah algum problema, diga.
Pazza: Nao tem nada disso de senhora coisa nenhuma!
eu: Tudo bem, se a senhora é louca nao é problema meu.
Pazza: Louca nao! Louca é a senhorita!

***

Depois, ainda na mesma aula, o professor fez um comentario sobre as grandes construçoes mesmo em cidades pequenas, numa época em que as pequenas cidades estavam em busca de uma identidade forte, como das cidades-estado. Citou o exemplo do Duomo de Orvieto (que, se voce acompanha o blog, sabe que eu jah conheço), que é enorme, enquanto que a cidade é muito pequena. A Pazza levanta a mao, o professor diz sim, senhora. Ela:
- Orvieto. Molto bella. Città medievale.

***

Eu acho que injeçao letal funciona muito bem nesses casos avançados.

Postado por leticia em 14:24

Saldo do bico na pizzaria

Saldo do bico na pizzaria terça-feira: 36 euro + 2 euro de um dos clientes pela minha graça, beleza e simpatia + um cordaozinho com pingente de mosaico veneziano pela minha graça, beleza e simpatia.

Postado por leticia em 14:19

22.07.02

Saldo do 'bico' na pizzaria

Saldo do 'bico' na pizzaria ontem: 36 euro + 1 xicara de café quebrada + pés doloridos

Postado por leticia em 14:10

18.07.02

Posto agora um pedaço de

Posto agora um pedaço de Orlando Innamorato, de Boiardo, depois continuado por Ariosto como Orlando Furioso. Agora temos um professor de Literatura todo garotao, bonitinho se nao fosse pelos cabelos compridos (devia ter lei contra essas coisas), uma voz linda - as japonesas ficam suspirando a aula inteira. Ao contrario da nossa ex-teacher, uma dama aristocratica que se ofendia com palavras do tipo 'traseiro', ele hoje nos fez ler um pedaço dessa poesia que vou traduzir. Eh a historia do romance desencontrado entre Brandimarte e Fiordelisa (Flor-de-Lis pros intimos), que finalmente se reencontram durante uma batalha. Brandimarte deixa tudo de lado, porque nao a via ha séculos, e tasca-lhe um super beijo na frente de todo mundo. A danada da Fiordelisa, que nao era boba nem nada, se faz de envergonhada e convida o Brandimarte pra uma escapadinha ali no bosque.

Prese ben presto il cavallier lo invito,
E, forte caminando, forno agionti
Dentro a un boschetto, a un bel prato fiorito,
Che d'ogni lato è chiuso da duo monti,
De fior diversi pinto e colorito,
Fresco de ombre vicine e de bei fonti.
Lo ardito cavalliero e la donzella
Presto smontarono in su l'erba novella.

(Imediatamente o cavaleiro aceitou o convite,
E, andando bem rapido, chegaram
A um pequeno bosque, a um belo prado florido,
Que de cada lado é fechado por dois montes,
Pintado e colorido de flores diversas,
Fresco de sombras e belas fontes.
O ardido (entendam como quiserem) cavaleiro e a donzela (donzela my ass)
Rapidamente se deitaram sobre a grama nova.)

E la donzella con dolce semblante
Comincia il cavalliero a disarmare.
Lui mille volte la baciò, davante
Che se potesse un pezzo d'arme trare;
Né tratte ancor se gli ebbe tutte quante,
Che quella abraccia, e non puote aspettare;
Ma ancor di maglia e de le gambe armato
Con essa in braccio se colcò su il prato.

(E a donzela, com doce semblante (isso aqui é soh pra disfarçar um pouco)
Começa a desarmar o cavaleiro (reparem de quem é a iniciativa)
Ele a beijou mil vezes, antes que
Ela conseguisse tirar-lhe um soh pedaço de armadura;
Nem se importou se ainda tinha todas as partes da armadura,
Mas a abraçou, e nao conseguiu esperar;
Mas mesmo de cota de malha e as pernas cobertas pela armadura,
Com a donzela nos braços se deitou sobre o gramado.)

Stavan si stretti quei duo amanti insieme,
Che l'aria non potrebbe tra lor gire;
E l'uno e l'altro si forte si preme,
Che non vi seria forza a dipartire.
Come ciascun sospira e ciascun geme
De alta dolcezza, non saprebbi io dire;
Lor lo dican per me, poi che a lor tocca,
Che ciascaduno avea due lingue in bocca.

(Estavam de tal forma unidos os dois amantes,
Que nem o ar poderia passar entre eles;
E se abraçavam tao fortemente,
Que nao existiria força capaz de separa-los.
Como cada um suspira e cada um geme
De alta doçura (pra nao dizer outra coisa), eu nao saberia dizer;
Que o digam por mim, porque é do interesse deles,
que cada um dos dois tinha duas linguas na boca.)

Eh ou nao é espetacular? :)

Postado por leticia em 22:09

Nao sei se cheguei a

Nao sei se cheguei a comentar a reaçao histérica das japonesas quando me reviram:
- OOOOOOOOOOOOH! AAAAAAAAAAAAAH! UUUUUUUUUUUH!

O professor de Filosofia, que passava perto, parou pra perguntar se tinha acontecido alguma coisa de grave.

Postado por leticia em 21:58

16.07.02

Pois é, aqui estou de

Pois é, aqui estou de novo.

Do Rio a Sao Paulo peguei o Boeing 777 da Varig, aquele fodao que vai pra Londres. Quase fiquei no aviao - cada assento com sua televisaozinha, com escolha de filmes e idiomas (vi um pedaço de Harry Potter), jogos, musica, etc. Super comodo. Depois de Sampa pra Amsterdam pela KLM - excelente companhia! Te entopem de comida, toda hora tem uma aeromoça te dando alguma coisa pra beber, na hora que passa o filme te servem Eskibon (e eu vi Monsters, Inc. viu, Hiro? :P ), nesse nivel. Ainda dei a sorte de ter duas poltronas vazias do meu lado, me estiquei e dormi legal.

O aeroporto de Amsterdam é tudo na vida! Grande, clean, arejado, claro, cheio de lojas otimas onde volta e meia rola uma super liquidaçao. Encontrei o Sander, amigo de alguns anos do RPG de Tolkien que eu joguei online por um tempo. Ficamos batendo papo num bar do aeroporto, depois embarquei numa boa pra Roma. Aih, chegando aqui, começo a me lembrar de que a Italia é meio Brasil: nao tinha UM carrinho no aeroporto! Eu com 5 volumes, sendo duas malas bem grandes e pesadas (cheias de guarana, arroz, fubah, bananada etc), carregando aquilo tudo até a saida! Lindo.

A viagem pra Assis foi sem intercorrencias, fora a chuva torrencial. Cheguei chapada e dormi direto até meio-dia de hoje, e quem me conhece sabe o quanto isso é estranho.

Hoje vou ver um apartamento pra alugar. E depois procurar emprego numa pizzaria (a pizzaria dos feios, é uma familia toda horrorosa que é dona do negocio.).

beijos exaustos (ainda)

Postado por leticia em 14:31

14.07.02

Estou indo pra Itália hoje.

Estou indo pra Itália hoje. Não sei se rio ou choro - minha situação financeira é desastrosa, pra ser bem delicada. Ontem chorei a tarde toda de ter deixado, de novo, meu cachorro pra trás.

Favor cruzarem os dedinhos pra eu arrumar um emprego decente lá, senão tenho que voltar.

beijos

Postado por leticia em 18:13

09.07.02

Meu visto saiu! Vou repetir:

Meu visto saiu!

Vou repetir: meu visto saiu! MEU VISTO SAIU! Segunda-feira tô indo embora! Durma-se com um barulho desses! hahahahahahahaha

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Postado por leticia em 15:53

08.07.02

Ontem almoçamos, eu, Tuco e

Ontem almoçamos, eu, Tuco e meu pai, no gostosinho Café do Teatro, no Shopping da Gávea - descoberta do Tuco, que sai da PUC e vai lá almoçar. A comida é gostosa (eu comi um filé a Gledson. O nome a princípio me assustou, mas a descrição me fisgou: filé recheado com queijo, ao molho madeira com cogumelos, acompanhado de talharim verde. Muito bem servido, cheguei a doar parte do prato ao Tuco, coisa que nunca acontece. Sou muito ciumenta da minha comida.), custa relativamente pouco, o lugar é aconchegante, apesar dos horrendos cartazes antigos de teatro nas paredes. Abomino teatro. Só uma restrição, segundo meu irmão: o molho bolognesa deles não é lá essas coisas.

E depois não fiz mais nada, bissolutamente nada. Que inércia modorrenta! Até porque não tem nada pra fazer. Como é horrível ter seu destino nas mãos alheias!

Keep your fingers crossed, que o visto deve (tem que) sair essa semana.

Beijos modorrentos e inertes,
Leticia.

Postado por leticia em 13:31

07.07.02

Postado por leticia em 19:55

Mirco, um amigo da


Mirco, um amigo da família, Ettore e Arianna, pais do Mirco. E a porchetta, claro, boa pra diabos.

Postado por leticia em 19:51

17/04, numa pizzaria. Mirco,



17/04, numa pizzaria. Mirco, eu, Sabine (canadense-francesa), Hong (chinesa), Ria, Daniel (de Criciúma), Cristiano (amigo do Mirco).

Postado por leticia em 19:42

Que inverno tabajara é esse,

Que inverno tabajara é esse, hein?

***

Ontem rolou festinha de aniversário de uma priminha de segundo grau. Bom rever a família :) Todo mundo adorando meu corte de cabelo italiano modernérrimo (sem saber que a mulher no salão tava morrendo de medo de mexer no meu cabelo, porque eles têm pouca experiência com cabelo ruim). Todo mundo me acha um pouco diferente, e hoje recebi email da Ria (a filipina), que já chegou em casa e ouviu do marido a merma coisa, 'você tá diferentaça'.

As fotos que eu vou botar agora não têm o corte de cabelo novo, que afinal de contas não é nada radical, eu pensei que ninguém fosse notar. Já peço desculpas pelo tamanho - minha mãe é tão computadormente imbecil quanto eu, e não consegue escanear as fotos em tamanho normal (e eu não consigo diminuir). Foi mal.

Postado por leticia em 19:40

05.07.02

Tem poucas coisas melhores na

Tem poucas coisas melhores na vida do que assistir a um bom filme-pipoca, num bom cinema com bom surround sound, legendado, em boa companhia :) Ontem encarei SW II de novo, com o e o Hiro. Toda vez que eu saio com esses dois eu rio até meus masseteres doerem! Nem precisa dizer que achamos todo tipo de referência cinematográfica (ou não) dentro do filme, de Beto Carrero em diante. E rimos muito também do herdeiro do talento do Cigano Igor, o garoto que faz o Anakin. E eu ainda ri de novo da história do Zé e o palhaço chamando táxi.

Socializar é bão :)

Postado por leticia em 17:23

Hoje passei a manhã batendo

Hoje passei a manhã batendo perna com Vovó na Saara. ADORO bater perna no centro do Rio! É como uma Lojas Americanas gigante, você inevitavelmente acha alguma coisa da qual precisava e não sabia, ou não precisava mas gosta, ou pra dar pra alguém, ou pra comer (aquelas esfihas da padaria com os azulejos pretos e brancos é de comer chorando)... Aquele bando de gente na rua, a rádio Saara que é absolutamente impagável (os anúncios de motel são hilários), as lojas de quinquilharias... E os nomes das lojas? Rodrigão, A Ciganinha, O Dragãozinho... Eu me divirto horrores, se me soltarem lá eu fico um dia inteiro e não me canso. E como eu adoro bater papo, aquela multidão é um prato cheio. Converso com tudo que é vendedor. E nesses papos a gente acaba descobrindo onde se conserta telefone mais barato, onde se compra bateria pra telefone pela metade do preço, onde achar as pulseiras de couro que eu quero levar pra Itália de souvenir pra galera...

Ontem, eu novamente na rua da Alfândega com mâmi, me liga a Valéria:
- Que barulhão! Onde cê tá?
- Na Alfândega...
- HAHAHAHAHA você, na Alfândega? Não acredito!!!!!! No meio dos pobres? HAHAHAHAHAHAHA

(como se eu não fosse pobre)

Engraçado, foi a merma reação do Bruninho quando descobriu que eu sabia (e gostava de) cozinhar. Por que será que as pessoas têm essas imagens tão malucas de mim?

Hoje voltei do centro cheia de coisa de pobre: calça de ginástica por nove-e-noventa-e-nove, banana passa comprada na Casa Pedro (como eu amo o cheiro daquela loja!), piranha de cabelo (R$ 0,50)... Não é ótimo? :)

Postado por leticia em 00:08

04.07.02

Espero não pegar a


Espero não pegar a mania do Dudu de fazer esses testes idiotas... :)

Lifelike Electronic Technician Intended for Ceaseless Infiltration and Assassination

Postado por leticia em 23:55

Dizem que Belém é cheia

Dizem que Belém é cheia de gente horrorosa. Isso porque ainda não foram até a zona da Central do Brasil aqui no Rio... (o que eu estava fazendo lá? fui comprar balas pra banca de jornal da minha mãe.)

Postado por leticia em 00:39

02.07.02

Estou vendo na RAI International

Estou vendo na RAI International o Palio di Siena. Estou irritadíssima de estar aqui neste lado do planeta enquanto por lá, a essa época do ano, rolam zilhões de festas medievais.

Ih, alá, tô vendo o restaurante onde eu almocei em Siena com o Mirco e a Mikako, em dezembro! Ai que praça linda! Ai que cidade linda! Ai que merda que eu não tô lá!

Postado por leticia em 19:28

Eu devo ser a única

Eu devo ser a única pessoa do mundo que tirou um siso e em vez de emagrecer, engordou. A minha relação com a comida é uma coisa tão doentia que o maior desafio da minha vida é comer mesmo quando eu não posso ou não devo. Minha boca ficou abrindo pela metade e as gengivas e a garganta doendo por uma semana, e eu, querendo provar que consigo me empanturrar mesmo em condições anormais de temperatura e pressão, forcei a barra. Estou enorme de novo.

Postado por leticia em 02:47

Hoje, no 415: - (inserir

Hoje, no 415:

- (inserir início de discurso de vendedor de ônibus)... então eu trago e estou trazendo um chocolate que cada um na banca do camelô, nas Lojas Americanas, nas banca de jornais, cada unidade estão saindo por além de 35 centavos...

Postado por leticia em 02:36

01.07.02

Ontem fui ver Lilo &

Ontem fui ver Lilo & Stitch com o Hiro. Adoramos! Eu particularmente ri à beça e saí do cinema muito contente. Pode ir ver que é bão.

"Ah, que bom, meu cachorro encontrou a serra elétrica!" - Lilo

Postado por leticia em 12:08