*curry

Eu AMO curry. Amo amo amo amo amo amo amo. Muito mesmo. Por mim comeria todo dia, com tudo, e também não me incomoda o cheiro que fica na casa, sinceramente. Uso no frango, no arroz, na lentilha, na carne (quando ainda comia carne vermelha), quando me dá uma louca até na água do macarrão, embora ultimamente eu tenha usado cúrcuma na água de cozimento de praticamente tudo. Só não pode ser picante demais porque aí a coisa perde a graça.

Quando fomos a Istambul, no começo do meu segundo trimestre de gravidez, ficamos enlouquecidos com as mil especiarias no bazaar. Não trouxemos muita coisa porque vai perdendo o cheiro, mas acabou tudo tão rápido que nos arrependemos: eram um pacotinho de curry (um que eu escolhi dentre vários da loja), uma de tempero pra kafta (ainda tenho um tiquinho; uso pra fazer hamburger mas o Mirco não é muito chegado, então ele tá lá no potinho, lentamente perdendo as propriedades organolépticas) e uma outra que não lembro mais. O curry era sensacional e acabou logo. Então saí correndo atrás de mais.

Só que aqui não existe nada “étnico”, néam. Italiano é alérgico a qualquer coisa que venha de mais de dez quilômetros de distância. Achei uma vez um curry inglês MUITO BOM no meu supermercadão querido, o Ipercoop, mas nunca mais vi a marca, e depois que acabou o meu, fiquei órfã. O Mirco, que não tem os anos de experiência em leitura de etiquetas como eu tenho, comprou um potão gigante de curry na Metro ano passado (tipo o Makro) que não só não tem gosto de nada, mas leva fécula de batata na composição. Sem comentários.

Então eu queria fazer uma pergunta ignorante e um pedido cara-de-pau: existe curry sem pimenta vermelha? Porque eu não tenho seguido à risca a dieta da psoríase por condições alheias à minha vontade neste momento, mas quando passar essa fase vou entrar de cabeça. E a dieta proíbe pimenta vermelha. Alguém sabe me informar? (olha a preguiça de googlar aí, gente…)

O pedido: alguém que more em algum lugar que tenha coisas “étnicas” – odeio essa palavra mas tudo bem – poderia me fazer a gentileza de me mandar um pouco? Eu mando um salame de javali em troca.

A gerência

38 ideias sobre “*curry

  1. Letícia, vou procurar este curry aqui na Áustria. Sou também apaixonada por este condimento…
    É você procurando o curry ; e eu, o maracujá. Por aqui, só encontro o colombiano (meu Deus, nao existe pior…)

    (sem o til)

    • Glória,

      Você tem como comprar o concentrado de maracujá pela internet, assim como outros produtos brasileiros. Se vc mora em Viena, tb tem uma moça que vende polpas – meu congelador tá explodindo de maracujá, açaí, acerola :P
      Se quiser mais infos, diga que eu te mando um e-mail.

      Ione

    • Leticia,
      Ele entregam sim, é só pagar o correio. Quem administra o shop online é o meu marido e se vc tiver interesse em alguma coisa, como tá tudo em alemão, é só me dizer que eu arranjo pra você. o endereço é http://www.selecao.co.at e a parte da comida é onde tem “Lebensmittel”.
      Beijos

  2. Eu ia sugerir mesmo fazer o seu próprio mix para o curry, porque na verdade curry é uma mistura de temperos. Só não sei o que vai no garam masala, mas dá uma googlada. Macis deve ser o que chamam de mace na Inglaterra. Aqui em Berlim tem muito mercado turco, onde vende até curry, mas zattar eu nunca vi, com ricota é divino, em SP é muito fácil de encontrar nas lojas árabes, acho que é libanês. Comprei nesse mercado de turco o tempero de kafta, mas o treco fede demais, vou jogar fora! Acho que meu paladar bate mais com o italiano, porque não sou muito fâ de curry – faz sentido, por ser paulista e descendente. E muito menos de inhame, apesar de ser mais saudável do que batata. Aliás vendem inhame por aqui também.

  3. Quando fomos ao Nepal voltamos com mais de quilo de diferentes tipos de curry e pimenta-do-reino. Um dos curries se chama “garam masala” e nao tem pimenta vermelha.

    Vou perguntar para uns amigos nossos indianos se tem outros curries sem pimenta vermelha e te falo depois.

      • Me intrometendo um pouco, posso Letícia?

        Ione, vc tem blog? Sou apaixonada por Viena e tenho curiosidade em ler alguém que more lá :D

    • Oi Renata!

      Eu tive um blog há uns anos, exatamente sobre a vida aqui. Mas com o tempo fui perdendo assunto, tive a minha filha e acabei fechando a página. Mas se você quiser algumas informações específicas sobre a cidade, pode me escrever! :)
      ilindelauf*arroba*yahoo.com.br

      Beijos,

      Ione

  4. Letícia, Aí nao tem mercadinho asiático nao? Aqui perto tem um. O último curry que comprei foi num plastiquinho bem tabajara e nao havia nem etiqueta, mas se voce quiser eu passo lá e vejo se tem algum com rótulo decente. Os de super aqui também nao tem gosto, prefiro os vindos da Ìndia, muito comuns de achar na Inglaterra. Semana que vem eu posso ir lá checar, Okapa?

    Beijos
    Claudia

    • Mercadinho asiático hahahahahahahaha! Moro numa cidade de 15.000 habitantes, em um país onde as pessoas me acham supercorajosa porque compro livro e passagem de avião pela internet…

  5. Que eu saiba tem curry sem pimenta vermelha sim. E claaaaaro que eu te mando um pouco. Vou perguntar pra minha vizinha indiana qual ela recomenda e onde ela compra por aqui ;-) A gente tambem adora curry e eu ja estava mesmo pra perguntar pros vizinhos onde eles compram, voce so me deu mais uma desculpa…

  6. Oi, cheguei aqui através do Colagem da Luciana.

    Green Curry Chicken é um prato bem tradicional tailandês que é tem a base feita de green curry paste e não leva pimenta vermelha. Como o nome diz, é verde (dãã!). Nunca comprei em pó, pois só acho para vender por aqui a pasta (que vem em latinha ou em pote). É super apimentado, muito aromático e delicioso!

    Eu troco uma latinha de curry por um salame de javali ;)

  7. Se vc quiser, eu mando. Só preciso ver como mandar pelo correio francês, não sei como eles são com comida :P
    Vc quer sem pimenta, né? Vou perguntar nesse fim de semana no indiano que tem perto do curso q faço no sábado :D

    • Eu canso de mandar comida, pro mundo inteiro, e nunca deu problema. Dentro da UE, então, acho que não tem problema mesmo… Mandando só um pacotinho dentro de um envelope com plástico bolha nem precisa declarar o que é.

      Caramba, mas um pacotinho aqui, um pacotinho ali, vou acabar recebendo um quilo de curry ;)

      • Então, se quiser que eu mande, é só falar. Ou se quiser outra coisa daqui, fala tb ;D

        Meu, sou uma ignorante com essas coisas de comida, rsrsrs. Tem coisa que vcs falam aqui nos comentários que fico boiando. Porém, adoro comer.

        bjs

      • Tem muita coisa esquisita que só fui conhecer quando comecei a pesquisar mais sobre nutrição, pra emagrecer e pra psoríase também :)

        Eu vou a Paris em maio, a gente pode se encontrar e comer um curry juntas, que tal? :)

      • Oi Letícia

        Opa, topo com certeza!!!!! Anota meu email reinforzato@gmail.com
        vou adorar conhecê-la! E já vou ver um lugar legal pra gente ir bjs

        PS: Já tem o email nos coments, pq coloquei de novo? :D

      • Só vamos em maio, e vamos com um casal de amigos com uma filha da idade da Carol. São todos umas figuras, acho que vai ser legal :)

  8. Letícia,

    Você já pensou em FAZER seu próprio curry, de acordo com as restrições da sua dieta?

    Na índia, aparentemente, todos fazem em casa para usar fresquinho, antes que o curry perca o aroma e o sabor. Outra vantagem de fazer em casa seria combinar os ingredientes para a fazer o curry amarelo ou verde, conforme a comida a ser temperada.

    A receita parece relativamente simples, só não sei se você consegue comprar/cultivar as especiarias aí onde mora.

    Ingredientes
    # 2 pimentas vermelhas secas (essas você não usaria, obviamente)
    # 1 colher (sopa) de semente de coentro
    # 1 colher (sopa) de semente de erva-doce
    # 1 colher (sopa) de semente de cominho
    # 1 colher (sopa) de macis em pó
    # 1 colher (sopa) de pimenta-branca em pó
    # Meia colher (chá) de cúrcuma

    Preparo
    Misture numa tigela as pimentas vermelhas, as sementes de coentro, as sementes de erva-doce e as sementes de cominho. Cubra com água fria e escorra. Coloque a mistura em uma panela de ferro grossa. Coloque em fogo baixo até as sementes secarem e começarem a escurecer, aproximadamente por 3 a 4 minutos. Deixe esfriar. Acrescente o macis, a pimenta-branca e o cúrcuma e passe tudo por um processador de alimentos. Pode ser usado em até uma semana sem alterar seu sabor.

    Se você fizer, não esquece de contar se ficou bom!!

    • Eu tenho receita também, Amanda, mas não sei por que nunca me passou pela cabeça fazer. Esse macis eu nunca ouvi falar mas vou procurar; as outras coisas eu acho aqui. De repente é uma boa, hein…

      • hummm, fiquei curiosa pra conhecer Zattar, parece ser maravilhoso! Eu uso muito Tahini aqui, compro nas casas de produtos orgânicos.

        É Frankfurt tem mais opcao mesmo, mas a minha lojinha asiática tem basicamente o que preciso, principalmente por causa das crianças: feijao, farinha de mandioca, mandioca, inhame, biscoito salclic…

        Você vai acabar com um montao de curry no estoque. Eu troco um saquinho por botarga, que aqui é dificilérrimo de achar :-)….

      • Aaaaaaaaaaaaaah inhame! SOU LOUCA POR INHAME!!! Logicamente aqui ninguém nunca nem ouviu falar, eu sinto uma falta danada porque minha mãe há anos quase nunca compra batata e em casa só entram inhame e cará. AMO AMO AMO!

        Botarga sinceramente eu nunca vi pra vender por aqui, não é um produto típico da Úmbria (porque não temos mar). Posso procurar, mas juro que nunca vi. Se achar eu te aviso.

      • Nao sei se os turcos comem zattar, mas acho que nao deve ser difícil de encontrar… Quanto vc gostaria? E que tipo de curry/outras especiarias vc quer? Será que dá pra mandar inhame pelo correio? Algumas dessas mercearias asiáticas têm – uma amiga minha comprou semana passada um enorme, de mais de um quilo.

      • Cara, se inhame pudesse ser mandado pelo correio seria TU-DO, eu sou absolutamente louca por inhame (que é um superfood também, nham!). Não sei nada sobre inhames gigantes, pra mim os pequenininhos como os que compramos na feira em Ipanema dão e sobram! ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *