27.11.01

Esqueci de comentar: as aulas

Esqueci de comentar: as aulas sao legais, mas eu quero voltar logo pra Romaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

MEU REINO POR UM SUPPLI' !

Postado por leticia em 18:10

Chiavari Pois eh, depois de

Chiavari

Pois eh, depois de uma certa luta, chegamos. Mofamos uma meia horinha dentro da escola, porque a faxineira (indiana) abriu a porta pra gente, ateh o diretor chegar, um alemao cabeludo de oculos com cara de roqueiro. O apartamento eh bem legalzinho, apesar de nao ter lençois e nao termos ainda encontrado um lugar que venda lençois. Como faz falta uma filial das Lojas Americanas!

A cidade eh um ovinho (35.000 habitantes), e um tedio total. Pelo menos nao eh tao frio, tem feito algo em redor dos 15 graus. Hoje choveu (alias, no pais inteiro), mas amanha tem previsao de suave melhora. Pra mim nao faz diferença, a aula eh soh de manha, volto pra casa, cozinhamos (hoje comprei carne moida, fiz molho a bolognesa, mas acho que era carne de cavalo, a bichinha nao ficava dourada nem depois de horas fritando. Eu cozinho, Syrlea lava), e sou forçada a dormir, porque nada abre depois do almoço. Vidinha mais ou menos, neh naum?

A outra moradora do apartamento eh uma inglesa com um sotaque horripilante de um ...fordshire qualquer da vida. Bonita pra caramba, 16 aninhos, super elegantinha mermo de jeans e camiseta... Aquele tipo que dah raiva, sabe? Ainda mais quando meu cabelo começa a se revoltar, como agora. Ele hoje me disse depois do banho que esse ar marinho de Chiavari nao faz bem pra ele, que ele tem que voltar a Roma. Fazer o que, neh... ;)

Esse fim de semana parece que rola um festival de vinho em Chianti (eh isso mermo, a propria), perto de Florença. Como aqui num tem xongas pra fazer, lah vou eu pra ficar na casa da Valeria em Firenze... Oh vida, oh ceus! ;)

Amanha vou fazer um franguinho com legumes. Como eh bom comer comida de gente! (mermo que seja carne de cavalo, palida que dah pena).

Achamos esse lugar de internet, loooonge que doi, mas razoavelmente barato. Como varios dias de tedio ininterrupto me aguardam por aqui, que eu jah percebi, vou ter tempo de responder tooodos os emails... Se tiver paciencia e se nao estiver chovendo lah fora.

Quinta-feira vamos a Luca, na Toscana, onde a Syrlea tem umas pesquisas malucas pra fazer. Uma amiga de uma amiga dela vai buscar a gente aqui (ela mora aqui perto), pelo menos nao vai ser uma tarde perdida dormindo!

Enfim... Sem mais no momento, despeço-me. Ou, como diria o cara que apresentou o ballet da Tailandia que eu e Syrlea vimos no Rio...
Atenciosamente (assim mermo, feito carta, uma despedida no ar)

Leticia

Postado por leticia em 18:09

22.11.01

Genova Bom, como pode-se perceber,

Genova

Bom, como pode-se perceber, nao rolou Milao. Por varios motivos: primeiro, eh fria e cara. Segundo, nos disseram no albergue de Verona, que por sinal era uma bosta, que o de Milao era pior ainda. Depois de um mes carregando mala escada acima e escada abaixo, tomando banho em chuveiros horrorosos, e dormindo em camas desconfortaveis (o colchao e o travesseiro de Verona eram que nem os de S. Francisco, de pedra, duros feito uma rocha), resolvemos nos dar de presente algumas noites a mais em Genova, onde o albergue eh novo e considerado o melhor da Italia. Depois de muitas turbulencias ferroviarias, incluindo corridas na estacao pra pegar a conexao pra Genova, finalmente chegamos. O motorista de taxi era meio biruta, foi xingando da estacao ateh o albergue, que por sinal fica no alto de uma colina, tem uma vista linda. O albergue realmente eh bonitinho e confortavel, limpinho, tudo novo, o pessoal eh super legal. Gostamos :)

Pois eh, essa primeira noite foi a morte, dormimos feito cadaveres, o mundo poderia ter caido que a gente nao ia ter percebido. Soh que nao conseguimos pegar o trem das 8 pra Milao pra pegar a Syrlea. Tentamos de tudo pra ir pra lah, mas nao tem onibus (ninguem aqui anda de onibus intermunicipal, soh trem), tentamos alugar carro mas nao tinha. Ficamos desoladas e meio desesperadas, porque chegou a hora do voo dela chegar, passou da hora, passou MUITO da hora, e nada de noticias de Syrlea. Depois das tres e meia, hora em que o albergue abre, voltamos pra lah porque ainda estavamos exaustas. No final da tarde liga a Syrlea avisando que o voo demorou horas e coisa e tal. Ficamos mais calmas, principalmente porque ela resolveu ficar por lah na casa de amigos, e soh vai vir pra cah encontrar a gente no sabado ou coisa que o valha. Fomos dormir cedinho.

Ontem jah acordamos mais bem dispostas, embora os hematomas da minha perna ainda nao tenham desaparecido (a mala vai batendo na coxa quando desço ou subo escadas. Fora as mil vezes em que ela caiu no meu peh quando descia os degraus do trem), nem a dor no peh. Meus pehs, alias, estao meio assim peh de quadro de Portinari. Um cascao que num tem mais tamanho, de tanto andar. Eu precisaria de um mes soh andando de pantufas pra recuperar meus pobres pezinhos. Anyway, encontramos um restaurante brasileiro chamado Berimbau, os donos sao italianos mas compraram o negocio de uns brasileiros, e tem um garoto de Santo Andre que trabalha lah e tocou um Djavan pra gente no violao enquanto comiamos um feijaozinho basico (que nao tava lah essas coisas, mas aih era exigir demais) com arroz, uns franguinhos enrolados no bacon, umas carninhas malucas lah. Sentimos falta soh da farofa. Fechamos o almoço com um sorvete de nozes e chocolate, e ficamos rodando. Nao aguentamos bater muita perna e tambem voltamos cedo pro albergue, onde jantamos um tortellini de nada com molho tambem com sabor de nada. Muito legal.

Ontem de manha, depois de deixar filmes pra revelar e mais umas peruadas basicas pela cidade, fomos a um museu, Palazzo Ducale, onde tava rolando essa mostra de pintores russos que passaram aqui pela regiao da Liguria pra estudar artes e fizeram uns quadros bonitos, outros nem tanto. De lah, tocamos pro Aquario de Genova, o maior da Europa. Um pouco decepcionante, mas mesmo assim maneiro, e fugiu um pouco do nosso esquema de ver quadros de santos, que eu jah estou um pouco cansada. Como quando saimos do aquario jah nao tinha nenhum restaurante aberto pra almoço, terminamos comendo decadentemente no McDonald's. Comprei uns livrinhos na Mondadori e nos picamos pro albergue. Dormimos cedo mais uma vez (estamos ficando velhas).

Comentarios nonsense variados:

- Em Florença tem um Rincao Gaucho (ouvimos a propaganda, com bom xi bom xi bom bom bom ao fundo) no radio, no carro do Guido, a caminho de Florença pra deixar as malas.

- Esse ar maritimo de Genova tah deixando meu cabelo meio assim estilo juba, feito o leao da Nemeia (aquele que o Hercules matou).

- No dia do almoço no restaurante brasileiro fizemos nossas sobrancelhas sentadas na praça, pegando sol pra esquentar os ossos.

- Guido achou um cabelo branco na minha cabeça, outro dia Valeria achou outro, enorme, todo cacheado. Guardei ateh na carteira.

- Nossos cabelos crescem feito erva daninha, tanto o meu quanto o da Valeria. Jah cresceram bem desde que saimos, vi as fotos de Pompeia e parecia que eu tinha acabado de cortar.

- Hoje de manha tinham uns portugueses HORROROSOSSSSSSSSSSSSSS no albergue, indo ver um jogo de futebol do time deles aqui, sei lah contra quem. Eita gente feia, so!

- Nossa programaçao para hoje eh: andar o menos possivel, pensar e falar o menos possivel, dormir o mais cedo possivel. Essas ferias deram uma canseira... Acho que vamos precisar de novas ferias.

baci a tutti

Postado por leticia em 10:44

19.11.01

Ainda Verona Ontem foi soh

Ainda Verona

Ontem foi soh a gente botar o peh fora do lugar aqui de internet que comecou a chover. Chuva + frio = uma merda. Deu fome na Valeria, paramos num quiosque de batata frita e, surprise, a garota era brasileira! Chama Franciane, eh de Santa Catarina, lourinha, bonita e muito simpatica. Estao ela e o marido morando e trabalhando aqui, dizem que tem milhares de brasileiros em Verona (ainda nao encontramos nenhum que nao fosse turista). Confirmou o que a gente imaginava: trabalhar com italiano eh uma merda! Eles sao simpaticos e engracados, e a gente foi destratada por poucos ateh agora, mas sao super grossos, isso eh inegavel.

Bom, depois de caminhar na chuva ateh o albergue (descobrimos que o albergue foi casa do Paganini, tem uns jardins lindos!), chegamos no quarto e ta-daaaaaa o aquecedor estava desligadooooo! Lah fomos nos roubar cobertores dos outros quartos. Eu, que sou super calorenta, dormi com 3 cobertores. Eh obvio que acordei varias vezes durante a noite pra rearrumar os cobertores, que insistiam em sair de sua posicao inicial. Pra completar o martirio, o banho de manha foi assim meio friinho, sabe. Justo eu, que ODEIO agua fria em qualquer circunstancia, no inverno entao fica melhor ainda... Mas tomei banho assim mermo, questao de honra. O cafeh da manha foi bem pimba, mas ainda deu pra guardar um paozinho basico pra hoje à noite. Como nos ensinaram nossas avos, quem guarda tem, neh :)

Hoje aqui tah tudo fechado. Voce passa em frente às lojas e tah tudo escrito 'lunedì chiuso'. O povo pra trabalhar pouco, credo! Ontem queriamos deixar filme pra revelar, perguntamos pra mulher se ela ia abrir hoje. Resposta: se nao chover...

Alias, falando em dialogos estranhos, ontem no trem pra cah tinha um casal sentado no banco em frente a nos. A menina era obviamente americana, loura, bonitinha. O cara era o cao chupando manga, e obviamente nao americano. Valeria chutou que era frances, e depois vimos que era mermo. O cara cheio de amor pra dar e a garota nada... Aih ele vira pra ela e pergunta:
- Que que foi, eu to fedendo?
Ao que ela prontamente respondeu:
- Tah.
Apos este dialogo bizarro segue-se a seguinte cena: o feioso enfiando a cara toda dentro da camisa, pela gola, pra confirmar o fedor.
Sem comentarios.

Como hoje tudo tava fechado, ficamos soh dando voltas e entrando em igrejas. O tempo ainda tah chuvoso, de vez em quando dah um chuvisco chato. As nossas falas mais comuns sao, em ordem de frequencia:
- Meus pes tao gelados.
- Os meus tambem.

- Minhas maos tao geladas.
- As minhas tambem.

- Meu nariz tah tao gelado que parece que vai cair.
- O meu tambem.

E Syrlea ainda escreve uma ultima mensagem antes de viajar (a gente tah indo pra Milao hoje pega-la no aeroporto):
- Meu amigo de Milao disse que lah jah tah 3 graus...

Prognostico sombrio, meus queridos. Sinto meus dedos do peh jah se mumificando e caindo com o frio, meu nariz e meus dedos da mao azuis, em cianose das extremidades. Meu couro cabeludo entao, quando eu saio de cabelo molhado do banho de manha, fica gelaaaaaado... Eu e Valeria fizemos uma ode ao frio, em Ravenna (estilo repente):

O meu couro cabeludo
Tah ficando geladinho
O vento congela tudo
Ateh nosso narizinho

Uma outra perola do cancioneiro nordestino:

Mas que chuva mais pentelha
Essa agua tah tao fria
Congela minhas orelha
A sua, a dele e da tua tia

Agora eh hora de juntar coragem pra, depois de umas outras igrejas, voltar pro albergue, pegar as malas (que saco carregar mala, to ficando que nem jogador de tenis, sarada de um braco soh, porque nao tenho coordenacao motora pra carregar a mala no braco esquerdo) e voltar pra estacao pra pegar o trem. Haja saco!

Eu to doida pro curso comecar logo, acabar logo e a gente voltar pra Roma de novo... Vamos tentar alugar um apartamento (seremos 4, vem mais uma amiga, a Luciana), e aih acaba aquela palhacada de ter hora pra voltar pro albergue. A gente doida pra sair pra dancar, pra um barzinho ouvir banda tocando, e as merdas dos albergues fechando onze da noite, onze e meia. Vamo cair na night de Roma! Todos os narizes de Roma serao poucos para nos!

Okay, chega.
Beijos da Julieta (aqui tem um doce, tipo um suspiro, que se chama Bacio di Giulietta),
Leticia.

Postado por leticia em 13:13

18.11.01

Verona Pois eh, hoje saimos

Verona

Pois eh, hoje saimos cedo de Padova, ateh porque nao tinha mais nada lah pra ver, e viemos pra Verona. Na hora de entrar no trem me passa um cara e para pra falar com a gente:
- Eu sou da policia, se voces forem pegar esse trem aih, evitem os ultimos vagoes.
Muito bem, logo percebemos o porque (bota um acento circunflexo nesse porque aih) do aviso: tinha uma galeeeera pendurada pra fora das janelas, sacudindo cachecois e bandeiras e bones com a cor de um time de futebol qualquer, ou pelo menos foi o que achamos que fossem. Deviam estar indo pra Milao (pra onde ia o trem) ver um jogo, sei lah. Uma baderna que se ouvia de longe!

Mas enfim.Chegamos a Verona na hora do almoco, e ficamos pastando quase uma hora no ponto de onibus (hoje eh domingo, eles tem um esquema especial de transporte no domingo que deve envolver a reducao da frota a um onibus soh que fica dando a volta na cidade, esperamos seculos e nada do bicho vir, soh depois que jah estavamos dentro do taxi - eh claro.). Olhavamos em volta e soh tinha preto, eu tava me sentindo meio insegura (nada contra, mas eles tinham umas caras horriveis, de assaltante frio e calculista, sabe?). Aih chegamos no albergue... O albergue eh o seguinte, eh um predio historico de pedra maravilhoso, com cara de castelo - alias, acho que eh mermo um castelo - e um cara super simpatico na recepcao. Fomos meio que comendo pelo caminho, andando na direcao do centro da cidade. Uma coisa linda de morrer, totalmente conto de fadas, umas casinhas lindas, coloridinhas, uns jardins lindinhos, umas pracas escondidas, uma coisaaaaaaaaaaaaaa! Quer saber? Gostei MUITO mais daqui do que de Veneza. Pelo menos num tem aqueles barquinhos lerdos e barulhentos.

Hoje eh um dia comemorativo de Verona como patrimonio historico da humanidade, olha soh a cagada: todos os museus e exposicoes de graca! Vimos um monte de coisas: a casa da Julieta (sem graca, tadinha), a arena coliseu-like que tem por aqui, um museu no Castelvecchio, um outro museu arqueologico... A-DO-RO entrar sem pagar, oooooooo como adoro! ;) Pra completar, depois do pavor dos precos de Veneza, achamos esse lugar internetal bem legal, perto do tal Castelvecchio (um castelao antigo, com fosso e tudo), com precos bem razoaveis e teclados decentes. Aqueles teclados das maquininhas da Telecom Italia sao de dar doh (doh e dor na coluna, credo).

Uma coisa que eu esqueci de comentar sobre Murano: entramos numa loja pra compar brincos e a Valeria entrou num papo com o senhor vendedor bafudo, perguntou se era possivel ver alguem trabalhando. Ele indicou a oficina de um mestre vidraceiro que seria um dos ultimos grandes mestres de Murano. Fomos, e ao entrar damos de cara com um ajudante com uma camisa escrito Copacabana! Daquelas com arara e tudo! Daih pra ele gostar da gente foi um pulo, deixou a gente assistir ao velho trabalhando (fazendo umas folhas lindas de vidro, que iriam fazer parte de uns lustres com modelo do seculo qualquercoisa), e ainda deu dois cavalos de vidro pra gente. Tudo bem, sao cavalos tabajara, mas po, cavalos de vidro de Murano! Foram meio que um presente de grego, coitado do copacabanense, carregar esses bichos tem sido um parto. O meu estah dentro das meias de la, dentro de um gorro, no meio do pijama.

Comentarios gerais que eu venho esquecendo sempre de fazer:
- Com o frio, estamos virando mulheres-cebola: tem sempre mais uma camada de roupa por baixo. Um tarado teria muito trabalho pra chegar ateh a camada que interessa.
- Ontem em Padova, numa praca do lado da universidade, vimos uns cartazes esquisitos colados na parede. Depois de chegar mais perto e dar uma lida, entendemos que os cartazes devem ter sido feitos por amigos dos formandos, todos com caricaturas horrorosas, envolvendo sempre um penis, ou flatos, ou outras particularidades igualmente interessantes, e com poeminhas hilarios contando a vida do formando ateh o momento da formatura. Engracadissimo, riamos de rolar! Pena que nao dava pra tirar foto, as letrinhas iam sair ridiculamente pequenas e ilegiveis.

- Outros modelitos italianos: as meninas vestem saia por cima das calcas (que nem precisam ser legging), os rapazes usam o cabelo empastado de gel na testa e atras tudo espetado, tanto meninas quanto rapazes usam umas mochilas SUPER HIPER MEGA coloridas e obviamente ridiculas, e os piercings estao em absolutamente todos os lugares possiveis e imaginaveis. O mais engracado eh ver aquelas familias tradicionais italianas nas estacoes de trem - avo, avoh, mae, pai, tios, e os adolescentes todos de cabelos estranhamente coloridos e cortados, piercings variados, calcas com as bocas maiores que o sino de Belem, e sempre fumando. Muito esquisito.

- Todo mundo vive olhando pra minha mala pra tentar ler a etiqueta e descobrir de onde viemos (qualquer dia vou mudar a etiqueta e botar Planeta Marte).

- Todo mundo fica me olhando, segundo relatos de Valeria, quando eu sento no computador pra digitar. Serah que eh porque eu sou meio apressadinha?

- As japonesas tem um ritual de beleza que inclui muita maquiagem, muitos cremes, e muitos tapinhas massageadores no rosto. Coisa mais engracada do mundo. A gente tem dias que acorda com o barulho dos tapinhas das japas.

- Ontem fomos forcadas a fazer um varal à la Yasmine e Adriana: totalmente favelinha. Calcinhas, meias e toalhas, mais uma blusa que eu lavei no banho, penduradas no estrado do beliche (botaram a gente no beliche do lado do aquecedor, Valeria quase saiu com a bunda assada).

- Eu gostaria muito de saber de que eh que vivem os pretos que moram aqui. As unicas coisas que eu vejo eles fazendo eh vender imitacoes da Louis Vuitton, cachorrinhos e coelhos HORRENDOS com olhos vermelhos que piscam, alem de andar e latir/fazer barulho de coelho, castanhas, e posteres horriveis. Detalhe que ateh hoje a gente nao viu NINGUEM comprar NADA de nenhum deles. Vai ver que eles trocam os coelhos por castanhas e vivem soh de castanhas, quem sabe.

Bom, em breve retornaremos ao nosso castelinho. Espero que o tempo se mantenha bom e soh comece a chover/nevar em Milao, que nao tem nada de interessante mermo. Amanha ainda queremos dar uns roles por aqui, a cidade eh muito bonita.

Baci a tutti,
Leticia

Postado por leticia em 18:33

17.11.01

Padova Saimos cedo (ateh porque

Padova

Saimos cedo (ateh porque o cafe da manha termina oito e meia). O dia tava lindo, mas um frio danado. Descobrimos uma feira aqui perto do albergue meio mercadao de Madureira, vende tudo, de brinquedos do Paraguai a roupas, artesanato, lava-roupas, aquecedores a lenha. Compramos algumas coisinhas e depois fomos andando ateh a Basilica de Santo Antonio.

A Basilica

Eu me sinto sempre absolutamente desconfortavel em igrejas quanto tem alguma coisa acontecendo (um culto, uma missa, uma liturgia etc). Nao soh nao sei como me comportar, como me sinto meio alienigena. Nao tenho essa necessidade de acreditar numa coisa ou forca maior, nao me sinto tocada espiritualmente, nao consigo separar o proposito bom da igreja catolica da historia sanguinolenta do passado nem das ideias retrogradas do presente, nao consigo deixar de pensar na hipocrisia da coisa toda. Dois exemplos do que eu chamo de palhacada: as velas eletricas (lampadas imitando velas) que acendem com moedas, e as tais ofertas que sao na verdade compulsorias: voce pega um santinho, e se nao der nada o cara vai atras de voce pedindo a tal 'oferta'. Me poupe, neh.

Hoje, em particular, que tinha zilhoes de freirinhas simpaticas na igreja, tavam cantando uns negocios bonitos lah, e tinha alguem tocando um orgao extremamente apocaliptico, eu meio que entendi a sensacao ambigua de conforto e medo que as pessoas devem sentir em relacao a religiao. A Basilica de S. Antonio eh uma das mais bonitas que jah vimos ateh hoje, realmente belissima, embora nem de longe a mais opulenta onde jah entramos. As cupulas sao altissimas, os arcos atras do altar principais sao goticos, decorados ricamente, lindissimos. A Valeria entrou chorando, rezou e se emocionou muito, e eu me senti meio deslocada. A impressao que eu tenho, a cada vez que passamos pela nave de uma igreja pra ver o altar e todo mundo se benze menos eu, eh a de que as pessoas me olham com uma cara assim de 'coitada, nao sabe o que estah perdendo'. Eh bastante desconfortavel. Eu gosto de entrar em igreja, desde que nao esteja rolando nada; choro se vir alguma coisa realmente bonita, mas as vezes imagino como deve ser ter um outro tipo de reacao que nao a puramente estetica, como a minha. Pra mim, entrar em S. Pedro em Roma foi uma das coisas mais bonitas que jah me aconteceu, mas foi soh isso - lindo. Pra quem eh do ramo, deve ser uma experiencia infinitamente mais significativa. Mas, apesar de tudo, toda essa minha experiencia nas igrejas da Italia soh serviu pra fortalecer minha crenca em crenca alguma.

Almocamos (bem) num restaurante onde soh tinha velho. Duzias de velhos serelepes mandando ver nos frutos do mar. Comida otima, os melhores precos que jah pagamos desde que aportamos na Italia. Depois ficamos rodando com calma, vendo a lerdeza da cidade, dando voltas, passeando, fazendo nada, depois compramos frios no supermercado, um queijo que soh existe na loja onde nos compramos (ha ha ha voce nao come-eeeeeeu), e voltamos cedo pro albergue. Ainda fechamos o dia com o tal queijo (que dah cocegas na gengiva), VinSanto, Valeria com creme no cabelo endurecido, e por aih vai. A chave de ouro foi o Lindt meio amargo. Soh lamento por voce que esta aih no conforto do seu lar, sem ter que desarrumar e arrumar mala a cada 36 horas, mas sem um VinSanto e uns cantucci pra te alegrar.

Beijos de santo antonio pra todos
leticia

Postado por leticia em 21:16

16.11.01

Padova, terra de Sto. Antonio

Padova, terra de Sto. Antonio

Ontem quando voltamos pro albergue fomos supreendidas com um jantar barato que incluia um prato de massa (molho pomarola, mas tudo bem) em porcao generosa, mais hamburger de frango com fritas e salada, mais uma fruta (apple), mais um paozinho gostosinho que guardei pra hoje. Melhor jantar que comemos em semanas!

Hoje de manha fomos a Murano comprar aquelas coisas de sempre que tudo que eh mulher adora. Almocamos por lah mermo, ateh que bem (pra compensar a bosta de almoco de ontem), e voltamos todas serelepes, eu crente que ia conseguir ir ao museu de tecidos e roupas. Soh que nos esquecemos que os diabos dos barquinhos que funcionam como onibus sao MUITO lentos (bem do jeito que eu gosto...) e dao uma volta do cacete. Resultado: chegamos depois das quatro, e o museu jah tava fechado. Pra voltar pra igreja de N. S. da Saude, que nao tinhamos visto ainda, demoramos outro seculo. E depois outro seculo pra voltar pra estacao. Ah, me poupe, as gondolas sao lindas, a cidade eh linda, os arcos arabes sao lindos, os canais sao lindos, mas EH MUITO CHATO aquilo lah, credo! Mais um dia de enchente na praca e voltas pelos becos e horas num barco lento e barulhento, sem falar nos precos abusivos de TUDO, e a gente ficava maluca. Saimos de lah correndo. Comemos um negocinho na estacao mermo e viemos pra Padova. Estavamos tao desiludidas, veneziamente falando, que viemos de taxi pro albergue. A Valeria, que tava reclamando de frio, foi colocada numa cama do lado do aquecedor. Fora o fato de que o quarto tem *soh* 16 camas, o albergue eh ateh bem passavel. Pelo menos nao tem aquele bando de maluco que tinha em Roma e Veneza. Mas eu to traumatizada com as espanholas estragadoras de guarda-chuva; se eu ouvir alguem falando qualquer coisa do tipo 'estoy muy decepcionada' (atente para a pronuncia: muy dethepthionada) eu mato!

Como Syrlea soh chega dia 20, temos alguns dias pra matar por aqui. Talvez fiquemos mais um dia em Verona, que dizem que eh linda e que o albergue fica num castelinho antigo. Como nada aqui eh o que parece, vamos esperar pra ver.

Baci romani a tutti
leti

Postado por leticia em 20:54

15.11.01

Oi :) Serei breve, Veneza

Oi :)
Serei breve, Veneza eh uma cidade carissima e a internet aqui eh um roubo. Mas enfim. Ontem foi um dia legal, saimos de Ravenna cedinho (tinha umas espanholas pentelhas no nosso quarto, quebraram meu guarda-chuva, dormiram peladas, conversaram de madrugada. Soh confirma a minha teoria de que quem fala espanhol nao pode ser lah grande coisa em termos de carater, o lingua ridicula) e passamos o dia em Bologna, onde nao vimos muita coisa mas achamos a cidade linda linda linda :) Toda em arcos e cupulas e outras coisas legais, cheia de estudantes porque eh cidade universitaria, muito legal! Pegamos um trem LOTADO pra Veneza, quase morri intoxicada (soh tinha lugar no vagao de fumantes), um friiiiiiiiiiiiiiiiiiio do cacete nos barquinhos pra chegar ateh o albergue.

Hoje o cafe da manha foi meio assim digamos singelo (um pao gostosinho, leite - ainda bem que eu levo meu chocolate em poh diet sempre comigo), uma manteiguinha basica e soh. A sorte eh que anteontem em Ravenna tinhamos comprados uns frios e deu pra incrementar o paozinho com um prosciutto crudo e um excelente queijinho. Passamos o dia rodando aqui em Veneza (a gente adora rodar pelas cidades, jah perceberam?), tudo MUITO caro, mas os museus sao lindos. Compramos um bilhetao master plus tabajara que dah direito a varios museus, e descobrimos que tem um museu de vestimenta por aqui (eu neeeeeeeeeem vou lah amanha nao, maginaaaaaa), e tambem podemos entrar nos museus de vidro de Murano.


Mas olha, vou dizer uma coisa...
NADA se compara a Roma. Jah que tudo que eh italiano adora assoar o nariz em publico, fuma pra caramba, dah trombada e nao pede desculpas, e nunca pede licença, que pelo menos tenha um nariz lindo e tenha um sotaque maravilhoso!

FORZA ROMA!

Postado por leticia em 17:44

13.11.01

Internet ruim, post breve. Ontem

Internet ruim, post breve.
Ontem o dia foi de viagem de Assisi pra Ravenna, albergue em Ravenna otimo, dia em Ravenna chuvoso e mosaicos lindos, noite em Ravenna, amanha dia em Bologna, noite em Venezia.

Assisi eh linda, a companhia foi otima, tava um frio colossal, mas os brasileiros que conhecemos no albergue foram a melhor coisa que jah aconteceu na nossa viagem!

baci a tutti
leticia

Postado por leticia em 19:52

10.11.01

A viagem a Florença foi

A viagem a Florença foi unventful, fora o tempo que demoramos pra achar a casa do cara (o senhor que vai alugar o apartamento pra Valeria durante o curso). A gente tah com bagagem demais pra viajar por aih, por isso resolvemos largar a tralha desnecessaria no apartamento e eu volto pra pegar depois. Enfim, o apartamento 'da Valeria' ainda estava ocupada, por isso dormimos na casa dele mermo, um apartamentinho bonitinho. Isso depois de sair pra uma pizza e vinho, claro. Eles (o seu Milio e o Guido) ainda fizeram a gente beber, alem do vinho, um negocio chamado vinsanto, um troço parecido com vinho do Porto, onde a gente mergulha uns biscoitinhos duros de amendoas maravilhosos, pros bichinhos amolecerem. Excelente! Ainda mais com o vento gelado que soprava em Florença.

Hoje Guido resolveu deixar a gente em Perugia, e de lah pegariamos um trem pra Assisi. Um tempo horroroso na estrada, um frio do cacete, um vento horrendo, e chuva. Mas enfim, a viagem pra Assisi eh ridiculamente curta. Por sorte um cara (lindinho, por sinal) numa picape se apiedou de nos duas carregando mala na estrada no vento e deu uma carona ateh o albergue. Chegando aqui, ainda ficamos no quarto com duas paulistanas super simpaticas, e logo antes do jantar ainda conhecemos mais um, que mora na Alemanha. Maior papo em Portugues, tao legal encontrar gente que compartilha dos mesmos problemas aqui na Europa (tipo, comida, chuveiros ruins etc). No momento estamos dividindo uma garrafa basica de vinho e jogando conversa fora. Hoje tava ventando e chovendo muito pra sair do albergue e visitar a cidade; espero que amanha esteja melhor pra irmos nos cinco fazer tour da cidade...
baci a tutti

Postado por leticia em 21:47

09.11.01

Ontem achamos umas barraquinhas de

Ontem achamos umas barraquinhas de fruta no Quirinale. Eu tava a fim de umas uvas, mas os cachos eram todos enormes. Falei pra Valeria:
- Po, queria um cacho menor, eh tudo jamanta...
Um cara do meu lado:
- Trujaman? Cos'è trujaman?
Eu fiquei com preguiça de explicar e falei soh que era grande e pronto.

Vimos Isola Tiberina (uma ilhota compridinha no meio do rio, sem nada significativo a nao ser um hospital) e a catedral de San Giovanni (a igreja-chefe de Roma), lindissima. Perto da igreja tem a Scala Santa, teoricamente os degraus do palacio de Pilatos por onde Cristo teria passado no dia de sua morte, degraus esses trazidos em 326 dC pela mae do imperador Constantino, se nao me engano. Voltamos cedo pro albergue, jantamos por aqui mermo, e depois caminha.

Hoje rearrumamos a bagagem, nao fizemos nada de produtivo e no momento estamos na recepçao do albergue esperando o Guido trazer o carro pra levar a gente pra Florença. Acabei de almoçar com ele, ficamos batendo papo no Jardim das Laranjeiras - detalhe que tavam flmando um filme sobre Sao Francisco de Assis na igreja ao lado e de repente começou a surgir um povo vesido de padre, soldados medievais etc, todos comendo sanduiche e falando no celular. Amei :)

beijos mil
leti

Postado por leticia em 16:21

Soh Trujaman salva!

Soh Trujaman salva!

Postado por leticia em 09:25

08.11.01

Ontem fomos ao Monte Palatino

Ontem fomos ao Monte Palatino de manha. O engraçado dessas ruinas todas eh que elas sao todas no meio da cidade, voce andando no meio daquelas construçoes enormes e incrivelmente antigas e os carros passando pertinho na rua ali embaixo. Esse lugar em particular eh de uma paz incrivel. Voce vai subindo o monte, indo mais lah pra dentro, e fica um sileeeeeeencio.... Soh os passarinhos cantando, e aquele cheiro de pinheiro, uma grama verdissima que me deu uma vontade enorme de tirar os sapatos e sair correndo pra depois cair sentada (nao dava, tava molhado da chuva do dia anterior, coisas da vida). Como nos jah estamos agora num estagio em que jah vimos todos os pontos turisticos classicos da cidade, podemos nos dar ao luxo de acordar um pouco mais tarde, nos arrumar com calma, tomar cafe da manha devagar (ateh porque a casca do pao eh tao dura que se comer rapido engasga), sair do albergue com calma, sem ter que correr pra nao perder o horario do museu. A gente vai andando pelas ruas, ve alguma coisa interessante, para e entra pra ver qual eh. Muito bom conhecer a cidade assim com calma, conversar com as pessoas na rua, descobrir restaurantes em becos.

De manha ontem uma mulher veio atras da gente no metro. Ela ouviu a Valeria falando que tinha esquecido o guarda-chuva que ela tinha comprado dos indianos na rua (aqui tem um monte de indianos, ou sao garçons, ou vendem castanhas, ou guarda-chuvas feito camelo na rua da carioca, ou uns posters ridiculos que eu nunca vi ninguem comprar) e parou pra falar com a gente. Era de Maceio, trabalhou na Globo, ficou maluca (ooooh novidade) e resolveu vir pra cah. Disse que pra ela as cidades mais maravilhosas do mundo sao o Rio e Roma, e que adora isso aqui. Deu ateh o nome de um jornal pra gente procurar emprego. Eh tentador :)

Guido nos encontrou perto da Piazza Colonna. Estavamos morrendo de fome e loucas por um suppli' (comemos 3 cada um, sentados na Piazza del Popolo). Depois fomos ao cinema ver Como Caes e Gatos, totalmente sessao da tarde :) Ainda demos uma rodada basica pelo centro historico, Valeria voltou pro albergue e eu ainda fiquei passeando um pouco com o Guido antes de voltar pro albergue tambem.

Aih hoje de manha eu to descendo do meu beliche quando a menina que tava dormindo na cama de baixo me vem:
- Brasil?
- é!
- Logo vi... Pelas Havaianas! /risos/

Hoje vamos visitar a Isola Tiberina, que jah foi uma estaçao de cura e hoje tem um grande hospital. Depois talvez rolem umas igrejas que a gente ainda nao viu, e depois, quem sabe! :)

A vida eh bela, os passarinhos cantam. E, como diz o Live:
Spread your wings and fly!

baci a tutti

Postado por leticia em 11:53

06.11.01

Ontem Guido me levou a

Ontem Guido me levou a um restaurante de comida da Eritreia (!). De entrada vieram umas coisinhas parecidas com esfihas, porem fritas, uma com recheio de carne e outra de lentilha. Essa de lentilha eh especialmente maravilhosa, comi de olhos fechados curtindo a bichinha :) Se nao me engano o nome eh sambussa (passei a manha toda tentando lembrar do nome, cismei que era Salmissra, ateh lembrar que Salmissra eh uma personagem de David Eddings).

Hoje acordamos meio preguiçosas (um frio do cacete e uma chuvinha pentelha). Valeria tinha um almoço marcado com uma amiga, entao fomos pro centro da cidade passear ateh a hora do almoço. Nao fizemos basicamente nada de util, na verdade tem sido um dia bastante idiota ateh o momento. Mas eh bom dar umas voltinhas sozinha, pensando na vida, sentar no banco na Piazza Navona (sem sorvete, chega de gordura) e escrever um pouquinho. Almocei no McDonald's por absoluta falta de vontade de entrar num restaurante sozinha, mas me arrependi. Aquelas batatas deles nao podem ser de verdade, sao boas demais da conta - mas caem mal pra burro. Na verdade eu tava doida eh por um suppli' (sao uns bolinhos de arroz com molho de tomate, mozzarella no recheio e empanados e fritos, uma coisaaaaaaaaa de loucooooooooooo), mas nao achei em lugar nenhum... Ou entao aquela tortinha de nutella da tal padaria no subsolo... Nham nham.

Lah fora tah um vento danado de gelado, daqueles que deixa voce achando que estah com reumatismo, de tanto que chega aos ossos... Umas nuvens esquisitas passando pra lah e pra cah, eu hein :P Mas jah tava na hora do tempo fechar, nessa epoca do ano em geral jah chove, a gente deu muita sorte de pegar os dias lindos que pegamos ateh agora. Eu preciso agora eh comprar alguma coisa pra esquentar minha cabeça e minhas orelhas, eu morro de frio nas orelhas. Se existisse esquentador de nariz eu comprava tambem.

Falando em comprar, menciono agora tres tendencias fortes aqui: casacos longos de couro com pelucia/pelo/coisa que o valha saindo pelas costuras, calças de boca estreita para homens (quer coisa mais ridicula? ficam parecendo uns bonequinhos G. I. Joe) e sueteres com ziper no ombro (eu jah tenho u-uuuum, lalalala-laaaaaa, da Zaraaaaaaaa... Leticia the trend-setter, aaaalways ahead of her timeeeeeee).

Bom, eu agora vou aproveitar que nao estou fazendo nada de interessante e dar mais uma passeada basica pelas ruas e babar mais um pouquinho com as fachadas.
Beijos macarronicos a todos.

Postado por leticia em 16:09

05.11.01

Os velhos cantores fedidos sao

Os velhos cantores fedidos sao tchecos fedegosos que vieram correr atras da canonizacao de algum velho fedido tcheco deles lah. Usam uns lencinhos amarelhos no pescoço e fedem muito.

Postado por leticia em 17:04

Hm, quanto tempo... Nem sei

Hm, quanto tempo... Nem sei mais onde parei.

Bom, comecemos por hoje que estah mais fresco na memoria. Hoje eu acordo (com o barulho dos velhos cantores lah fora, ver explicaçao abaixo) morrendo de sede (negligenciei a retirada dos meus sisos, que cresceram e desajustaram minha boca toda, eu agora tenho dificuldade pra respirar e falar - tudo que eu sempre quis na vida foi ter uma dicçao pior do que a que eu jah tenho e dormir de boca aberta. Dormir de boca aberta dah uma sede do cacete.) e fui toda felizinha abrir meu armario pra tirar minha garrafa de agua, quando percebo que passei o cadeado na porta com o Ricky Martin (meu chaveiro) dentro da bolsa, dentro do armario. Nem descer pra recepçao pra pedir ajuda eu podia, nao de pijama de seda, eh claro. Lah se vai Valeria com o cabelo todo em peh, cheia de sono, pedir um treco pra quebrar o cadeado. Daqui a pouco me sobe ela com um alicatao daqueles enooooormes, pesaderrimos, de cabo vermelho, uma cena absolutamente ridicula. Mais ridiculo soh a gente fazendo força conjunta pra quebrar o cadeado.

A manha, que jah começara assim dantesca, prossegue com uma visita aos museus do Vaticano acompanhadas de uma italiana nanica absolutamente atolada e derrubadora de coisas e uma neozelandesa careteira, sendo que nenhuma das duas entendia chongas do que a outra dizia. Mas foi divertidissimo, e no final da visita (belissima, por sinal, os museus sao realmente o oh do borogodoh) comemos uma pizzinha basica (quem falou que a pizza italiana eh uma bosta nao tem papilas gustativas higidas!) e largamos as duas malucas cada uma pro seu lado. Iamos à Piazza Venezia ver o Palazzo Venezia, mas no meio do caminho descobrimos que nao tinha nada de interessante pra ver lah. Entao começamos nosso processo pedestrico - Valeria queria uma jaqueta de couro pra se sentir assim bem italiana, e batemos perna por algumas horas ateh achar algo que agradasse e fosse financeiramente compensador.

Hoje mais tarde vou jantar com Guido (boca livre eh otimo, ainda mais em liras). Soh espero que nao seja de lambreta de novo; ontem meu nariz ficou tao gelado que achei que eu fosse ficar desnarigada.


Ontem

Acordamos com os velhos cantores fedidos de lenço amarelo falando alto no corredor, uma delicia de despertar. Banho demorado, com lavagem de roupas, que culminou na perda do cafe da manha (nao que seja muito ruim perder o cafe da manha desse albergue, ainda mais que tinhamos paezinhos e croissants e danette light no quarto). Fomos à Villa Borghese. Custamos um pouco a chegar (as placas aqui sao algo enganadoras), mas tambem, a chegada foi o oh. Eh uma area enorrrrrrrrrrme, uns gramados deliciosos, um monte de gente com crianças e cachorros (como tem cachorro nessa terra! achei ateh um sosia do Legolas, apertei tanto as bochechas dele, hmmmmmm), bicicletas, aqueles quadriciclos ridiculos que nem na Lagoa Rodrigo de Freitas. Enfim, uma coisa de louco. O Museo Borghese tem coisas muito bonitas, mas eh meio pentelhinho, voce soh tem duas horas pra ficar dentro do museu, e na Galleria Borghese, que tem um acervo enorme, soh meia hora, depois disso a mulherzinha começa a gritar no microfone mandando a gente picar a mula. Mas no Museo propriamente dito tem um monte de estatuas do Bernini, que pra mim, honestamente, bota o Michelangelo razoavelmente no chinelo. Saimos de lah meio bebadas de beleza, sentamos na grama do parque pra ver os passarinhos voando e as pinhas caindo. Depois cansamos e fomos aproveitar a Galleria Nazionale di Arte Moderne, que ontem tinha entrada gratuita. Tinha uma exposiçao pobriiiiiiinha da Frida Khalo, de quem eu jah nao gosto muito, mas tem muitas outras coisas lindas tambem. E pra esperar o tram naquela friaca horrenda que tava? Creeeedo, um frio do cao, a gente toda encasacada mas com as maos narizes orelhas completamente dormentes. Mais pro centro nao tava tao frio, descemos meio longe do albergue pra poder passar na padaria no subsolo e fomos andando.

A padaria no subsolo

A padaria no subsolo eh um lugar escondido que voce normalmente nao notaria, se nao fosse o absurdo cheiro de pao que emana dela a qualquer hora do dia. Voce para na porta e olha lah pra baixo, e ve um balcao com zilhoes de coisas lindas de comer. Eu nao gosto de doce de padaria, mas acredito que qualquer formiga humana ficaria louco ali. A Valeria chega a ver estrelinhas. Eu como sempre um tipo de minitortinha com recheio de nutela (/morre sucessivamente repetidas vezes uma atras da outra sem parar/) que eh absolutamente divina. Nao sei o nome da bichinha, eu sempre pergunto pro balconista mas naquela confusao de gente (tem gente fazendo pedido da escada em caracol, porque fica tao cheio que nao eh sempre que se consegue descer) eu nunca consigo entender o que ele fala. Eu tava meio hipoglicemica - meu almoço tinha sido uma fatia de quiche de carne, ridiculamente pequena, por sinal, e um microcopo de suco de laranja (tinham acabado as latas de suco e a politica deles eh simplesmente substituir uma lata por um microcopo, e foda-se voce e o seu dinheiro suadinho) - entao a tortinha desceu assim limpando a serpentina.

Chego no albergue, ligo pro Guido, e de repente eu olho e vejo uma cabeçada entrando no albergue e cantando - sao os velhinhos cantores fedidos de lenço amarelo no pescoço. Muito bem, tomo meu banhinho basico e lah vamos eu e Guido de lambreta pro cinema.

O cinema

Aqui os filmes sao todos dublados. Ver a Nicole Kidman falando italiano eh a coisa mais hilaria do mundo. Alem desse fator hilariante, temos tambem os seguintes: os lugares sao marcados, e tem intervalooooooooooooooooooooooooooo

Depois do cinema fomos à taverna do Tom Bombadil (uma gracinha!). Tinha caipirinha, caipiroska e caipivodka, um espetaculo ;)
Chego no albergue meia-noite e um (a gente tem que entrar meia-noite senao fica na rua), subo correndo e vou mimir.

Anteontem

Anteontem Valeria me acorda meia-noite e meia com a seguinte frase:
- Tem uma mala aqui dizendo que eh dona da minha cama, o que eu faço?

Como tinha duas camas livres no quarto, a resposta pra mim era totalmente obvia:
- Uai, manda ela dormir numa das camas livres.

A tal da mala, uma chilena de cara achatada, começa a ladainha:
- Yo tengo lo bolleto, tu tienes lo bolleto? Hm?

Eu (jah totalmente sem a pouca paciencia que meus cromossomos me permitem):
- Que mane boleto, isso eh hora de pedir boleto? Vai pra outra cama, que diferença faz? Amanha voces se entendem, pelamordedeus.

[O lance foi o seguinte: no dia em que chegamos, a cama que deram pra Valeria, ou seja, o numero da cama que aparece no tal boleto, estava ocupada. Descemos pra perguntar na recepçao e o cara disse pra pegar uma vazia, que foi o que ela fez. Esta tal cama, entao, estava marcada como vazia no computador, que, obviamente, nao sabia que a Valeria estava nela. Quando a chilena chegou, o computador a botou nessa tal cama - onde nossa cara Valeria jah tinha se aboletado hah dias. O que aconteceu foi que a Valeria tinha saido pra jantar, e eu pra variar fui dormir cedo e nao vi a mala chilena chegar. Ela chegou, viu as coisas todas de outra pessoa na cama, e em vez de ter o bom senso de simplesmente mudar de cama, tirou tudo do lugar, inclusive a roupa de cama, jogar tudo no chao, ajeitar as coisas dela e sair pra comer. Quando Valeria volta, nao percebe a mudança (nao dava pra acender a luz) e vai dormir, lepida e fagueira. A chilena volta do jantar e encontra Valeria na cama que ela cismou que era dela, e acorda a Valeria, que vem me acordar, devido ao grau de esdruxilidade da situaçao.]

- Yo tengo lo bolleto, quiero que tu saia (jah estou inventando no espanhol aqui, mas tudo bem).

Eu, no auge da impaciencia:
- Cara, vou te contar, voce deve ser argentina, neh, chata assim soh pode ser argentina. Vai dormir, garota, isso eh hora de acordar os outros?

Ela (suuuuuuper cinica):
- No comprendo.

Eu:
- Que maneh nao comprende, sua chata fingida, vai dormir, nao enche o saco, tu tah acordando todo mundo, resolve isso de manha, filhinha... Continua educada e legal assim e voce vai ver como vai ser otima sua vida em albergue. Vao te roubar todo dia.

Acabou que a garota fez a Valeria mudar de cama e soh fomos dormir uma hora da manha. Ainda mandei um 'tomara que voce caia dai de cima, tenham que chamar um medico, ele seja lindo e me chame pra sair' antes de dormir.

Resultado: acordamos num mau humor impar. Eh obvio que a garota deve ter ficado com medo de mim e mudou de quarto hahahahahahaha

Pegamos onibus com um pessoal de um coral de uma escola inglesa (eu, obviamente, fui perguntar onde eles iam cantar), uma gracinha os meninos de terno e gravata :) Fomos às Termas de Caracalla (lindas), o Foro Romano (lindo), a Bocca della Verità (uma igreja do inicio da Idade Media DIVINA, simplerrima, sem a ostentaçao enojante porem bela dos seculos posteriores), e de la pra igreja de Santa Maria Maggiore, onde as crianças jah estavam na metade do recital. Chorei o tempo inteiro. Ter um talento cantante assim deve realmente ser uma coisa espetacular, que coisa linda!

Depois do almoço (que eu tambem nao lembro onde foi) fomos buscar os novos oculos revolucionarios de titanio da Valeria, depois tomar um sorvetinho de chocolate negao e gianduia na Piazza Navona, onde ficamos sentadas um tempo vendo os artistas de rua. Passou uma banda alema, tentamos seguir (esse negocio de recital de graça eh otimo), mas eles desapareceram no espaço-tempo, entao acabamos voltando pro albergue.


Se eu lembrar de mais alguma coisa, eu aviso, tah, amores? :)

Beijos
Le

Postado por leticia em 17:00

02.11.01

Eu almocei na Via Veneto,

Eu almocei na Via Veneto, e voce?

Hoje foi o dia de resolver coisas. Pegamos fila no banco e tudo. Saimos às compras, revelamos fotos, fomos ao supermercado comprar coisas basicas como sabao em pedra pra lavar roupa no albergue (eeeeeeita vida de pimba) e coisas afins.

Compramos varias roupitchas italianas. Eu em particular comprei um casaco 7/8 de couro que eh o fiiiiim da picada, botas tipo sapatenis beeeeeem europeias, um sapatenis suuuuuuuper romano, ateh um par de oculos razoavelmente grandes porem sensatos, porque voces sabem que eu detesto chamar a atençao. Mas enfim. Soh falta uma mochila da Adidas que TODO mundo aqui na Italia ta usando, bem fashion. Voces vao gostar.

Com licença que eu vou ali tomar um sorvetinho antes de ir procurar uma loja de mochilas pra Valeria (a mala Tabajara dela quebrou, o apoio pra ficar em peh ficou em Pompeia e a alça em algum lugar em Salerno) e uma tal de pulseirinha com letrinhas e bandeiras nauticas que ela tah namorando hah tempos.

Baci, ragazzi e ragazze :)

Postado por leticia em 18:03

01.11.01

Ontem o dia terminou, depois

Ontem o dia terminou, depois de cerca de 5 horas de caminhada pelo centro historico, com um sorvete de gianduia e chocolate na Piazza Navona. Quase chorei de tao gostoso que era o bichinho. Aquele chocolate negao, do jeito que eu gosto, bem cacauzento mermo, hmmmmmmmmmmm...

Hoje acordei toda serelepe, crente que ia rolar a maior friaca, boto minha calça fashion de la cor de vinho, e quando a gente anda um pouquinho jah tah o maior sol! Nao que eu esteja reclamando, longe disso, mas eh um saco ficar andando por aih de roupa quentinha quando estah relativamente quente. Ainda mais quando voce passa o dia inteiro andando, subindo escada etc. Mas tudo bem, ossos do oficio, pelo menos eu nao to aih no Brasil vendo Jornal Nacional nem ouvindo Tchan no radio ;)

Hoje de manha fomos à Basilica di San Pietro. Depois de subir aqueles zilhoes de degraus, de passar por aqueles corredores estreitos e inclinados que deixaram todo mundo verde de enjoo, chegamos no alto da cupula. A vista lah de cima eh indescritivel. Parece as ilustracoes de Roma que aparecem nos quadrinhos de Asterix (ateh porque eh aquilo mermo, a estrutura da cidade nao mudou nada). Os predios todos baixos, todos daquela cor meio ocre maravilhosa, muitos com jardim interno, e muitas arvores espalhadas pelos jardins... Quase infartei (primeiro porque era degrau pra burro, e mermo com uma boa preparaçao fisica dah um cansaço maneiro) com a vista; eh tao lindo que dah vontade de chorar.

O segundo infarto veio depois, quando descemos pra igreja propriamente dita. A luz da manha (eram umas dez horas) entrava pelos janeloes e pelos recortes da cupula, aqueles marmores todos, tava rolando um canto gregoriano show de bola. Olha, eh dificil ateh de explicar, eh simplesmente a coisa mais linda que eu jah vi em toda a minha vida - e olha que pra mim igreja nao tem absolutamente nenhum significado espiritual ou sentimental. Mas nao dah, nao dah mermo, a coisa eh simplesmente maravilhosa, apesar de ter toda a historia podre da Igreja Catolica por tras e aqueles papas e cardeais das estatuas terem sido todos uns crapulas pedofilos e tal. Mas nao consegui segurar, dei ateh uma choradinha basica. Eu nunca imaginei que pudesse existir um troço tao lindo assim no mundo. Eh claro, sempre soube que era bonito e tal, mas eh MUITO maior e MUITO mais bonito do que se pensa, simplesmente porque nem com todas as fotos e videos do mundo dah pra ter nem uma pequena noçao do que eh essa igreja. A praça lah fora jah eh um desbunde, neh, vc entra na praça (depois de ser devidamente revistada pelos carabinieri (sao quase todos lindos, e todos metiderrimos /risos/), obviamente. Eu e Valeria nao podemos ver um deles que saimos correndo atras, doidas pra sermos revistadas hahahahahahahaha Bom, quando saimos da igreja o Papa tava na janela da biblioteca falando com a galera lah embaixo, aquele tapetinho vermelho pendurado na janela e aquele velhinho pequeninho laaaaaah longe falando no microfone (gente, como ele tah velhinho, mal consegue falar, dah uma pena, ele eh tao bonitinho!), parecia uma pintura :) A minha maquina fotografica Pimba Tabajara obviamente nao conseguiria jamais captar esse momento, mas a da Valeria eh daquelas que tem um zoom indecente e talvez saia legal.

Mas enfim, a gente saiu da Basilica ateh meio grogue de tanta beleza (a Pietà eh um pouco menor do que eu imaginava, mas realmente maaaaaraaaaaviiiiiilhoooooosaaaaaa), e ainda ficamos rodando um pouco feito uns perus bebados pensando no que fazer. Alguns museus tavam fechados, por causa do feriado hoje, mas acabamos pegando um onibus mermo e indo pra Piazza Campidoglio, aos Museus Capitolinos. Muito marmore lindo, muitos quadros lindos, e o proprio predio eh uma coisa de louco. Mas aih bateu aquela fominha do meio da tarde (minha solitaria Suelen começou a se queixar de anemia profunda) e fomos catar um lugar pra comer.

Burras! Caimos numa esparrela, um lugar com full lunch por miseras 15.000 liras. Deviamos ter desconfiado. Eram tres canelonezinhos que mal davam pro buraco do dente, e um filet de frango empanado com gosto de Chickenitos velho. E uma salada de rucula, justo rucula! Pelamordedeus, neh.
De lah fomos a um cafè absolutamente entupido de gente - segundo Nevio, o carequinha lindinho (palavras dele), que trabalha no albergue e se apaixonou pela Valeria (ateh agora soh quem se apaixonou por mim foi o garçom siciliano desse restaurante supramencionado, que achou minhas maos esplendidas. Uma nareba que valha-me deus...), tem o melhor café da cidade. Devia ser mermo, tava mais cheio que o Maraca em dia de jogo, uma barulheira do caramba. Eu nao posso dizer, jah que nao tomo café, mas o cheiro era otimo! :) O engraçado eh que aqui vem um dedinho de café na xicara sò, um tiquinho de nada. Vai entender.

Enfim...

Isso aqui eh muito bom, tem tanta coisa pra ver, a cada canto que voce vai tem uma coisa linda pra ver, eh uma coisa de louco! Acho que nem que eu passasse a vida toda aqui ia me cansar desses jardins, e dos predios cor de terra, e das placas de marmore com o nome das ruas, e dos vasinhos de planta pendurados nos predios, e das lambretas malucas, e do monte de cachorros que tem por aqui, e dos oculos escuros enormes e coloridos que as pessoas usam, e do bando de turista pedindo direçao pra gente, e dos malucos que acham que a gente tem cara de ucraniana ou russa (3 pessoas jah vieram dizer isso pra gente), e dos mais malucos ainda que olham pra cara da gente e falam 'ma finalmente le brasiliane!!! tudo bem? ronaldinho?), e de nao pagar transporte publico (dica da Ana, meu bilhete Tabajara jah tem duzias de carimbos - aqui voce compra um bilhete que serve pra metro e onibus, e dura tantos minutos, normalmente 75 - numero mistico - e quando voce entra no metro ou no onibus tem umas maquininhas amarelhinhas onde voce enfia o bilhetinho, ela faz um 'trec' e carimba um negocinho, tipo uma autenticaçao. Mas nao tem ninguem pra conferir se vc autenticou mermo ou nao, se o seu bilhete jah expirou ou nao, o que significa que estou usando o mermo bilhete desde o meu primeiro dia em Roma, hahahahahaha)... PUTZ, como eu gosto desse lugar!

Guido diz que eh facil arrumar emprego aqui, inda mais a gente que fala ingles legal e tem uma carinha assim normal. A gordota americana no albergue outro dia disse que jah conheceu duas guias turisticas que tinham vindo pra cah como turistas, se apaixonaram e ficaram trabalhando. Jah me deram dois papeizinhos amarelos na rua com proposta de emprego (nao sei o que eh, tem que ligar pra saber. Nao sendo go-go girl, eu to topando ;)


Amo todos voces, mas no momento minha vida de piazza em piazza tah tao boa! :)
Zilhoes de beijos sorvetentos a todos
Leticia

p.s.: peço a todos os amigos e parentes que porventura venham a me escrever que os e-mails vindouros sejam desprovidos de acentuaçao, visto que os computadores daqui transformam tais acentos em caracteres estranhos, tornando a leitura das mensagens assaz complicada. Grazie :)

Postado por leticia em 19:16